O probiótico para cachorro é conhecido por auxiliar o tratamento da diarreia, mas você sabia que seus benefícios vão muito além disso? Esse suplemento desempenha um papel na manutenção da saúde intestinal e fortalecimento do sistema imunológico dos cães ao ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde. Para entender melhor os benefícios por trás desse suplemento e a maneira correta de oferecer para o animal, o Patas da Casa conversou com uma especialista em nutrição, a médica veterinária Carolina Sant’Anna. Confira a seguir o que ela explicou!
Para que serve probiótico para cachorro?
O probiótico para cachorro é muito utilizado para promover a saúde do intestino do cachorro, já que equilibra a microbiota do sistema gastrointestinal. A veterinária Carolina Sant’Anna explicou o que é de fato o que é esse medicamento: “Os probióticos são micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. Eles auxiliam na formação da barreira do intestino, inibindo assim, o crescimento de bactérias patogênicas. Com o intestino equilibrado, a imunidade dos cães aumenta, prevenindo assim que eles fiquem doentes.”
É por isso que o probiótico para cachorro com diarreia é muito recomendado por especialistas. No entanto, o medicamento também é benéfico para várias outras situações. Dentre os principais benefícios do probiótico para cachorro, a especialista cita a redução de problemas intestinais, fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção contra doenças. Carolina Sant’Anna ainda destaca que esse suplemento evita a obesidade canina, aumenta a absorção de nutrientes e melhora o aspecto da pele e do pelo do cachorro.
Como o probiótico para cachorro atua no organismo animal?
Os probióticos atuam principalmente no trato intestinal do animal para equilibrar a flora. É por isso que ele é tão recomendado para cachorro com diarreia. Isso porque os micro-organismos presentes no probiótico para cachorro, conhecidos como bactérias do bem, limitam o crescimento de bactérias que fazem mal ao intestino do peludo. Isso permite um ambiente intestinal mais saudável e evita que o cão sofra com gases, diarreia e dores abdominais.
Quando é recomendado usar probiótico para cachorro?
O probiótico para cachorro é recomendado para várias situações, mas principalmente para o cachorro com diarreia. Esses suplementos ajudam a aliviar o desconforto provocado pelas bactérias no intestino do animal. Ele também pode ser usado caso o animal seja medicado com um antibiótico para cachorro, que acaba matando todas as bactérias presentes no intestino e causando desequilíbrio na flora. Cães com doenças crônicas, como doenças inflamatórias intestinais, ou aqueles em recuperação de cirurgias, também podem se beneficiar do uso de probióticos para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde intestinal.
Se a dúvida é quanto tempo demora para o probiótico fazer efeito no pet, Carolina Sant’Anna diz que o probiótico para cachorro começa a repovoar a flora intestinal no mesmo dia, mas o tratamento para uma ação completa é por pelo menos 90 dias. Então se você não sabia como aumentar a imunidade do cachorro, saiba que o probiótico é um ótimo aliado.
Probiótico para cachorro com diarreia: como usar?
Quando um cachorro apresenta diarreia, os probióticos podem ser uma parte importante do tratamento. Eles ajudam a restaurar o equilíbrio da flora intestinal, reduzindo a inflamação e promovendo a formação de fezes mais firmes.
Mas como dar probiótico para cachorro? Antes de oferecer qualquer tipo de medicação para o pet, você deve levá-lo a um profissional para que ele te diga qual é a maneira correta de oferecer o probiótico para pet. É ele que vai dizer qual o melhor probiótico para cachorro, a dosagem adequada e quantas vezes dar o medicamento por dia. Ou seja, apenas um profissional é capaz de prescrever o probiótico para cachorro com diarreia, como usar, qual usar e a quantidade indicada
Mas ao se deparar com um cachorro com diarreia, o que fazer? Além de levar o pet no veterinário para uma avaliação das possíveis causas, é importante oferecer bastante líquido para evitar desidratação e oferecer refeições mais leves e saudáveis para o animal, como sachês e patês, além de frutas e legumes como petiscos.