O Kangal é um cachorro gigante, musculoso e robusto. Além disso, leva o título de mordida de cachorro mais forte do mundo. Com essa descrição você pode achar que se trata de um animal agressivo e que é melhor manter distância dele. Mas você sabia que o Kangal Turco é, na verdade, um cão muito leal ao homem? Por incrível que pareça, ele é um cão amoroso e até calmo, apesar do instinto protetor aguçado. Tudo é uma questão de como o animal é criado, e dos estímulos que ele recebe.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim, o que você precisa saber é que esse cachorro tem uma personalidade única que pode te fazer se apaixonar pelo seu jeitinho reservado. Que tal conhecer mais sobre a raça Kangal? Altura, peso, força da mordida, comportamento... confira a matéria a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a raça!

Kangal Turco: cachorro surgiu na Turquia, onde é considerado símbolo nacional

O cachorro Kangal surgiu na Turquia, mais especificamente em uma cidade de mesmo nome - que é o que deu origem ao seu nome -, localizada no distrito de Sivas. No país, o cão é tão famoso e tradicional que é considerado um símbolo nacional. Por isso, muitas vezes é chamado de Kangal Turco.

Apesar de toda a popularidade no seu país natal, o Kangal não está entre as raças de cachorros mais populares do Brasil e é até raro por aqui. Esse pet faz parte do grupo de cachorros molossos e acredita-se que sua origem venha da mistura entre o Mastim Inglês, Molosso Romano e Molosso Assírio. Por isso ele é tão grande!

O cachorro da raça Kangal é conhecido por ter um tamanho gigante e corpo musculoso

A raça de cachorro Kangal é conhecida por ter a mordida mais forte do mundo. Mas se engana quem pensa a força desse cãozinho fica apenas na mandíbula. Na verdade, todo o corpo do animal é bem forte e musculoso, de forma que ele tem o porte físico perfeito de um cão de guarda - e que, às vezes, até assusta quem não conhece.

Para se ter uma ideia do tamanho do Kangal, peso de um cãozinho adulto da raça costuma ficar entre 50 kg e 60 kg. Já em questão de altura, ele pode medir até 78 centímetros de altura na cernelha (ou seja, a altura da ponta da pata até o ponto do ombro com as quatro patas apoiadas no chão). Sem dúvidas, é um cachorro gigante e, por isso, é muito usado como guardião de rebanhos.

Outra característica que chama a atenção nessa raça de cachorro é a sua pelagem. O cão Kangal Turco tem pelos curtos e densos, com uma pelagem dupla que ajuda a protegê-lo do frio no inverno. Quanto às cores do Kangal, cachorros da raça podem apresentar tons de bege, dourado e fulvo. Normalmente, eles têm uma máscara preta na região do focinho.

O Kangal tem a mordida de cachorro mais forte do mundo

O Kangal é conhecido por ter a mordida mais forte de cachorro, e não é à toa. O maxilar desse animal é capaz de realizar uma pressão muito grande na hora de morder. A medida usada para calcular aforça de mordida de um animal é a PSI (libra-força por polegada quadrada). Ela mede a pressão que o animal exerce enquanto morde.  Na lista de mordidas mais fortes de cachorro, podemos citar raças como Rottweiler (328 PSI), Cão-Lobo (406 PSI) e Mastim (556 PSI).

Qual é a força da mordida de um Kangal?

Os Kangals Turcos têm a mordida com uma força de 746 PSI! Por esse motivo, não há sombra de dúvidas de que é ele que tem a mordida de cachorro mais forte do mundo. Em segundo lugar, vem o Cane Corso com 700 PSI - uma diferença significativa entre o primeiro e segundo colocados.

Qual é o cachorro mais forte do que o Kangal?

Em questão de força de mordida, não há nenhum cão que supere o Kangal. Força da mordida em kg do cãozinho é de 53 kg, e ninguém nem chega perto. Já em questão de peso e tamanho, o Mastim Inglês é bem surpreendente, podendo chegar até 100 kg - haja força!

