Roer é um comportamento natural dos cães. Quando são filhotes, eles acabam mordendo tudo que veem pela frente para ajudar a aliviar o incômodo dos dentinhos que estão crescendo. Quando são adultos, no entanto, um cachorro que tem o costume de roer móveis e objetos pode ser um sinal de problemas comportamentais, como transtorno de ansiedade ou estresse. Nesses casos, é necessário buscar ajuda profissional para lidar com a situação, seja com um veterinário ou adestrador. Conversamos com dois adestradores - a Kati Yamakague, de São Paulo, e o Max Pablo, do Rio de Janeiro - para entender melhor o comportamento e pegar algumas dicas de como fazer o cachorro parar de morder!

Como fazer o cachorro parar de morder: o que esse comportamento significa?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Segundo Kati, roer é um ato desestressante e relaxante para os cachorros - por isso, se torna um comportamento natural da espécie. É necessário oferecer ao animal produtos seguros para satisfazer essa necessidade. “Hoje em dia há produtos excelentes e com valores muito acessíveis no mercado”, conta a adestradora.

Esse comportamento em excesso, principalmente na fase adulta do animal, pode ter outros significados: ansiedade e estresse são os mais comuns. Em ambos os casos, é necessário observar onde o animal “alivia” essas frustrações. Ele morde móveis? Destrói sapatos? Ele se automutila? Dependendo do caso, é necessário contar com o acompanhamento de um veterinário, que pode receitar medicamentos específicos para tratar os problemas ou orientar o uso de florais para cachorro. Os recursos medicinais em conjunto com o trabalho de um adestrador de cães ajudam a melhorar a comunicação com o cão, promovendo resultados mais precisos.

Adestrador de cães explica: cachorro adulto precisa de passeios e enriquecimento ambiental

“Para um adulto bem ansioso, é necessário passeios todos os dias, com longa duração ou com potencial de alto gasto de energia. Se for atribuído um trabalho de adestramento paralelo aos passeios - contanto que seja bem feito -, o comportamento com certeza tende a melhorar”, explica Max.

Kati acrescenta que a ansiedade nos cães deve ser observadas e tratada na sua individualidade. “O que podemos fazer também é proporcionar um ambiente seguro, confortável e com atividades enriquecedoras para promover o bem-estar do cão e melhorar a qualidade de vida dele. O trabalho de enriquecimento ambiental e o manejo correto do ambiente em que esse cão fica a maior parte do tempo é muito importante”, pontua a adestradora.


Como fazer o cachorro parar de morder: alguns brinquedos podem ajudar a redirecionar esse hábito.
Como fazer o cachorro parar de morder: alguns brinquedos podem ajudar a redirecionar esse hábito.

Como fazer o cachorro parar de morder: se liga nas dicas dos profissionais! 

Para fazer o cachorro parar de morder, é importante associar um objeto com essa função ao ato de roer e destruir objetos. Uma dica da Kati é ter muitos brinquedos disponíveis para que haja um rodízio e o cãozinho não fique enjoado de destruir a mesma coisa: “sempre que o cão tentar roer um objeto não desejável, faça o direcionamento para o objeto de roer. No começo, tem que ter sempre a supervisão e o direcionamento correto.” 

Max acrescenta que é necessário ensinar regras e limites ao animal, fazendo a mesma associação. “No ato, quando o cachorro estiver roendo o objeto que você não quer que ele morda, corrija. Quando ele parar, mostre e ofereça outro objeto. Recompense quando ele estiver roendo o item que você deseja”, finaliza. 

Repelente caseiro para cachorro não roer móveis não funciona sem um acompanhamento profissional 

Embora seja bem fácil de encontrar repelente caseiro para cachorro não roer móveis, esse produto pode não funcionar com o uso prolongado. Max explica que só se torna eficiente se causar algum desconforto no animal, mas que a melhor alternativa é utilizar o produto com uma associação positiva. Por si só, o produto não costuma funcionar com eficácia. 

Redação: Júlia Cruz