Cachorro

Como fazer a higiene dos dentes do cachorro?

Publicado - 23 Outubro 2025 - 09h12

Foto da: Bruna Garcia Giubilei - Médica Veterinária

Bruna Garcia Giubilei / Médica Veterinária

CRMV: 748174

Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) , sou apaixonada por unir minha formação veterinária à arte comercial, especialista em vendas técnicas e relacionamento estratégico, venho conectando ciência veterinária a resultados comerciais há mais de 10 anos, atualmente estou como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina onde uso meu conhecimento veterinário para identificar gaps e oportunidades que geram receita, enquanto construo relações de confiança com clientes e times.
Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

A saúde bucal dos cães é um dos pilares do bem-estar geral do animal. Dentes limpos e gengivas saudáveis ajudam na mastigação, evitam infecções e até previnem doenças mais graves, que podem surgir quando bactérias da boca chegam à corrente sanguínea. Cuidar dos dentes do cachorro, portanto, não é apenas uma questão de estética ou de hálito fresco – é parte essencial dos cuidados diários com o pet.

Diferente do que muitos tutores podem pensar, manter uma boa higiene bucal no animal não é complicado e, com os hábitos certos, é possível garantir que o pet tenha o sorriso e a saúde sempre em dia. A seguir, o Patas da Casa reuniu as principais recomendações (indicadas por especialistas!) de como fazer a limpeza adequada dos dentes de um cachorro. Então, continue a leitura!

Como deve ser feita a higiene dos dentes do cachorro

A escovação regular dos dentes é o principal método de higiene bucal em cães. Em geral, ela deve ser realizada de três a quatro vezes por semana, sendo que, quanto maior a frequência, menores são as chances do cachorro apresentar tártaro e mau hálito. Para isso, o ideal é utilizar escovas (ou dedeiras) e pastas de dente específicas para cães.

Para cultivar esse hábito, o tutor deve acostumar o cachorro aos poucos, deixando que ele cheire e lamba a escova e o creme dental. Depois, é só levantar o lábio do animal com delicadeza e escovar os dentes em movimentos circulares, especialmente os caninos e molares, onde costuma haver maior acúmulo de resíduos. E é sempre importante fazer o reforço positivo com a oferta de petiscos (ou outro agrado) após a limpeza.

Além da escovação, segundo a médica veterinária Bruna Giubilei, existem outras estratégias que ajudam a reforçar a higiene dos dentes do cachorro, como:

  • Alimentos e petiscos para saúde bucal: alguns tipos de ração e snacks funcionais ajudam na limpeza dos dentes, reduzindo o tártaro e mantendo o hálito fresco.
  • Brinquedos mastigáveis: estimulam a mastigação e auxiliam na limpeza mecânica dos dentes.
  • Alimentação balanceada: ração seca de boa qualidade contribui para reduzir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

As visitas regulares ao veterinário também são indispensáveis. Isso porque, em muitos casos, o especialista pode recomendar a realização de uma limpeza dental profissional, feita em consultório, para remover o tártaro e prevenir inflamações na gengiva. Por isso, é essencial estar em dia com as consultas!

Tutora com unhas coloridas escovando os dentes de um cachorro com dedeira
A escovação regular dos dentes do cachorro é essencial para manter a saúde bucal canina em dia

Qual o melhor petisco para limpar dentes de cachorro?

Na rotina de higiene bucal, os petiscos dentais merecem um destaque especial, pois ajudam (e muito) a limpar mecanicamente os dentes durante a mastigação. Em muitos casos, eles também possuem ingredientes que combatem bactérias e reduzem o acúmulo de tártaro, sendo ótimos aliados nesse processo.

De forma geral, o melhor petisco para limpar dentes de cachorro é aquele desenvolvido especificamente para essa função. No mercado, há diversas opções com formatos e texturas que favorecem o atrito com os dentes, além de conter substâncias como clorexidina e zinco, que auxiliam na higiene e deixam o hálito mais fresco.

“Os petiscos e os brinquedos são ótimos aliados da higiene bucal, mas não substituem a escovação. Na verdade, a combinação dos três métodos (escovação + petiscos + brinquedos) é a melhor forma de prevenir doenças bucais. E em casos de animais idosos, agressivos ou com trauma, os petiscos acabam sendo uma ótima opção”, afirma a veterinária Bruna Giubilei.

Ou seja, os sticks mastigáveis e outros snacks voltados para a higiene bucal dos cães devem ser usados como complemento à escovação. E é sempre importante escolher produtos aprovados por veterinários e adequados ao porte e idade do animal.

O que tira mau cheiro da boca do cachorro?

Queixa comum entre os tutores, o mau hálito frequente em cães, também chamado de halitose, geralmente é sinal de acúmulo de placa bacteriana, tártaro ou até problemas mais sérios, como gengivite e infecções. Em muitos casos, ele está ligado justamente a uma má higiene bucal ou mesmo à ausência dela.

Para eliminar o odor ruim na boca do cão, o primeiro passo é manter uma rotina consistente de escovação e oferecer petiscos e/ou brinquedos que auxiliem na limpeza dos dentes. Além disso, sprays bucais específicos para cães também podem ajudar a controlar o crescimento de bactérias e deixam o hálito mais agradável.

Se mesmo com a higiene em dia o cheiro persistir, o ideal é procurar um veterinário. Em alguns casos, o mau hálito pode estar relacionado a problemas gastrointestinais ou doenças renais, e só o profissional poderá identificar e tratar a causa corretamente.

Cachorro

O que preciso saber antes de ter um Border Collie?

O Border Collie é uma das raças mais admiradas entre os amantes de cães, que se destaca por unir beleza, energia e uma esperteza for...

Cachorro

Como fazer a higiene dos dentes do cachorro?

A saúde bucal dos cães é um dos pilares do bem-estar geral do animal. Dentes limpos e gengivas saudáveis ajudam na mastigação, evita...

Gato

Quais são os primeiros sinais de esporotricose em gatos?

A esporotricose em gatos é uma doença infecciosa que afeta a pele dos felinos, especialmente daqueles que têm acesso à rua, e causa ...

Cachorro

Vacinas mais importantes para cães: guia completo por idade

A vacinação é uma das principais formas de garantir uma vida longa e saudável aos cães. Mais do que um cuidado de rotina, as vacinas...

Cachorro

O que preciso saber antes de ter um Border Collie?

O Border Collie é uma das raças mais admiradas entre os amantes de cães, que se destaca por unir beleza, energia e uma esperteza for...

Cachorro

Como fazer a higiene dos dentes do cachorro?

A saúde bucal dos cães é um dos pilares do bem-estar geral do animal. Dentes limpos e gengivas saudáveis ajudam na mastigação, evita...

Alimentação

Pode deixar sachê de gato no pote? Veja os cuidados ao oferecer a ração úmida ao pet

A ração úmida para gatos, popularmente conhecida como sachê, se tornou uma das formas mais práticas e saborosas de alimentar os feli...

Gato

Quais são os primeiros sinais de esporotricose em gatos?

A esporotricose em gatos é uma doença infecciosa que afeta a pele dos felinos, especialmente daqueles que têm acesso à rua, e causa ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?