Indisciplinados, cheios de energia e com fofura de sobra, os primeiros meses do cachorro filhote são momentos de muita novidade para os tutores e para os animais. Entre tantas dúvidas sobre alimentação, cuidados e saúde, os papais de pet se preocupam com várias questões na hora do primeiro banho em cachorro. Quando posso dar o primeiro banho no filhote? Quais produtos devo usar? Posso secar o meu animal com o secador? Pensando nisso, separamos um guia com 5 passos para o primeiro banho do cachorro filhote. Confere aí! 

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1º passo - Reúna os produtos, como o shampoo para cachorro

Reúna tudo que você vai precisar e atente-se à escolha dos produtos essenciais para dar banho em cachorro, como toalha, shampoo, sabonete, secador, itens necessários para escovar os dentes do cachorro, escova específica para o pelo do seu pet e um snack. Especialistas indicam que o primeiro banho em cachorro filhote seja dado depois de 2 ou 3 meses de vida do animal, já que antes disso, os bebês ainda são muito sensíveis a temperaturas. Além disso, é importante que o primeiro banho seja dado em casa, pois os filhotes não estão com o ciclo vacinal completo, ou seja, não estão imunizados completamente, e ficam mais suscetíveis a possíveis doenças.

Tenha em mente que a escolha desses produtos deve ser específica para cada tipo de pet. Por exemplo, na hora de escolher shampoo para cachorro, fatores como a raça, idade e condições de saúde não devem ser deixados de lado. Se seu animal tem algum tipo de alergia, outra dica para o banho é optar por um sabonete que seja de enxofre, que possui ação antibacteriana e antifúngica, aliviando os sintomas de irritação e inflamação na pele.

Cachorro Yorkshire molhado depois do banho

2º passo - A água do banho de cachorro deve estar em temperatura morna

Se o seu cachorro sente frio facilmente, escolha um lugar que não corra vento para a hora do banho. A temperatura da água deve ser morninha, então se for dado em banheira, cuidado para não esquentar demais a água. Antes de molhar o animal, use um algodão no ouvido do cachorro para não correr risco de entrar água e gerar alguma inflamação ou incômodo. Depois de seguir todas essas dicas, espalhe o shampoo por todo o corpo do animal, deixe agir por alguns minutos e enxágue bastante. Se a pelagem do seu pet for maior, também é indicado o uso de condicionador para facilitar na hora de desembaraçar.

3º passo - Hora de secar o cachorro!

Essa é uma das etapas mais importantes durante o banho. Secar o animal corretamente evita a proliferação de fungos na pele do cachorro e o surgimento de doenças. Por isso, além de usar uma toalha para retirar o excesso de água, você pode utilizar um secador de pelo para garantir que o animal fique completamente seco. Assegure-se que o vento do secador esteja frio e que não fique muito perto da pele do animal. Escolha um local seguro, para que o cachorro não corra o risco de pular e se machucar. Se o pet demonstrar sinais de nervosismo, distribua elogios e carinhos para mostrar que está tudo bem.

4º passo - Escove os pelos do cachorro para finalizar o banho

Agora é o momento de cuidar das madeixas! Se o seu pet tiver a pelagem média ou longa, o ideal é escolher uma escova de pinos para desembaraçar os pelos. Se for um cachorro de pelo curto,  a escova de cerdas é mais indicada para escovações mais leves. Para a finalização de animais com pelagem maior, é importante finalizar a lavagem com o condicionador, para que os pelos fiquem mais sedosos e brilhantes. Para cachorros mais sensíveis, o ideal é passar o produto apenas nos fios.

5º passo - Dê um petisco para o cachorro como recompensa

Depois de todo o passo a passo para banho em cachorro filhote, é hora de premiar o peludo pelo bom comportamento. Com tantas opções de snacks no mercado, o ideal é escolher um petisco que além de delicioso, seja também nutritivo. Agora é só curtir o cheirinho delicioso do seu filhote!

Atenção! Não é recomendado dar banho toda semana em nossos pets, porque o excesso de banho remove a proteção natural dos pets contra fungos e bactérias, deixando mais propício a alergias e doenças dermatológicas.