Veja uma foto do cachorro mais forte do mundo!

 

O cachorro Kangal costuma se dar bem com humanos, mas pode ser agressivo com outros animais

O cachorro Kangal se dá bem com humanos, mas pode ser agressivo com outros animais

 

 

Apesar de toda a força do Kangal, cachorro da raça não é considerado agressivo 

 

Por ter a mordida mais forte de cachorro que existe, muitas pessoas tendem a achar o Kangal bravo e agressivo. Porém, isso não é verdade. A raça é bastante protetora e territorialista, mas dificilmente vai partir para cima de estranhos. Na realidade, é um cão calmo e que, no geral, se dá muito bem com humanos. Ele cria uma ótima relação de proximidade com seu tutor, a quem é bastante leal e carinhoso.

Por outro lado, o cachorro Kangal não costuma se dar bem com outros animais, podendo apresentar um comportamento agressivo com eles. Mas, assim como acontece com outras raças de cachorro, Kangal pode - e deve - ser socializado previamente para ter um comportamento mais amigável e menos desconfiado. A socialização de cachorro da raça é fundamental logo nos primeiros dias de vida para que haja uma boa convivência. 

A inteligência é outra característica marcante desse cachorro. Raça Kangal tem como uma de suas maiores qualidades ser um cachorro inteligente. Ele aprende comandos com facilidade e ser obediente é o seu forte. De toda forma, o ideal é realizar o adestramento no filhote, pois essa é a melhor fase para aprender truques. Ah, e aposte sempre em um tipo de adestramento com reforços positivos, com recompensas como petiscos e carinho - esse tipo de estímulo funciona muito bem com os cães da raça.

O Kangal pode desenvolver problemas ósseos ao longo da vida 

A expectativa de vida de um cachorro Kangal costuma ser de até 15 anos de vida. A raça normalmente é bem saudável, mas é comum que desenvolva problemas de saúde típicos de cachorros grandes. Os mais frequentes são os problemas ósseos, como artrite, displasia coxofemoral canina e luxação patelar. Por isso, o Kangal precisa ter um acompanhamento médico regular ao longo da vida. Além disso, deve fazer exercícios regularmente. A boa notícia é que esse cachorro é fã de caminhadas e gosta de ter um espaço grande para viver.

Além desses cuidados básicos no dia a dia, não esqueça também de vacinar os filhotes e reforçar as doses de vacina anualmente, sem atrasos. Isso ajuda a prevenir uma série de doenças complicadas, e que podem ser facilmente evitadas com imunizantes. A administração de vermífugos e remédios antiparasitários também ajuda na manutenção da saúde do seu aumigo, assim como oferecer uma ração de qualidade e cuidar da higiene dele. Banho, escovação dos pelos, dos dentes, cortar as unhas: tudo isso deve estar na lista de cuidados básicos com o pet.

Qual é o preço do Kangal?

Depois de conhecer o cachorro Kangal, você pode estar com vontade de ter um cãopanheirinho desse dentro da sua casa. Porém, existem alguns empecilhos no caminho. O Kangal é um cão muito tradicional na Turquia e, por isso, o país proíbe sua exportação para outros lugares do mundo. 

Mas será que Kangal é permitido no Brasil? Bom, a verdade é que não existem criadores de Kangal Turco no Brasil e é muito raro achar exemplares em outros países também. Esses cães geralmente ficam restritos ao seu país de origem, onde são muito queridos e "exclusivos".

Por esses motivos, para comprar Kangal, preço costuma ser bastante elevado. Além disso, você provavelmente não pagará em reais. O preço normalmente é por volta de 1.000 euros, tornando a transação ainda mais cara. Ao importar, você ainda terá que arcar com alguns impostos que custam cerca de 800 dólares, algo em torno de R$ 4.000, dependendo da cotação. 

Publicado originalmente em: 16/03/2022

Atualizado em: 02/10/2023