A saúde bucal dos cães é um dos pilares do bem-estar geral do animal. Dentes limpos e gengivas saudáveis ajudam na mastigação, evitam infecções e até previnem doenças mais graves, que podem surgir quando bactérias da boca chegam à corrente sanguínea. Cuidar dos dentes do cachorro, portanto, não é apenas uma questão de estética ou de hálito fresco – é parte essencial dos cuidados diários com o pet.
Diferente do que muitos tutores podem pensar, manter uma boa higiene bucal no animal não é complicado e, com os hábitos certos, é possível garantir que o pet tenha o sorriso e a saúde sempre em dia. A seguir, o Patas da Casa reuniu as principais recomendações (indicadas por especialistas!) de como fazer a limpeza adequada dos dentes de um cachorro. Então, continue a leitura!
Como deve ser feita a higiene dos dentes do cachorro
A escovação regular dos dentes é o principal método de higiene bucal em cães. Em geral, ela deve ser realizada de três a quatro vezes por semana, sendo que, quanto maior a frequência, menores são as chances do cachorro apresentar tártaro e mau hálito. Para isso, o ideal é utilizar escovas (ou dedeiras) e pastas de dente específicas para cães.
Para cultivar esse hábito, o tutor deve acostumar o cachorro aos poucos, deixando que ele cheire e lamba a escova e o creme dental. Depois, é só levantar o lábio do animal com delicadeza e escovar os dentes em movimentos circulares, especialmente os caninos e molares, onde costuma haver maior acúmulo de resíduos. E é sempre importante fazer o reforço positivo com a oferta de petiscos (ou outro agrado) após a limpeza.
Além da escovação, segundo a médica veterinária Bruna Giubilei, existem outras estratégias que ajudam a reforçar a higiene dos dentes do cachorro, como:
- Alimentos e petiscos para saúde bucal: alguns tipos de ração e snacks funcionais ajudam na limpeza dos dentes, reduzindo o tártaro e mantendo o hálito fresco.
- Brinquedos mastigáveis: estimulam a mastigação e auxiliam na limpeza mecânica dos dentes.
- Alimentação balanceada: ração seca de boa qualidade contribui para reduzir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.
As visitas regulares ao veterinário também são indispensáveis. Isso porque, em muitos casos, o especialista pode recomendar a realização de uma limpeza dental profissional, feita em consultório, para remover o tártaro e prevenir inflamações na gengiva. Por isso, é essencial estar em dia com as consultas!

Qual o melhor petisco para limpar dentes de cachorro?
Na rotina de higiene bucal, os petiscos dentais merecem um destaque especial, pois ajudam (e muito) a limpar mecanicamente os dentes durante a mastigação. Em muitos casos, eles também possuem ingredientes que combatem bactérias e reduzem o acúmulo de tártaro, sendo ótimos aliados nesse processo.
De forma geral, o melhor petisco para limpar dentes de cachorro é aquele desenvolvido especificamente para essa função. No mercado, há diversas opções com formatos e texturas que favorecem o atrito com os dentes, além de conter substâncias como clorexidina e zinco, que auxiliam na higiene e deixam o hálito mais fresco.
“Os petiscos e os brinquedos são ótimos aliados da higiene bucal, mas não substituem a escovação. Na verdade, a combinação dos três métodos (escovação + petiscos + brinquedos) é a melhor forma de prevenir doenças bucais. E em casos de animais idosos, agressivos ou com trauma, os petiscos acabam sendo uma ótima opção”, afirma a veterinária Bruna Giubilei.
Ou seja, os sticks mastigáveis e outros snacks voltados para a higiene bucal dos cães devem ser usados como complemento à escovação. E é sempre importante escolher produtos aprovados por veterinários e adequados ao porte e idade do animal.
O que tira mau cheiro da boca do cachorro?
Queixa comum entre os tutores, o mau hálito frequente em cães, também chamado de halitose, geralmente é sinal de acúmulo de placa bacteriana, tártaro ou até problemas mais sérios, como gengivite e infecções. Em muitos casos, ele está ligado justamente a uma má higiene bucal ou mesmo à ausência dela.
Para eliminar o odor ruim na boca do cão, o primeiro passo é manter uma rotina consistente de escovação e oferecer petiscos e/ou brinquedos que auxiliem na limpeza dos dentes. Além disso, sprays bucais específicos para cães também podem ajudar a controlar o crescimento de bactérias e deixam o hálito mais agradável.
Se mesmo com a higiene em dia o cheiro persistir, o ideal é procurar um veterinário. Em alguns casos, o mau hálito pode estar relacionado a problemas gastrointestinais ou doenças renais, e só o profissional poderá identificar e tratar a causa corretamente.