Uma das raças de cachorro mais fofas para se ter como amigo é a Bearded Collie. Brincalhão, carinhoso e cheio de energia, esse animal é conhecido pela sua inteligência e vivacidade. Justamente por isso, saber como lidar com esse cãozinho é fundamental para quem tem vontade dar às boas vindas a um Bearded Collie em casa. Além da necessidade de tosa, algo que fica claro por conta da pelagem do animal, essa raça também conta com outras particularidades que devem ser levadas em consideração. Quer conhecer mais sobre ele?

Bearded Collie: características físicas do animal vão além da pelagem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para maioria dos tutores, a pelagem do Bearded Collie é a grande responsável pela aparência fofa do animal. Longa, lisa e macia, ela pode se apresentar em diferentes tons de marrom, preto ou cinza, sempre com manchas brancas no peito, na cabeça e nos pés. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o cãozinho dessa raça é conhecido por mudar de cor. Isso mesmo! O Bearded Collie costuma nascer com pelos escuros que clareiam após dois meses de vida. Um cachorro marrom, por exemplo, tende a clarear para tons de chocolate com o passar das semanas.

Apesar da pelagem volumosa fazer com que o animal pareça ser maior, ele é um cão magro e de postura atlética. Além disso, outras características físicas do animal também se destacam, como os olhos. Grandes e expressivos, eles fazem com que o Bearded Collie lembre um verdadeiro cachorrinho de desenho animado. As orelhas caídas e peludas e a cauda baixa e longa também chamam bastante atenção.

O Bearded Collie é um cachorro esperto, brincalhão e ativo

Se você busca um companheiro para todas as horas, o Bearded Collie é a escolha certa. Com energia de sobra, o cãozinho dessa raça está sempre procurando aventuras e brincadeiras, além de fazer de tudo para ajudar o seu tutor. Justamente por isso, ele pode ser um ótimo candidato a praticar esportes caninos, como o agility. Além disso, o Bearded Collie é um cachorro dotado de inteligência. Com os estímulos certos, ele pode aprender uma série de truques e até mesmo ser treinado para situações específicas. Ainda assim, por se tratar de um cachorro independente e teimoso, é importante que o tutor utilize uma boa dose paciência, carinho e petiscos durante o treinamento.

O cachorro Bearded Collie exige uma rotina de passeios e atividades físicas 

Por ser um cachorro de porte médio a grande, o Bearded Collie é muito ativo e, por isso, a prática de atividades físicas precisa fazer parte da sua rotina. Caminhadas, corridas e brincadeiras comuns, como as de pegar a bolinha e aquelas que estimulam a mente do animal, são sempre bem-vindas. Essa rotina vai ajudar a deixar seu amigo mais entretido e evitar comportamentos indesejados, como destruição de móveis e latidos excessivos. Sendo assim, antes de se comprometer com um filhote ou um adulto dessa raça, é importante ter em mente que uma casa com espaço pode proporcionar mais qualidade de vida para o Bearded Collie, principalmente se você não tem tempo para fazer vários passeios por dia. Para criá-lo em apartamentos ou casas pequenas, é preciso oferecer um ambiente bem enriquecido. 

Redação: Úrsula Gomes