Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como será que o sistema imunológico age, e como identificar que o animal precisa de ajuda? Será que remédio para aumentar a imunidade do cachorro é uma boa solução? Em que casos é indicado, e quais são as contra indicações destes medicamentos? Para sanar todas as dúvidas, o Patas da Casa preparou uma matéria completa sobre o assunto, veja!

Anatomia: conheça os principais órgãos do sistema imunológico canino

Entender um pouquinho da anatomia de cachorro é necessário quando vamos analisar os sistemas que integram o organismo dos pets. No caso do sistema imunológico canino, os principais componentes são órgãos, tecidos e células que, em conjunto, combatem agentes infecciosos. Toda a estrutura do sistema é dividida da seguinte maneira:

Linfa: a linfa circula pelos dutos linfáticos e é responsável por coletar o excesso de fluido intersticial, proteínas, gorduras e células brancas do sangue.

Gânglios linfáticos: também chamados de linfonodos, os gânglios linfáticos promovem a purificação dos fluidos coletados pela linfa para que eles voltem a circular nas veias.

Baço: o órgão atua na filtração do sangue, destruindo células sanguíneas antigas e produzindo células novas.

Células imunológicas: há vários tipos de células imunológicas, e cada uma delas exerce uma função específica para proteger o organismo. É a ação conjunta dessas moléculas que vão ajudar a afastar doenças. As células imunológicas são:

  • Linfócitos
  • Macrófagos
  • Células dendríticas
  • Neutrófilos
  • Basófilos
  • Eosinófilos

Os linfócitos são responsáveis por produzir anticorpos e pequenas proteínas capazes de se ligar ao antígeno (agente infeccioso), enquanto os macrófagos são células que absorvem o microrganismo invasor e o destroem em seu interior. Além disso, os macrófagos também atraem outras células do sistema imune para combater possíveis infecções. Já as células dendríticas têm uma função parecida com a dos macrófagos: elas ajudam a destruir agentes invasores e expõem uma parte deles em sua superfície, facilitando o “trabalho” para que as outras células imunológicas os destruam.

Os neutrófilos são as primeiras células que aparecem no local da infecção, e geralmente são bem abundantes. Por fim, os basófilos e eosinófilos têm menor proporção, mas têm uma participação importante em processos inflamatórios, alérgicos e do ataque a parasitas.


Como aumentar imunidade do cachorro: alimentação é uma das principais chaves para isso
Como aumentar imunidade do cachorro: alimentação é uma das principais chaves para isso

E como funciona o sistema imunológico dos cães?

O sistema imunológico do cachorro funciona impedindo que patógenos - isto é, organismos capazes de causar doenças - se espalhem pelo corpo. Trata-se de um mecanismo interno de defesa que age contra vírus, bactérias, protozoários e parasitas. O sistema imunológico se desenvolve à medida que o organismo é exposto a agentes estranhos (antígenos), mas nos filhotes a imunidade é inata. Isso significa que o sistema imunológico responde à invasão de microrganismos, mas não “guarda” isso na memória para se proteger contra eles futuramente. 

Além disso, os primeiros anticorpos dos filhotes de cachorro são adquiridos principalmente por meio da amamentação. São esses anticorpos que ajudam a proteger o animal nos primeiros meses de vida, enquanto o sistema imune ainda está em desenvolvimento.

Conforme o filhote cresce, ele inevitavelmente é exposto a novos antígenos, o que contribui para que o sistema imunológico se fortaleça. Nesse sentido, a imunidade do animal retém memória dos antígenos e se torna cada vez mais eficaz contra possíveis invasões de patógenos. 

Como aumentar imunidade do cachorro: o papel das vacinas

A vacina para cachorro segue essa mesma lógica de “ensinar” o organismo do animal a se proteger e combater determinadas doenças. Funciona da seguinte forma: as vacinas geralmente contêm células de patógenos enfraquecidos e em pouca quantidade, mas que são suficientes para estimular a produção de anticorpos e provocar uma resposta do corpo àquela doença. Isso garante a imunização do cão, mesmo que ele entre em contato com os antígenos depois.

É por esse motivo que a vacina para cachorro filhote e adulto é tão importante: é uma forma de evitar doenças perigosas, como a cinomose, parvovirose e hepatite canina. Mas é importante ter atenção e evitar atrasar a vacinação, pois isso pode comprometer todo o sistema imunológico do seu bichinho e deixá-lo exposto a problemas de saúde bem graves.

