O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!
Quer conhecer melhor a personalidade e temperamento da raça Pitbull? Você pode se surpreender! Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre a convivência com o cachorro!

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Cachorro Pitbull é muito obediente, brincalhão e afetuoso
Contrariando os estereótipos, o Pitbull Terrier é uma grata surpresa para qualquer família. Ele é um cachorro amável e carinhoso que tem um enorme fascínio pelos humanos, se apegando com facilidade. Esse, inclusive, é um dos motivos porque o Pitbull não é uma das melhores opções de cão de guarda: ele confia muito nas pessoas, até mesmo quando são estranhos. Basta dar um pouquinho de atenção e carinho que o cachorro logo se desfaz dessa postura “imponente” que tantos temem.
O Pitbull “Monster” - como também é chamado -, tem uma personalidade dócil, gentil e muito obediente. Com uma grande inteligência e vontade de agradar, o cãozinho não é difícil de ser adestrado e, se for bem treinado, tem tudo para ser um excelente companheiro dos tutores. Ele também gosta de brincar e precisa ser estimulado frequentemente.
O American Pitbull Terrier pode ser bastante territorialista, mas não tende a ser agressivo
Apesar de ter várias qualidades, o Pitbull Terrier pode ter alguns defeitos incômodos. A raça é conhecida por ser territorialista, e o comportamento tende a ser ainda pior se o cachorro for macho e não castrado. Por isso, é importante impor limites desde cedo, mesmo que ele não seja um animal necessariamente agressivo.
O Pitbull Terrier também requer certa atenção, então o tutor precisa estar disposto a dedicar parte do seu tempo para brincar e satisfazer as necessidades do pet. Caso contrário, os latidos de cachorro, que costumam ser naturalmente altos, se tornam um outro problema na convivência.
Raça Pitbull se dá bem com crianças e humanos, mas não tanto com outros pets
Acredite se quiser, o Pitbull é uma das melhores raças de cachorro para famílias com crianças! Esses cães até são conhecidos como “cachorros-babás” por conta da sua afinidade com os pequenos. Além de paciente, eles brincam e se divertem ao lado dos menores e por isso são altas as chances de o Pitbull virar melhor amigo de uma criança. Mas, claro, é bom supervisionar as brincadeiras, principalmente quando se trata de uma criança muito pequena e que não tem muita noção de limites. Com humanos - inclusive estranhos -, o pet também é bem receptivo.
Por outro lado, o American Pitbull Terrier não é tão amigável com outros cães e animais de estimação no geral, como gatos. Eles preferem mesmo o contato humano, mas para não haver nenhum tipo de problema - especialmente se você tem mais de um bichinho em casa -, é necessário socializar o cachorro Pitbull desde pequeno.
Comportamento do Pitbull Terrier vai depender do modo como ele é criado
Já deu para perceber que de perigoso o Pitbull não tem nada, né? A raça tem tudo para ser dócil e mansa, só que isso vai depender principalmente da criação que cada animal recebe em casa. Ou seja, o tutor é o grande responsável pelo comportamento do Pitbull. Se o cachorro for tratado com brutalidade e agressão, provavelmente aprenderá a reagir dessa mesma forma. Já se ele for criado com estímulos positivos, dificilmente vai ter qualquer reação violenta.
Por isso, o tutor deve saber como fazer o adestramento da raça para evitar comportamentos indesejados. A técnica de recompensar o animal com petiscos, carinhos e elogios é muito bem-vinda, por exemplo. Já punições, castigos e/ou brigar com o animal está fora de cogitação, ou pode ensiná-lo o “errado”.
Também recomenda-se a socialização do filhote de Pitbull desde cedo, para que o cão aprenda a conviver em harmonia com diferentes pessoas e animais. Além disso, não esqueça de brincar com o cachorro Pitbull e dar bastante atenção, pois ele precisa gastar um alto nível de energia e se sentir querido.
Redação: Juliana Melo
