O gato é um dos animais de estimação mais populares do mundo. Domesticados há cerca de nove mil anos, hoje existem mais de 600 milhões de gatos vivendo nos lares de pessoas por todo o globo terrestre. No entanto, quem é pai de pet sabe que, mesmo domesticados, os gatos ainda apresentam comportamento e instintos que podem ser considerados selvagens. O comportamento felino encanta, pois ao mesmo tempo que apresentam muita independência, não deixam de demonstrar carinho e companheirismo para com seus tutores. Sabendo disso, o Patas da Casa separou informações sobre o comportamento felino que é herdado do tempo antes da domesticação e como lidar com isso! Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como ocorreu a domesticação dos gatos?

O indício do gato mais antigo em contato com um humano foi encontrado no Chipre. Em Shillourokambos, na região sul da ilha do Chipre, em um sítio arqueológico, foi encontrado um esqueleto de gato com cerca de 9.500 anos enterrado perto de uma sepultura de um humano. Este é considerado o primeiro indicativo de uma relação especial entre os humanos e felinos na história. Entretanto, acredita-se que o felino do fóssil tinha um comportamento bem diferente dos gatos domésticos de hoje em dia.

Um estudo recente analisou o DNA mitocondrial de 209 gatos e revelou que os gatos domésticos de hoje em dia tem herança genética dos gatos selvagens que viviam no Oriente Médio e no antigo Egito. É, fica claro que não é de hoje que os gatos são considerados animais intrigantes e curiosos. O Egito antigo é percebido tradicionalmente como um local de adoração pelos gatos. Levando o amor aos felinos a outro nível, o povo egípcio chegou a tratar um gato como uma divindade, Bastet, responsável, entre outras coisas, pela proteção do lar.

 

Comportamento de gatos: significado dos instintos selvagens dizem muita coisa sobre os bichanos

Comportamento de gatos: significado dos instintos selvagens dizem muita coisa sobre os bichanos

 

 

Qual comportamento de gato ainda demonstra herança selvagem?

 

Se você tem um bichano em casa, provavelmente já ficou encucado com algum comportamento de gato e buscou o significado dele. Como dito antes, muitos traços do comportamento felino estão ligados aos instintos selvagens. Desde enterrar as fezes a obsessão do gato com caixas de papelão, todos esses hábitos têm uma explicação que tinha muito utilidade na vida selvagem.


Se você já se perguntou porque gato enterra fezes, provavelmente imaginou que seja por ele ser um animal muito limpo. Apesar da ligação com essa característica incontestável dos bichanos, o gato enterra suas fezes também para esconder o cheiro. Esse comportamento felino faz com que outros predadores e outros gatos não consigam localizar seu território.


Dentre as manias e ações que acontecem puramente por instinto, o gato arranhando os móveis da casa é um grande clássico. Isso acontece de forma natural, afinal os gatos possuem a necessidade de de afiar as garras. As unhas deles crescem em camadas e, por isso, eles precisam dar uma aparada de vez em quando. O ato de arranhar as coisas também é visto pelos bichanos como uma forma demarcar território, já que os arranhões mostram que aquele local tem dono. Os felinos, inclusive, possuem glândulas nas patas que deixam um cheiro característico nos lugares em que eles arranham, ajudando nessa função de demarcação territorial.


Já o fascínio do gato na caixa de papelão pode ser explicado por um instinto caçador muito comum. O hábito de se esconder em lugares pequenos, além de facilitar a caça, permite que os felinos passem despercebidos por predadores. Por isso, a caixa de papelão é tão atrativa para os gatos.

 

Caixa de papelão: para gatos é significado de pura diversãoO arranhador para gatos é essencial para a casa de qualquer tutor de bichanoO instinto selvagem pode explicar porque o gato enterra suas fezes

 

Como lidar com instinto selvagem no comportamento felino?

 

Cada gato tem um comportamento único e é importante que você não se preocupe caso o seu gato deixe as fezes expostas, por exemplo. Afinal de contas, o contrário também pode acontecer. Nesses casos o gato pode estar tendo o objetivo de marcar o território. Conhecer os hábitos e manias e do seu felino é essencial para boa convivência. Mas caso o seu bichano apresente comportamentos estranhos, ligados a falta de apetite, apatia e perda de peso, é importante consultar um médico veterinário.


Há uma forma muito simples de lidar com o gato que está arranhando muito a casa. Ao adotar ou comprar um felino, é muito importante que se faça a gatificação da casa. Além de objetos essenciais como a caixa de areia, o felino precisam de brinquedos e estímulos para o melhor bem-estar e saúde. O arranhador para gatos é ótimo para solucionar o problema dos móveis arranhados. Existem inúmeros modelos de arranhadores disponíveis nas pet shops, sendo compostos por sisal, papelão e até pelúcia. Muitos deles podem ser colocados em qualquer lugar da casa, mas também existem as versões que foram criadas para ser ajustadas aos móveis, como uma proteção.


Para estimular ainda mais e melhorar a qualidade de vida do seu bichinho, deixe ele brincar à vontade com aquela velha caixa de papelão. Para gatos, esses objetos de pouca utilidade na vida humana, servem como um ótimo refúgio. Além disso, um estudo realizado na Universidade de Utrecht, na Holanda, indicou que deitar em caixas reduz consideravelmente os níveis de estresse nos gatos. Além de deixar aquela caixa de papelão à disposição de seu gato, você também pode fazer brinquedos incríveis com o material. Afinal, o papelão ajuda a manter as unhas do seu bichano bem afiadas e ainda possui uma ação antitérmica que oferece a temperatura ideal para o seu bigodudo, seja ela mais fresca ou quente.


Redação: Hyago Bandeira