Adotar gato é algo que muda a vida de qualquer pessoa. Mas já parou para pensar como ocorre o processo de adoção e como são os primeiros dias de um gatinho em casa? São muitas mudanças na rotina da família, afinal, é um novo membro que vai depender de atenção e cuidado. Por isso, antes de procurar gatos para adotar, é fundamental buscar informações sobre adoção e o processo de adaptação do seu novo amiguinho. O Adota Patas, a plataforma de adoção do Patas da Casa em parceria com a Aliança Internacional do Animal (AILA), é uma nova ferramenta para conseguir encontrar lares para bichinhos abandonados, em que o adotante recebe um suporte todo especial em todas as etapas do processo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A gatinha Lua foi o primeiro pet adotado por meio do Adota Patas. A Leticia Candelaria contou como foi essa experiência. Se você tem curiosidade para saber como adotar um gato, vem que a gente te conta tudo sobre o assunto!

Por que adotar gato?

Para quem procura a companhia de um pet que seja mais tranquilo e independente, adotar gato é uma das melhores opções. Além de serem grandes amigos dos humanos, os felinos conseguem se virar muito bem sozinhos no dia a dia e são super higiênicos. Para Leticia, isso contou muito na hora de decidir adotar gato: “Queria muito a companhia de um bichinho e gato é muito fácil de cuidar, sem falar que é super independente. Para mim, que moro sozinha, foi o ideal”.

Além da praticidade, o que não faltam são motivos para adotar gato. Poucas pessoas sabem, mas os felinos têm um poder calmante sobre os humanos - quem já ouviu um gato ronronar provavelmente sabe do que estamos falando. Além disso, é muito fácil agradar os bichanos e existem vários gatinhos abandonados que estão à procura de um lar. Adote um gato e você verá que esses animais são parceiros incríveis que estão sempre ao lado de sua família! “É uma troca maravilhosa. A gente faz bem ao pet e ele faz bem a nós”, complementa a nova tutora.

“Quero adotar um gato”: como é essa experiência?

Quem está a procura de gatos para adotar normalmente tem muita curiosidade para saber como é o processo de adoção e de adaptação de um bichano na casa nova. Para Leticia, a experiência foi incrível: “Fiquei muito feliz em poder proporcionar para ela um lar e um ambiente de muito amor”. Ainda assim, alguns cuidados foram necessários para receber a nova residente: “Tive que fazer a instalação de telas de proteção em todas as janelas e terraços do apartamento”.

Lua, a gatinha adotada, tem aproximadamente 1 ano de idade e estava disponível para adoção no Adota Patas, onde é possível acessar um pequeno perfil com as principais características de cada pet. Isso ajuda o potencial adotante a entender melhor o comportamento de cada um para decidir quais são os melhores gatos para adotar de acordo com o perfil e rotina individual. "A Lua foi muito além das minhas expectativas. Sempre ficou muito grudada em mim, mesmo no primeiro dia que estava assustada. Foi bem fácil a adaptação, ela é uma gatinha extremamente dócil e companheira”, conta Leticia.

Ao adotar gato, a responsabilidade também aumenta. Embora a instalação de telas de proteção seja importante, existem outros pontos que precisam de atenção: “Apesar de ser bem simples de cuidar, tenho consciência de que a vida da Lua depende de mim. Minha maior responsabilidade é o bem-estar dela. Proporcionar uma boa alimentação, limpeza, atividades, carinho e amor. Cuidar para que ela se sinta bem e evitar tudo que pode ser motivo de estresse”.


Adotar gato demanda muitas responsabilidades e mudanças na rotina
Adotar gato demanda muitas responsabilidades e mudanças na rotina

Onde adotar um gato? O Adota Patas é uma das possibilidades!

Para quem sempre sonhou em ter um gatinho para chamar de seu, uma das maiores dúvidas que pode surgir é onde adotar gatos. Felizmente, existem vários lugares que trabalham com o resgate e adoção de animais. Além de ongs e protetores de animais, hoje já existe a possibilidade de adotar um bichinho de estimação pela internet. Esse foi o caso de Leticia, que adotou a gata Lua pelo site do Adota Patas . 

“Conheci o Adota Patas pelo Instagram. O processo de adotar gato foi fácil e cuidadoso, e eu senti a devida preocupação do projeto e da AILA em conhecer bem os adotantes e se certificar que é um espaço seguro para o pet”, conta a nova tutora. Esse, inclusive, foi um dos grandes motivos para Leticia optar por esse estilo de adoção, mas não o único: “Além de toda a atenção, o Adota Patas disponibiliza a castração, exame de FIV/FELV negativo e grande parte da vacinação. Com certeza recomendo para outras pessoas”.

O que saber antes de adotar um gato? Veja algumas dicas!

Se você é uma daquelas pessoas que já tem certeza de que “quero adotar um gato filhote ou adulto”, deve estar se perguntando quais devem ser os preparativos e cuidados para receber um felino em casa. Para começar, é importante ter em mente que ter um bichinho de estimação também exige um planejamento financeiro, afinal, o animal vai demandar gastos com ração, higiene, vacinas e consultas veterinárias. Outros objetos pessoais também entram nessa lista: caixa de areia para gatos (bem como a areia em si), brinquedos, arranhadores, caminhas, fontes de água para gatos e comedouros. 

Por isso, antes de resolver adotar gato, é bom colocar todos esses custos em um papel para ter certeza de que você poderá oferecer tudo que seu amigo precisa para ter uma boa qualidade de vida. A adoção animal é um ato de amor, mas que deve ser feita de forma consciente e responsável.

Adote um gato: veja o passo a passo da adoção pelo Adota Patas

O Adota Patas é uma iniciativa que surgiu para facilitar o processo de adoção animal, ajudando cachorrinhos e gatinhos abandonados a encontrarem um lar de maneira muito mais prática. Todo o processo é feito com instituições parceiras, como a AILA. Para saber como adotar gato ou cachorro, é só seguir o passo a passo abaixo:

1) Acesse o site http://www.adotapatas.com.br/ ;

2) Se apaixonou por um gatinho ou cachorro? Você deve se cadastrar e preencher um formulário que vai nos ajudar a conhecer melhor o que busca e sua rotina de vida;

3) Com base no formulário preenchido, inicia-se um processo seletivo mediado pela ong parceira. O formulário também pode ajudar a encontrar pets que se adequam melhor ao que o possível adotante procura;

4) Se estiver tudo certo e a instituição constatar que você está apto para a adoção, é só se preparar para receber um novo amiguinho de quatro patas em casa!

Redação: Juliana Melo