close
Adoção

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo "Adota Patas"

Atualizado · 19 de Outubro de 2021 · 19h11

Publicado · 18/10/2021 · 19h00

A Lua foi adotada pela Leticia e ganhou a oportunidade de uma vida mais feliz depois do abandono
A Lua foi adotada pela Leticia e ganhou a oportunidade de uma vida mais feliz depois do abandono

Adotar gato é algo que muda a vida de qualquer pessoa. Mas já parou para pensar como ocorre o processo de adoção e como são os primeiros dias de um gatinho em casa? São muitas mudanças na rotina da família, afinal, é um novo membro que vai depender de atenção e cuidado. Por isso, antes de procurar gatos para adotar, é fundamental buscar informações sobre adoção e o processo de adaptação do seu novo amiguinho. O Adota Patas, a plataforma de adoção do Patas da Casa em parceria com a Aliança Internacional do Animal (AILA), é uma nova ferramenta para conseguir encontrar lares para bichinhos abandonados, em que o adotante recebe um suporte todo especial em todas as etapas do processo.

A gatinha Lua foi o primeiro pet adotado por meio do Adota Patas. A Leticia Candelaria contou como foi essa experiência. Se você tem curiosidade para saber como adotar um gato, vem que a gente te conta tudo sobre o assunto!

Por que adotar gato?

Para quem procura a companhia de um pet que seja mais tranquilo e independente, adotar gato é uma das melhores opções. Além de serem grandes amigos dos humanos, os felinos conseguem se virar muito bem sozinhos no dia a dia e são super higiênicos. Para Leticia, isso contou muito na hora de decidir adotar gato: “Queria muito a companhia de um bichinho e gato é muito fácil de cuidar, sem falar que é super independente. Para mim, que moro sozinha, foi o ideal”.

Além da praticidade, o que não faltam são motivos para adotar gato. Poucas pessoas sabem, mas os felinos têm um poder calmante sobre os humanos - quem já ouviu um gato ronronar provavelmente sabe do que estamos falando. Além disso, é muito fácil agradar os bichanos e existem vários gatinhos abandonados que estão à procura de um lar. Adote um gato e você verá que esses animais são parceiros incríveis que estão sempre ao lado de sua família! “É uma troca maravilhosa. A gente faz bem ao pet e ele faz bem a nós”, complementa a nova tutora.

“Quero adotar um gato”: como é essa experiência?

Quem está a procura de gatos para adotar normalmente tem muita curiosidade para saber como é o processo de adoção e de adaptação de um bichano na casa nova. Para Leticia, a experiência foi incrível: “Fiquei muito feliz em poder proporcionar para ela um lar e um ambiente de muito amor”. Ainda assim, alguns cuidados foram necessários para receber a nova residente: “Tive que fazer a instalação de telas de proteção em todas as janelas e terraços do apartamento”.

Lua, a gatinha adotada, tem aproximadamente 1 ano de idade e estava disponível para adoção no Adota Patas, onde é possível acessar um pequeno perfil com as principais características de cada pet. Isso ajuda o potencial adotante a entender melhor o comportamento de cada um para decidir quais são os melhores gatos para adotar de acordo com o perfil e rotina individual. "A Lua foi muito além das minhas expectativas. Sempre ficou muito grudada em mim, mesmo no primeiro dia que estava assustada. Foi bem fácil a adaptação, ela é uma gatinha extremamente dócil e companheira”, conta Leticia.

Ao adotar gato, a responsabilidade também aumenta. Embora a instalação de telas de proteção seja importante, existem outros pontos que precisam de atenção: “Apesar de ser bem simples de cuidar, tenho consciência de que a vida da Lua depende de mim. Minha maior responsabilidade é o bem-estar dela. Proporcionar uma boa alimentação, limpeza, atividades, carinho e amor. Cuidar para que ela se sinta bem e evitar tudo que pode ser motivo de estresse”.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Adotar gato demanda muitas responsabilidades e mudanças na rotina
    Adotar gato demanda muitas responsabilidades e mudanças na rotina

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Onde adotar um gato? O Adota Patas é uma das possibilidades!

    Para quem sempre sonhou em ter um gatinho para chamar de seu, uma das maiores dúvidas que pode surgir é onde adotar gatos. Felizmente, existem vários lugares que trabalham com o resgate e adoção de animais. Além de ongs e protetores de animais, hoje já existe a possibilidade de adotar um bichinho de estimação pela internet. Esse foi o caso de Leticia, que adotou a gata Lua pelo site do Adota Patas . 

