A língua de gato é a parte da anatomia do gato que mais gera curiosidade. Afinal, ela é responsável pela incrível capacidade de autolimpeza dos felinos - e, em alguns casos, há animais que usam a língua felina para expressar aquele comportamento particularmente canino de lamber seus donos. No entanto, uma coisa que chama a atenção na língua áspera dos gatos é o seu formato, que é cheio de pelos pequenos pontos que parecem espinhos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A sua função, porém, vai além do “banho de gato” e influencia o comportamento dos bichanos em vários aspectos. Como tudo tem uma explicação, vamos mostrar como a língua do gato funciona e suas habilidades para facilitar o dia a dia do animal. Então, se você quer saber por que a língua do gato é áspera, por que os gatos ficam com a língua pra fora, como é a anatomia da língua felina, significado de suas funções e até mesmo como a língua de um gato pode revolucionar a tecnologia humana, é só continuar lendo!

Por que a língua do gato é áspera?

Se você já olhou a língua do gato de perto ou recebeu uma lambida deles já deve ter reparado que sua textura é bem diferente da língua humana. É uma língua áspera, lembrando até mesmo uma lixa. Mas por que a língua de gato é áspera? A resposta está relacionada às papilas filiformes. Gatos têm a língua áspera pois possuem, em sua superfície, essas estruturas que nada mais são do que pequenas espículas de queratina que lembram espinhos. Isso explica porque língua de gato é áspera: quando tocamos nela, na verdade estamos em contato com as papilas filiformes feitas de proteína bastante resistente.

A anatomia da língua felina auxilia desde a mastigação até a autolimpeza do animal

Afinal, como é a língua do gato? A anatomia desse órgão auxilia não só em funções voltadas à alimentação, mas também à higiene pessoal. Podemos dividir a língua do gato em ápice (parte mais externa, próxima do rosto), corpo (região mais central, próxima aos dentes) e raiz (parte mais interna, perto da faringe). A língua dos gatos possuem papilas gustativas, encontradas nas bordas da língua. Gato consegue, através delas, sentir o sabor dos alimentos.faz parte do sistema digestivo do gato

As papilas são chamadas de papilas filiformes. Gatos as utilizam para diversas funções. Como explicamos, elas são o motivo do porquê a língua de gato é áspera. Com sua anatomia rígida e curvada, elas ajudam a retirar a carne que fica presa nos dentes, escovar os pelos ao longo do corpo do animal e promover a autolimpeza. Outra função importante da língua felina é a de beber água. A ponta da língua de um gato é a parte que vai entrar em contato com a água, garantindo a hidratação. Resumindo, as línguas dos gatos possuem uma anatomia perfeita para auxiliar nas mais diversas funções, como:

  • Sentir o sabor dos alimentos
  • Beber água
  • Controlar a temperatura do corpo
  • Auxiliar na mastigação
  • Remover restos de comida dos dentes
  • Autolimpeza do corpo
  • Escovar os pelos do corpo

Como a língua de gato funciona na hora dos banhos diários?

A língua felina é composta por várias cerdas, que na verdade são chamadas de papilas filiformes. Esses “espinhos” na língua de um gato carregam muitas funções, entre elas armazenar saliva para distribuir entre o pelo e a pele na hora da autolimpeza. Como esse hábito é diário, não é recomendado dar banhos tradicionais com muita frequência nos felinos, já que eles conseguem fazer isso sozinhos usando a própria língua. Gato também remove os pelos mortos na autolimpeza. Sim, os felinos possuem uma “escova” natural dentro deles. Mas essa função acaba trazendo um problema: as bolas de pelos, que normalmente são eliminadas nas fezes ou no vômito. É por isso que você deve escovar os pelos do seu gato sempre para que não o prejudiquem.

Ainda que o hábito de usar a língua de gato para se lamber várias vezes durante o dia seja comum, é importante observar se o bichano não está fazendo isso de forma exagerada. A lambedura em excesso pode significar estresse e até problemas mais graves de saúde, como a dermatite atópica. Se as lambidas estiverem acompanhadas de falhas na pelagem ou feridas pelo corpo, leve o bichano para o veterinário para que o profissional analise o quadro e indique a melhor forma de tratamento.


