Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale a pena? Quais são os diferenciais dessa opção mais ecológica? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!
Conheça as vantagens da areia biodegradável para gatos
A areia biodegradável para gatos está se tornando cada vez mais popular entre os tutores e não é à toa: ela é super recomendada para os bichanos, e ainda por cima ajuda o meio ambiente. Então, para quem procura por uma areia para gatos que seja mais sustentável, essa acaba sendo uma ótima opção. No geral, ela é composta por grãos de origem vegetal e orgânica - como, por exemplo, à base de milho e mandioquinha - e que, na prática, são materiais que levam menos tempo se decompondo na natureza depois do descarte.
E por falar em descarte, a grande vantagem desse material é que boa parte das areias biodegradáveis podem ser descartadas no vaso sanitário sem causar danos ambientais. Caso o tutor prefira, também é possível reutilizar essa areia de gato para adubar as plantinhas de casa. Senão, é só descartar junto com o material orgânico.
Outro benefício da areia biodegradável para gatos é quanto ao cheiro: ela é capaz de eliminar praticamente todo o odor da urina dos felinos, evitando que a caixa de areia de gato exale um cheiro desagradável. E tem mais: por ter uma coloração mais clara, o tutor consegue identificar qualquer alteração no xixi do gato com mais facilidade.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
E o custo-benefício da areia biodegradável para gatos, vale a pena?
Não dá para negar que, em alguns casos, a questão financeira pesa. Então é normal se preocupar com o custo da areia biodegradável para gatos, e se questionar se esse é um investimento que realmente vale a pena. No geral, o produto pode ser encontrado nos pet shops em uma faixa de R$ 25 a R$ 50, dependendo da marca. Mesmo que não seja tão mais caro do que a areia de gato tradicional, o material biodegradável oferece um ótimo custo-benefício porque costuma ter um rendimento maior do que outros tipos. Isso é possível porque ao entrar em contato com o xixi e cocô de gato, a areia biodegradável forma torrões de fácil remoção da caixa de areia. Gato consegue utilizar o material por muito mais tempo, o que significa que o tutor não precisa comprar novos sacos com muita frequência.
Areia de gato: como escolher a melhor opção para o seu pet?
Ao fazer essa decisão, é importante levar em consideração as preferências do seu bichano. Nem sempre o que nós consideramos melhor é o que agrada eles. Por isso, vale ficar de olho no comportamento do animal. Se você decidir pela areia biodegradável para gatos e ele se adaptar facilmente a ela, essa certamente vai ser uma ótima opção para o felino e também para o meio ambiente. No entanto, se o seu amigo de quatro patas se recusar a fazer as necessidades na caixa de areia para gatos com o material que você escolheu, talvez seja melhor partir para outro tipo ou outra marca. E lembre-se: é importante manter a higienização constante do acessório e trocar a areia sempre que for necessário. Caso contrário, o bichano pode acabar fazendo xixi e cocô fora da caixa porque ela está suja.
Redação: Juliana Melo