Cachorro com imunidade baixa: causas e riscos

O estresse contínuo geralmente é um dos grandes responsáveis pela baixa imunidade em cães. Várias situações podem deixar um cachorro estressado. Se ele passa muito tempo sozinho, não tem estímulos físicos e mentais suficientes, não gasta energia, não recebe atenção: tudo isso contribui para um quadro de estresse e ansiedade. 

Uma alimentação pobre em nutrientes também pode afetar a imunidade do cachorro, por isso a dica é sempre investir em uma ração de boa qualidade.  Além disso, várias doenças acabam comprometendo o sistema imunológico - especialmente doenças virais e autoimunes -, então sempre que suspeitar que seu doguinho está doente é fundamental procurar ajuda de um profissional.

Como identificar a imunidade baixa em cachorro?

Antes de saber como aumentar imunidade do cachorro, é necessário saber quais sinais que indicam que o animal está com o sistema imunológico fragilizado. O tutor deve prestar atenção em mudanças físicas e comportamentais do pet, como cansaço excessivo, falta de apetite e apatia. Como o cachorro com baixa imunidade fica mais vulnerável a doenças, ele também poderá apresentar sintomas específicos de alguma enfermidade. Em todo caso, a recomendação é levá-lo ao veterinário para check-ups regulares e sempre que houver a desconfiança de que há algo de errado com o animal.


O remédio para aumentar a imunidade do cachorro deve ser prescrito pelo veterinário
O remédio para aumentar a imunidade do cachorro deve ser prescrito pelo veterinário

Como aumentar a imunidade do cachorro? 6 dicas para levar para a vida!

1) Prática de atividades físicas. Quanto mais você estimula seu cãozinho a se movimentar, melhor fica a imunidade dele. Além de promover o bem-estar do animal, passear com cachorro e incentivá-lo a fazer exercícios físicos vem acompanhado de várias outras vantagens, como aumentar imunidade do cachorro.

2) Alimentação rica em nutrientes. Oferecer uma boa ração para cachorro é algo que, sem dúvidas, irá contribuir para uma boa imunidade. O alimento deve conter todos os componentes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, lipídios, fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas e minerais.

3) Petisco natural para cachorro. Inserir aperitivos naturais na dieta do seu dog é outra forma de como aumentar a imunidade do cachorro! Nesse caso, frutas para cachorro, bem como legumes e verduras, são super bem-vindos e trazem diversos benefícios para a saúde do seu amigo de quatro patas. 

4) Vacinação e vermifugação em dia. A vacina de cachorro, bem como o vermífugo, cumprem um papel importante na proteção do organismo animal e estimulam o sistema imunológico a combater doenças. Por isso, não esqueça de manter o calendário vacinal e a vermifugação atualizados!

5) Enriquecimento ambiental para cães. Como já foi dito, um cachorro entediado, ansioso ou estressado têm mais chances de ficar doente porque a imunidade baixa. Então além das atividades físicas fora de casa, vale apostar em brinquedos interativos para cachorro e em outras opções de enriquecimento ambiental.

6) Converse com um especialista. Se o seu cãozinho está com a imunidade enfraquecida, a sugestão é falar sobre isso com o médico veterinário do animal. Ele poderá indicar suplementos, vitaminas para cachorro e outros medicamentos que podem ajudar o seu amigo a fortalecer o sistema imunológico.

Remédio caseiro para aumentar a imunidade do cachorro funciona?

Muitas pessoas procuram alternativas naturais para melhorar o sistema imunológico canino, mas a dica é: fuja de receitas “milagrosas” da internet! Qualquer remédio para aumentar a imunidade do cachorro - seja ele caseiro ou não - deve ser orientado por um médico veterinário de confiança. Sem a devida orientação profissional, você pode acabar expondo o seu amigo de quatro patas a problemas ainda mais sérios, e é por isso que todo tipo de automedicação é totalmente contraindicada (mesmo que a intenção seja das melhores).

Por outro lado - e bem longe de remédios caseiros -, você pode oferecer quitutes naturais para o cãozinho de vez em quando, como falamos ali em cima. O quiabo aumenta a imunidade do cachorro, e existem vários outros alimentos que também melhoram o sistema imunológico, como o agrião, morango, caju e banana para cachorro.

Redação: Juliana Melo