O gato Persa é uma das raças mais populares que existe. O que não faltam são motivos para isso: o bichano é uma ótima companhia para todos os momentos,  muito carinhoso e tem uma personalidade amigável. Por outro lado, antes de comprar ou adotar um gatinho desta raça, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a saúde do gato Persa. O que nem todo mundo sabe é que essa raça pode desenvolver vários problemas  ao longo da vida, alguns adquiridos e outros de origem genética. 

Gatos braquicefálicos: o focinho achatado pode dificultar a respiração do animal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato Persa faz parte do grupo de gatos braquicefálicos. Isso quer dizer que o focinho da raça é pequeno e achatado, tendo uma anatomia diferente de outros felinos. Como o nariz é mais curto, a passagem nasal - isto é, por onde o ar passa - também é menor, e o animal acaba ficando mais sensível às variações de temperatura e umidade. Isso também prejudica a entrada de ar, ocasionando em dificuldades respiratórias. Todos esses fatores juntos explicam porque o gato Persa é considerado mais “preguiçoso” do que outras raças: na verdade ele só é menos ativo por causa das limitações que sofre devido ao formato do focinho.

Problemas odontológicos também são comuns no gato Persa

A anatomia do gato da raça Persa não prejudica somente a respiração do animal, como também a oclusão dentária. Isso acontece por causa do formato do crânio, que não permite que os dentes fiquem alinhados corretamente. O Persa pode ter mais dificuldade para se alimentar e digerir o alimento do que outras raças. Além disso, a má oclusão também favorece o acúmulo de tártaro no dente do gato, por isso as visitas a um veterinário especializado em odontologia devem ser mais frequentes.


Gatos braquicefálicos: o focinho achatado do gato Persa prejudica sua respiração
Gatos braquicefálicos: o focinho achatado do gato Persa prejudica sua respiração

Persa: gato pode sofrer com a cardiomiopatia hipertrófica felina

A cardiomiopatia hipertrófica felina é um doença cardíaca de origem genética que acomete algumas raças específicas, como o gato Persa. Essa patologia é caracterizada pelo desenvolvimento excessivo do músculo do coração, o que na prática significa que o órgão começa a bombear o sangue com mais força que o considerado normal. É um quadro que muitas vezes é silencioso, e o diagnóstico preventivo é feito com testes genéticos, aferição da pressão arterial e eco cardiograma. Os exames devem ser feitos no gato Persa filhote para identificar se o animal tem a doença ou não.

Gato da raça Persa tem predisposição a desenvolver problemas oculares

O glaucoma felino está entre os principais problemas oculares que afetam o gato Persa. O quadro consiste no aumento da pressão intraocular e degeneração do nervo óptico, que pode até deixar o gato cego se o quadro não for tratado adequadamente. Geralmente, um dos principais sintomas da doença é a opacidade da córnea. O tratamento deve ser feito com colírios antiglaucomatosos prescritos por um especialista. Além do glaucoma, outros possíveis problemas no olho do gato são a lacrimação excessiva (epífora congênita) e quando os cílios nascem invertidos para dentro da pálpebra (entrópio).

Gato Persa: atenção para doenças renais, dermatites e displasia de quadril

Assim como a maioria dos felinos, o gato da raça Persa também pode sofrer com doenças renais, como os rins policísticos. Trata-se de uma condição caracterizada pelo desenvolvimento de cistos nos órgãos renais. Esses cistos podem crescer e se multiplicar rapidamente, com possibilidade do quadro evoluir para uma insuficiência renal. Além disso, problemas como dermatites e displasia do quadril também são comuns na raça, e por isso é importante observar qualquer mudança no corpo ou comportamento do pet.

Redação: Juliana Melo