Muitos tutores têm dúvidas de quando e como escovar os dentes de cachorro. Essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina - mesmo com aqueles que correm assim que veem o dono se aproximando com a escova! Em meio a tantas preocupações para manter a saúde do cachorro em dia, a escovação dentária não deve passar despercebida. O ideal é estar sempre ligado ao estado geral dos dentes do animal e introduzir o hábito quando o cachorro ainda é filhote, inclusive durante a troca de dentição. Porém, nada impede que a prática também vire um costume quando ele chegar na fase adulta!
Como escovar dente de cachorro? Como escolher o melhor creme dental? Qual a escova de dente para cachorro ideal? Separamos essas e outras dicas sobre a melhor forma de cuidar da saúde bucal do seu cão. Confira e entenda melhor o processo!
Como escovar dente de cachorro: qual a importância de incluir esse hábito na rotina do seu pet?
Não escovar os dentes do seu cachorro favorece o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva e pode levar à doença periodontal. Quando não tratada, a condição pode evoluir para inflamações e infecções, perda ou amolecimento dos dentes e até mesmo do osso de sustentação.
Ao mastigar, os dentes do cachorro se movimentam na região infeccionada, aumentando o risco de contato das bactérias com os vasos sanguíneos e a chance de contaminação de outras partes do corpo, como pulmões, coração e rins. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que a escovação seja diária ou, no mínimo, três vezes por semana.



Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Como escovar os dentes do cachorro: separe os materiais necessários
Pasta de dente para cachorro
Nunca, jamais e em hipótese alguma utilize um creme dental para humanos! Diferente das pessoas, os animais podem ingerir o produto - o que significa que o flúor contido na composição do creme vai direto para o estômago do seu grande amigo, podendo causar irritações e até intoxicações. O mais indicado é optar por pastas dentais veterinárias ou antissépticos orais. Um profissional certamente saberá te recomendar o produto mais adequado para o seu companheiro. Então, na dúvida, já sabe: procure a ajuda de um veterinário!
Escova de dente para cachorro
Para uma limpeza mais eficiente, procure uma escova para cachorro com o cabo mais longo. Assim, será possível alcançar todos os dentes, até mesmo aqueles posicionados ao fundo da boca. Além disso, atente para a espessura e maleabilidade das cerdas, que devem ser macias ou do tipo dedeira. Caso não consiga encontrar nada compatível em pet shops e lojas especializadas, uma boa alternativa é apostar em escovas para bebês, normalmente vendidas em farmácias.




Aprenda como escovar os dentes do cachorro com esse passo a passo!
A primeira dica é: insira o hábito da escovação o quanto antes na rotina de cuidados com o seu cachorro! Filhotes se acostumam com mais facilidade a novas “regras”. Sem contar que a higienização quando o cachorro está trocando os dentes é muito bem-vinda. Isso porque, nesse período, a área fica mais sensível que o normal e é necessário redobrar o cuidado.
Por outro lado, se o seu cão já for um adulto, não se desespere! Introduzir o comportamento à rotina de um cachorro mais velho também não é esse bicho de sete cabeças. Portanto, vamos lá!
Passo 1: Aproveite os momentos em que o cão está mais relaxado, seja após o passeio ou o banho, para iniciar a movimentação de forma gradual (sem pressa e com bastante paciência);
Passo 2: Quanto mais confortável o cachorro se sentir ao ser tocado perto da região do focinho, melhor. Então, comece acariciando a cabeça do pet, o exterior da boca e, por fim, o seu interior. Um petisco pode ajudar o seu cachorro a associar aquele momento a algo positivo;
Passo 3: Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova (de preferência, nessa ordem);
Passo 4: Inicie com movimentos circulares e, em seguida, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;
Passo 5: Quando o dono e o animal estiverem confortáveis com o processo, tente escovar os dentes pelo lado da língua.
Lembre-se de parabenizar ou recompensar o cachorro, seja com carinho, frases positivas, petiscos gostosos ou atividades que ele goste. Isso vai ajudar o seu companheiro a associar o momento da escovação com algo positivo e legal. Alguns petiscos, inclusive, contêm polifosfatos de sódio que ajudam na prevenção e controle da doença periodontal.
Como limpar dentes de cachorro com tártaro?
Infelizmente, o tártaro (ou cálculo dentário) não é exclusividade dos seres humanos e também atinge os animais. Um dos primeiros indícios é o mau hálito, normalmente provocado pelo acúmulo de bactérias na região da boca. Outros sintomas são o escurecimento dos dentes e, em casos mais graves, perda de apetite, devido ao incômodo causado pela dor na hora da mastigação.
Se o seu pet apresentar estes sinais, uma visita ao veterinário é mais do que aconselhável. As soluções para o tártaro costumam variar entre uma simples limpeza, realizada com o cão acordado ou levemente sedado, e um tratamento periodontal. Este, por sua vez, é um pouco mais demorado e trabalhoso, já que exige que o animal esteja completamente anestesiado.
Redação: Dóris Marinho
