Cachorro

Como parar o espirro reverso em cães? Veterinária ensina o passo a passo do que fazer

Publicado - 22 Setembro 2023 - 12h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Amanda Carloni / Médica Veterinária Preventiva

CRMV-BA: 5463

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em clínica médica de cães e gatos pela Equalis. Especialista em Medicina Veterinária Preventiva.

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Provavelmente você já deve ter escutado um cachorro espirrando, já que é uma reação comum do corpo do animal que pode ser provocada por alergias ou doenças como a gripe canina. No entanto, há um fenômeno menos comum que deixa os tutores super alarmados chamado de espirro reverso, uma condição que atinge o sistema respiratório do animal e impede que ele consiga respirar adequadamente. Para explicar o que significa o espirro reverso em cachorro, entrevistamos a veterinária Amanda Carloni, especialista em medicina veterinária preventiva: ela explicou quais as características do espirro reverso em cães, o que causa e como reverter o quadro.

Espirro reverso cachorro: tudo que você precisa saber

O espirro reverso em cães, também conhecido como colapso da traqueia, é um fenômeno respiratório anormal em que o cão emite um som semelhante a um espirro, mas na verdade está tendo dificuldade em puxar o ar para dentro dos pulmões devido a uma falha temporária da traqueia. “O espirro reverso ocorre quando a traqueia do cão fica temporariamente estreita, causando dificuldade respiratória e produzindo um som característico de engasgo ou tosse. Geralmente não é perigoso, mas pode ser desconfortável para o cão”, explica Amanda Carloni.  

Para entender melhor o que causa o espirro reverso, os sintomas, tratamento e prevenção, confira abaixo algumas informações:

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Causa: existem alguns motivos que levam ao cachorro com espirro reverso. As alergias em cachorro provocada por irritantes respiratórios, como produtos de limpeza e fumaças, estão entre as causas; além de questões emocionais como a depressão e ansiedade em cães.
  • Sintomas: durante a crise de espirro reverso, cachorro pode parecer que está engasgado já que emite som de "guincho" ao tentar respirar. Tosse, falta de ar, pescoço esticado para cima e movimentos rápidos no pescoço do animal também são alguns indícios do problema.
  • Duração: normalmente, os episódios duram alguns minutos.
  • Tratamento: nem sempre requer um tratamento específico, porém, se o cão sofre com frequência com episódios de espirro reverso, é aconselhável levá-lo ao médico veterinário para que ele seja examinado.
  • Prevenção: a melhor maneira de prevenir no cachorro espirro reverso, é evitar o contato do animal com produtos químicos, cheiros fortes, assim como cuidar da saúde mental do peludo,  investindo em brinquedos interativos para cachorro e em um ambiente tranquilo. 
cachorro da raça box espirrando
Siga o passo a passo para ajudar a parar o espirro reverso em cães

Cachorro com espirro reverso: o que fazer?

Segundo a veterinária Amanda, não é possível interromper o espirro reverso de imediato, pois ele é um reflexo involuntário. No entanto, Amanda disse que é possível ajudar o cão durante um episódio e listou um passo a passo do que fazer nesse momento. 

  1. Mantenha-se tranquilo para não estressar ainda mais o seu cão;
  2. Reduza a estimulação ao redor para minimizar o estresse;
  3. Faça movimentos suaves na garganta do cão para ajudar a aliviar o colapso da traqueia;
  4. Abaixe a cabeça do cão. Isso pode ajudar a facilitar a respiração, uma vez que reduz a pressão sobre a traqueia;
  5. Se o espirro reverso for frequente, considerar o uso de um umidificador no ambiente ajudará a manter o ar úmido, reduzindo os episódios;
  6. Se o espirro reverso for recorrente ou preocupante, consulte um médico veterinário para avaliar a saúde do seu cão e discutir opções de tratamento ou manejo.

Espirro reverso em cachorros braquicefálicos é mais comum?

O espirro reverso em cães braquicefálicos não é necessariamente mais comum, pois a condição é causada por contrações involuntárias da garganta e traqueia. No entanto, o cão braquicefálico é mais suscetível a ter problemas respiratórios devido à anatomia do focinho do cachorro. Ou seja, animais com focinho achatado, como os da raça Pug, Bulldog, Boxer e Shih tzu estão mais predispostos a passar por essa situação desconfortável por conta de algumas questões anatômicas:

  • Estrutura da traqueia: os cachorros braquicefálicos frequentemente têm traqueias mais estreitas e delicadas em comparação com cães de focinho alongado. Essa estrutura torna a traqueia mais propensa a colapsar temporariamente, desencadeando episódios de espirro reverso.
  •  Estreitamento das vias aéreas superiores: devido ao formato do crânio curto e focinho achatado, esses cães também têm vias aéreas superiores mais estreitas, o que pode contribuir para a ocorrência de espirros reversos;
  • Palato mole (céu da boca) alongado: em alguns cães braquicefálicos, o palato mole, também chamado de céu da boca, pode ser excessivamente longo e obstruir as vias aéreas, piorando a situação;
  •  Estresse e excitação: cães braquicefálicos podem ser mais propensos a episódios de espirro reverso quando estão estressados, ansiosos ou excitados, por conta da maior sensibilidade nas vias aéreas.
cão da raça Pug
Espirro reverso em cachorro braquicefálico pode ser mais recorrente

A veterinária ainda ressalta a importância da prevenção no caso de cães braquicefálicos: “É importante que os tutores de cães braquicefálicos estejam cientes dessa suscetibilidade e tomem medidas para minimizar fatores desencadeantes, como o estresse, e estejam preparados para ajudar seus cães durante episódios de espirro reverso, conforme necessário. Também é fundamental realizar exames veterinários regulares para monitorar a saúde respiratória desses cães." Vale dizer que, por mais que seja assustador ver os pets passando por um episódio de espirro reverso, na maioria dos casos essa não é uma condição grave, mas uma resposta involuntária do sistema respiratório animal que pode ser evitada. 
 

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas