close
Raças

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

Atualizado · 18 de maio de 2022 · 18h53

Publicado · 18/05/2022 · 18h52

O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

Quer conhecer melhor a personalidade e temperamento da raça Pitbull? Você pode se surpreender! Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre a convivência com o cachorro!

O cachorro Pitbull é um animal dócil e que não tem nada a ver com a fama agressiva que o acompanha
O cachorro Pitbull é um animal dócil e que não tem nada a ver com a fama agressiva que o acompanha

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Cachorro Pitbull é muito obediente, brincalhão e afetuoso

Contrariando os estereótipos, o Pitbull Terrier é uma grata surpresa para qualquer família. Ele é um cachorro amável e carinhoso que tem um enorme fascínio pelos humanos, se apegando com facilidade. Esse, inclusive, é um dos motivos porque o Pitbull não é uma das melhores opções de cão de guarda: ele confia muito nas pessoas, até mesmo quando são estranhos. Basta dar um pouquinho de atenção e carinho que o cachorro logo se desfaz dessa postura “imponente” que tantos temem.

O Pitbull “Monster” - como também é chamado -, tem uma personalidade dócil, gentil e muito obediente. Com uma grande inteligência e vontade de agradar, o cãozinho não é difícil de ser adestrado e, se for bem treinado, tem tudo para ser um excelente companheiro dos tutores. Ele também gosta de brincar e precisa ser estimulado frequentemente.

O American Pitbull Terrier pode ser bastante territorialista, mas não tende a ser agressivo

Apesar de ter várias qualidades, o Pitbull Terrier pode ter alguns defeitos incômodos. A raça é conhecida por ser territorialista, e o comportamento tende a ser ainda pior se o cachorro for macho e não castrado. Por isso, é importante impor limites desde cedo, mesmo que ele não seja um animal necessariamente agressivo.

O Pitbull Terrier também requer certa atenção, então o tutor precisa estar disposto a dedicar parte do seu tempo para brincar e satisfazer as necessidades do pet. Caso contrário, os latidos de cachorro, que costumam ser naturalmente altos, se tornam um outro problema na convivência.

Raça Pitbull se dá bem com crianças e humanos, mas não tanto com outros pets

Acredite se quiser, o Pitbull é uma das melhores raças de cachorro para famílias com crianças! Esses cães até são conhecidos como “cachorros-babás” por conta da sua afinidade com os pequenos. Além de paciente, eles brincam e se divertem ao lado dos menores e por isso são altas as chances de o Pitbull virar melhor amigo de uma criança. Mas, claro, é bom supervisionar as brincadeiras, principalmente quando se trata de uma criança muito pequena e que não tem muita noção de limites. Com humanos - inclusive estranhos -, o pet também é bem receptivo.

Por outro lado, o American Pitbull Terrier não é tão amigável com outros cães e animais de estimação no geral, como gatos. Eles preferem mesmo o contato humano, mas para não haver nenhum tipo de problema - especialmente se você tem mais de um bichinho em casa -, é necessário socializar o cachorro Pitbull desde pequeno.

Comportamento do Pitbull Terrier vai depender do modo como ele é criado

Já deu para perceber que de perigoso o Pitbull não tem nada, né? A raça tem tudo para ser dócil e mansa, só que isso vai depender principalmente da criação que cada animal recebe em casa. Ou seja, o tutor é o grande responsável pelo comportamento do Pitbull. Se o cachorro for tratado com brutalidade e agressão, provavelmente aprenderá a reagir dessa mesma forma. Já se ele for criado com estímulos positivos, dificilmente vai ter qualquer reação violenta.

Por isso, o tutor deve saber como fazer o adestramento da raça para evitar comportamentos indesejados. A técnica de recompensar o animal com petiscos, carinhos e elogios é muito bem-vinda, por exemplo. Já punições, castigos e/ou brigar com o animal está fora de cogitação, ou pode ensiná-lo o “errado”.

Também recomenda-se a socialização do filhote de Pitbull desde cedo, para que o cão aprenda a conviver em harmonia com diferentes pessoas e animais. Além disso, não esqueça de brincar com o cachorro Pitbull e dar bastante atenção, pois ele precisa gastar um alto nível de energia e se sentir querido.

Redação: Juliana Melo 

Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

Próxima matéria

Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
Pequenos

Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
Raças

Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça
Raças

Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

O cão Setter Irlandês é, sem dúvidas, uma das raças mais bonitas e amigáveis que existem. Com uma pelagem ruiva, longa, brilhante e sedosa, este é um cachorro que chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços incríveis deste cãozinho. Quer conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? 

Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
Grandes

Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

Ver Todas >

Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza
Adote um animal

Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza

O gato de Pelo Curto Inglês - também chamado de gato British Shorthair - é uma raça de gato cinza encantadora (mas que pode ser encontrada em outras cores)! Além da aparência exuberante e felpuda, o bichano tem várias qualidades que fazem dele um bichinho de estimação único. Não é à toa que, apesar da origem inglesa, o gato de Pelo Curto Inglês conquistou a simpatia de muitos gateiros ao redor do mundo.

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco
Adote um animal

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo
Adote um animal

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. 

100 dicas de nomes para gatos brancos
Adote um animal

100 dicas de nomes para gatos brancos

A hora de escolher um bom nome para gatos (branco ou de qualquer outra cor) é sempre muito delicada. Afinal, essa é uma denominação que vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida! Portanto, a decisão deve ser pensada com muita cautela para depois não haver nenhum arrependimento (as trocas constantes podem acabar confundindo a cabeça do bichano e por isso devem ser evitadas).

Ver Todas >