A língua do gato tem papilas filiformes que conferem uma textura áspera
A língua do gato tem papilas filiformes que conferem uma textura áspera

A língua de um gato ajuda no controle da temperatura corporal

Existe uma função muito interessante da língua de gato: animal consegue controlar sua temperatura corporal ao lamber o corpo. A saliva presente nas línguas dos gatos em contato com os pelos dá uma sensação de frescor, pois, ao evaporar, reduz a temperatura corporal. Além disso, você já parou para pensar por que o gato fica com a língua para fora? Um dos motivos está relacionado à temperatura corporal. Quando o felino abre a boca, as salivas na língua de gato evaporam no ambiente. Ao fazer isso, sua temperatura também reduz. Isso explica porque os gatos ficam com a língua pra fora, principalmente nos dias mais quentes. Portanto, fique atento a esse sinal - afinal, para saber como falar a língua dos gatos é preciso observar seus comportamentos. Para um gato, língua de fora durante um passeio pode ser sinal de que ele está com muito calor e é hora de hidratar e descansar. 

A língua do gato não reconhece todos sabores e tem papel importante na hidratação

A língua de um gato só consegue sentir os sabores salgados, azedos ou amargos. Isso acontece porque as línguas dos gatos só possuem 400 papilas gustativas, enquanto nós humanos temos entre 2 mil e 8 mil. Na verdade, a língua do gato é o que os torna tão exigentes e criteriosos no paladar. O que ocorre é que eles não identificam a comida pelo gosto, mas sim pelo cheiro. O olfato dos felinos é altamente desenvolvido e trabalha junto com o paladar para que o gatinho reconheça os alimentos mais saborosos. Isso explica a ação de rejeitar a ração que fica muito tempo no potinho, já que o alimento não tem um cheiro tão agradável e atrativo. As papilas gustativas dos gatos não são capazes de reconhecer os sabores doces - é por isso que eles são mais atraídos pelos alimentos salgados.

A língua do gato possui um papel importante não só na alimentação, mas na hidratação também. Os felinos utilizam desse órgão para beber água de uma maneira diferente. Eles molham a ponta da língua na água como se estivessem batendo nela. Isso faz as gotinhas se levantarem e, antes de caírem, fecham a boca bebendo um pequeno gole. Para reparar tem que ficar bem atento, pois é um movimento muito rápido!

A estrutura da língua dos gatos é motivo de pesquisas tecnológicas

As propriedades anatômicas da língua de gato áspera são tão fascinantes que inspiram cientistas em pesquisas tecnológicas que podem ser muito importantes para os humanos. A engenheira mecânica Alexis Noel foi uma das primeiras a analisar e pesquisar o órgão . Ela começou a observar a biomecânica da língua do gato após perceber como seu próprio gatinho a utilizava, e reparou que as papilas eram muito boas na retirada de nós do próprio pelo do gato e também de cobertores. Então, ela e outros pesquisadores da Georgia Tech passaram a analisar amostras de línguas dos gatos, percebendo que as papilas presentes pareciam garras. Por conta do seu formato de gancho, conseguem torcer nós, fazendo-os se soltar com mais facilidade que uma escova de cabelos tradicional. 

Os pesquisadores realizaram um molde perfeito de língua de gato e imprimiram uma versão em 3D com tamanho 400% maior que o de uma língua normal, imitando uma escova de cabelos. Ao testar, perceberam que as funções da língua de gato funcionam com muito mais eficiência que uma escova de cabelo clássica de cerdas retas. Além de remover nós com maior eficácia, também é mais fácil de limpar, pois os fios não ficam grudados nas cerdas. A língua de gato, além de melhorar a eficácia de escovas, pode ter um papel importantíssimo na robótica! Cientistas têm dificuldades em criar materiais que consigam fazer um robô segurar objetos lisos sem deixar escorregar. A língua de gato áspera e toda a sua mecânica podem ajudar a contornar essa situação, pois facilitaria o tato. Isso significa que a língua de gato pode revolucionar a ciência!

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 18/12/2019
Atualizada em: 28/10/2021