O hidratante para patas de cachorro é um produto que vem se popularizando entre os tutores. Embora não seja muito comum, esse tipo de creme pode ser incluído na rotina de cuidados diários com o seu cão (especialmente se ele vive com os coxins e joelhos ressecados).Mas qual será a forma certa de usar o hidratante para patinhas de cachorro? Tem alguma contraindicação? Quais outras soluções ajudam na hidratação dos coxins? A seguir, veja como hidratar as patas do cachorro e os principais cuidados com os cremes hidratantes.

O que passar na pata do cachorro para hidratar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem várias opções para cuidar dos coxins e evitar o ressecamento. Uma das mais recomendadas por especialistas é investir em um creme hidratante para patas de cachorro que seja dermatologicamente testado e não faça mal para a saúde desses animais. Ou seja, nada de usar aquele seu hidratante corporal para tentar cuidar das patinhas do seu amigo, ok?! O ideal é sempre apostar em produtos próprios para pets.

Os produtos comercializados em pet shops normalmente são compostos por ingredientes como óleo de calêndula e aloe vera. Além disso, eles podem ser encontrados em versões em spray, loção ou creme. Outra possibilidade é usar um hidratante para patas de cachorro caseiro, como babosa, óleo de coco, manteiga de karité ou vinagre de maçã.

Como hidratar as patas do cachorro? Veja o passo a passo!

Passo 1: Limpe as patinhas do cachorro com um lenço umedecido pet ou água e sabão neutro. Depois seque muito bem a região com um paninho.

Passo 2: Aproveite um momento em que o pet esteja relaxado e coloque-o no seu colo. O ideal é que ele esteja deitado.

Passo 3: Pegue uma das patas do cachorro com cuidado e passe - em pouca quantidade - o creme hidratante.

Passo 4: Faça uma massagem nas patinhas para espalhar bem o produto.

Passo 5: Repita o processo sempre que perceber que os coxins do cachorro estão ressecados.


Antes de hidratar, a pata de cachorro deve ser higienizada com um lenço umedecido pet
Antes de hidratar, a pata de cachorro deve ser higienizada com um lenço umedecido pet

Hidratante para patas: entenda os riscos de exagerar na quantidade e usar os produtos errados

O creme para patas de cachorro deve ser usado com moderação. Qualquer exagero pode ser prejudicial e comprometer a estabilidade do animal ao caminhar. Por isso, mesmo que sejam produtos naturais com o intuito de regenerar, nutrir, hidratar e melhorar o aspecto da pele, é importante evitar excessos. Também é importante usar os produtos certos para isso, pois qualquer hidratante para patas errado pode desencadear um quadro de alergia em cachorro ou ressecar ainda mais a região.

Além do hidratante, pata de cachorro precisa de outros cuidados

Agora que você já sabe como hidratar as patas do cachorro, deve estar se perguntando quais outros cuidados são necessários com o seu amigão, certo?! Para começar, o ideal é evitar passear com cachorro durante os horários de calor mais intenso (entre 10h e 17h). O contato direto com o asfalto quente pode aumentar o ressecamento e até provocar queimaduras nas patas do animal.

Além disso, incentivar a hidratação do cachorro é uma outra maneira de evitar que a pele adquira esse aspecto ressecado. Por isso, sempre deixe potinhos de água à disposição do seu pet. Para finalizar, não dê banhos em excesso no seu cão nem use produtos inadequados para cuidar da higiene dele.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes