O patê para gatos é um dos alimentos preferidos dos bichanos por vários motivos. Além de muito saboroso e cheiroso, esse tipo de ração úmida se aproxima bastante da alimentação natural felina e, por isso, é muito bem recebida por esses animais. Como se isso não bastasse, o patê de gato também fornece vários benefícios aos nossos amigos de quatro patas, mas é necessário saber como inseri-lo corretamente na dieta dos bichanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber como oferecer o patê para gatos filhotes, adultos ou idosos? Então chega mais: nós reunimos tudo que você precisa saber sobre esse tipo de comida úmida para gatos e as melhores maneiras de incluí-la na rotina do seu pet!

Patê para gatos: o que é e quais são os benefícios do alimento?

O patê de gato costuma ser vendido na versão enlatada e é bem semelhante ao famoso sachê: ambos são considerados uma espécie de ração úmida para gatos, podendo servir como um alimento completo ou como um mero acompanhamento (petisco). Na prática, isso quer dizer que, dependendo de recomendações médicas e do produto escolhido, o patê de gato e o sachê podem substituir a ração seca.

Essa é uma opção de comida úmida para gatos muito apetitosa e que faz muito bem para a saúde desses animais. O alimento completo contém todos os nutrientes importantes para o organismo felino, como proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais e é ideal para manter uma alimentação balanceada e nutritiva. Ah, e não para por aí: um dos grandes benefícios do patê de gato é que ele também auxilia na hidratação do pet, já que possui uma alta concentração de água. Isso é uma ótima forma de prevenir contra problemas renais, que são muito comuns nos animais felinos.

A ração úmida para gatos deve ser escolhida de acordo com a idade do pet

Assim como qualquer outra ração para gatos, o patê deve atender às especificidades do seu animal de estimação. Logo, as condições de saúde e idade do seu felino devem ser levadas em consideração para fazer uma boa escolha de patê. Gato tem diferentes necessidades nutricionais em cada uma de suas fases de vida.

Os filhotes, por exemplo, geralmente consomem alimentos muito mais calóricos do que animais adultos e idosos. Já os adultos precisam de uma maior estabilidade na dieta para evitar o sobrepeso, e os idosos - que normalmente têm a saúde mais fragilizada - necessitam de um alimento de acordo com suas condições de saúde.


A ração úmida para gatos, seja sachê ou patê, pode servir como alimento completo ou petisco
A ração úmida para gatos, seja sachê ou patê, pode servir como alimento completo ou petisco

Saiba como inserir o patê de gato na rotina do seu bichinho de estimação

Se você pretende oferecer o patê para gato como um simples petisco, não existe muito mistério para incluí-lo na dieta do seu bichinho. A única atenção, na verdade, é não exagerar na quantidade, pois o excesso de patê de gato pode acabar causando um sobrepeso nesses animais. Então mesmo que o seu gatinho te olhe com aquela carinha pidona, é importante resistir à tentação e não ultrapassar o limite indicado pelo veterinário, ok?

Já se a ideia é investir em uma ração úmida para gatos completa e balanceada, seja sachê ou patê, a sugestão é trocar a ração do gato gradativamente. Os felinos têm certa dificuldade em lidar com mudanças, então até mesmo a sua alimentação precisa passar por um processo de adaptação para evitar uma situação em que “meu gato não quer comer”. Para começar a incluir esse tipo de ração, patê de gato deve ser misturado aos poucos com a ração seca na seguinte proporção:

  • 1º e 2º dia: 75% da ração antiga e 25% do patê de gato;
  • 3º e 4º dia: 50% da ração antiga e 50% do patê de gato;
  • 5º e 6º dia: 25% da ração antiga e 75% do patê de gato;
  • 7º dia: 100% do patê de gato.

Ah, e fica a dica: se você quer aprender como fazer patê para gatos, existem várias receitas bem práticas na internet que podem te ajudar nessa missão!

Redação: Juliana Melo