    “Conheci o Adota Patas pelo Instagram. O processo de adotar gato foi fácil e cuidadoso, e eu senti a devida preocupação do projeto e da AILA em conhecer bem os adotantes e se certificar que é um espaço seguro para o pet”, conta a nova tutora. Esse, inclusive, foi um dos grandes motivos para Leticia optar por esse estilo de adoção, mas não o único: “Além de toda a atenção, o Adota Patas disponibiliza a castração, exame de FIV/FELV negativo e grande parte da vacinação. Com certeza recomendo para outras pessoas”.

    O que saber antes de adotar um gato? Veja algumas dicas!

    Se você é uma daquelas pessoas que já tem certeza de que “quero adotar um gato filhote ou adulto”, deve estar se perguntando quais devem ser os preparativos e cuidados para receber um felino em casa. Para começar, é importante ter em mente que ter um bichinho de estimação também exige um planejamento financeiro, afinal, o animal vai demandar gastos com ração, higiene, vacinas e consultas veterinárias. Outros objetos pessoais também entram nessa lista: caixa de areia para gatos (bem como a areia em si), brinquedos, arranhadores, caminhas, fontes de água para gatos e comedouros. 

    Por isso, antes de resolver adotar gato, é bom colocar todos esses custos em um papel para ter certeza de que você poderá oferecer tudo que seu amigo precisa para ter uma boa qualidade de vida. A adoção animal é um ato de amor, mas que deve ser feita de forma consciente e responsável.

    Adote um gato: veja o passo a passo da adoção pelo Adota Patas

    O Adota Patas é uma iniciativa que surgiu para facilitar o processo de adoção animal, ajudando cachorrinhos e gatinhos abandonados a encontrarem um lar de maneira muito mais prática. Todo o processo é feito com instituições parceiras, como a AILA. Para saber como adotar gato ou cachorro, é só seguir o passo a passo abaixo:

    1) Acesse o site http://www.adotapatas.com.br/ ;

    2) Se apaixonou por um gatinho ou cachorro? Você deve se cadastrar e preencher um formulário que vai nos ajudar a conhecer melhor o que busca e sua rotina de vida;

    3) Com base no formulário preenchido, inicia-se um processo seletivo mediado pela ong parceira. O formulário também pode ajudar a encontrar pets que se adequam melhor ao que o possível adotante procura;

    4) Se estiver tudo certo e a instituição constatar que você está apto para a adoção, é só se preparar para receber um novo amiguinho de quatro patas em casa!

    Redação: Juliana Melo

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Próxima matéria

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Você está pronta para ser
    Adoção

    Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

    Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa
    Adoção

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

    A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. 

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?
    Adote um animal

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Lulu da Pomerânia branco, preto, laranja… essas são as cores mais comuns do famoso Spitz Alemão. A raça de cachorro pequeno e peludo é uma das mais queridinhas por sua aparência fofa e personalidade encantadora. Na hora de adotar um Lulu da Pomerânia, muitas pessoas optam pelo Spitz preto ou pelas cores mais tradicionais. Mas você sabia que a quantidade de cores possíveis para a raça vai muito além dessas? 

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem
    Adote um animal

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

    O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?
    Adote um animal

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?

    O  Yorkshire  é uma das raças mais amadas e queridas entre os brasileiros. O filhote de Yorkshire então, nem se fala! Mas não importa qual seja a idade, a raça tem um tamanho bastante compacto, e por isso o cãozinho é considerado a companhia perfeita para quem mora em apartamentos e lugares pouco espaçosos. Além do mais, a personalidade do Yorkshire Terrier também tem várias qualidades: ele é amável, carinhoso e apegado com a família. 

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?
    Adote um animal

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?

    O Husky Siberiano é aquele cachorrinho charmoso que já encanta a todos logo de cara por causa da sua aparência elegante e imponente, que é muito semelhante a um lobo. Mas sabia que por trás da pelagem felpuda e olhos penetrantes, a raça também tem uma personalidade muito cativante? Apesar de ser um cachorro teimoso (especialmente quando não há adestramento), o Husky Siberiano se dá muito bem com os humanos, é inteligente, apegado aos donos, e ao mesmo tempo independente.

    Ver Todas >