Comportamento

Como acalmar um gato com medo de fogos?

Gato assustado por causa dos fogos? Veja como deixar o seu amigo mais tranquilo nessas ocasiões
Gato assustado por causa dos fogos? Veja como deixar o seu amigo mais tranquilo nessas ocasiões

Engana-se quem pensa que só os cães têm medo de fogos: os felinos também podem se sentir incomodados com o barulho. E com as festas de fim de ano se aproximando, os pais e mães de pet devem ficar ainda mais atentos a esse tipo de situação para evitar que o bichano fuja ou se machuque enquanto tenta se esconder dos fogos. Um gato assustado normalmente é bastante imprevisível e, portanto, é necessário saber como acalmar o seu amigo de quatro patas nessas horas. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Dá só uma olhada! 

Afinal, por que os gatos têm medo de fogos de artifício?

Se para nós o Réveillon é uma verdadeira festa que é sempre celebrada com muita alegria e emoção para receber o novo ano que se inicia; para os bichanos, esse dia pode ser um grande problema. Quando os fogos de artifício invadem os céus, o barulho assusta gato na maioria das vezes por um simples motivo: os felinos têm uma audição bastante apurada que é capaz de alcançar até 65.000Hz, enquanto que os humanos só ouvem em torno de 20.000Hz. Na prática, isso quer dizer que esses animais têm uma sensibilidade auditiva muito maior do que a nossa, e é por isso que barulhos muito estrondosos, como o dos fogos, pode acabar deixando o gato assustado.

Aprenda a identificar se o seu gato tem medo de fogos

Geralmente, é bem fácil de perceber um gato assustado, nervoso ou ansioso por causa do barulho dos fogos. Um dos primeiros sinais que o bichano emite é por meio da vocalização: os miados excessivos tomam conta da casa. Além disso, outros comportamentos felinos bastante comuns nessas situações são as orelhas voltadas para trás, o olhar preocupado e a busca incessante por esconderijos. Afinal, eles querem se proteger, né? Portanto, se nas festas de fim de ano o seu amigo de quatro patas reage desta forma é porque provavelmente seu gato tem medo de fogos, e é seu dever saber como acalmá-lo diante disso.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Se o gato tem medo de fogos, ele provavelmente vai tentar se esconder pela casa, como embaixo da cama
    Se o gato tem medo de fogos, ele provavelmente vai tentar se esconder pela casa, como embaixo da cama

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Como acalmar um gato que está assustado com os barulhos dos fogos?

    1) Não deixe o gato ter acesso à rua, e nem o deixe sozinho. A primeira atitude do seu gato ao ouvir os fogos, provavelmente, vai ser tentar fugir. Por isso, é importante evitar que ele tenha acesso à rua neste momento, ou o bichano pode acabar se perdendo. Mas atenção: nada de prender o animal com coleiras nem nada do tipo, ou ele pode acabar se machucando durante uma tentativa de fuga.

    2) Ligue a televisão ou coloque uma música para abafar o barulho dos fogos. Essa é a melhor forma de abafar o som que vem de fora, e também é uma boa forma de distrair o gatinho. Coloque em um canal que seja voltado para os pets ou então uma trilha sonora com sons da natureza para deixar o animal mais confortável. 

    3) Prepare um cantinho da casa para isolar o seu gato nessas ocasiões. É importante que o cômodo seja aconchegante e tenha alguns itens para o seu pet se distrair, como os brinquedos preferidos dele, nichos, prateleiras e a sua caminha, por exemplo. Você, inclusive, pode tentar brincar com o seu amigo para fazê-lo esquecer dos barulhos do lado de fora.

    4) Em hipótese nenhuma tente pegar o gato no colo. Como o bichano está passando por um momento de estresse, ele pode acabar te atacando sem querer. Respeite o espaço dele, mas não o deixe sozinho nesse momento. Seu amigo de quatro patas só precisa saber que está tudo bem e que o mundo não está acabando, de fato.

    5) Calmantes naturais para gatos podem ajudar. No caso de pets que têm um histórico de ansiedade, os calmantes naturais são uma boa opção, desde que tudo tenha sido conversado com o veterinário do animal.

    Redação: Juliana Melo

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano
    Cuidados

    Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano

    Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?
    Cuidados

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?

    Ter um gatinho em casa vai muito além da parte divertida. Isso porque, na prática, adotar um gato requer uma série de responsabilidades e cuidados com o seu novo amigo de quatro patas. Afinal de contas, você quer que ele tenha uma boa qualidade de vida, certo? Por isso, para cuidar de gato, alguns custos devem fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre isso e te ajudar a se planejar financeiramente, preparamos uma matéria com os principais gastos mensais de um gato. Confira!

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Como cuidar de gatos assustados: veja como acalmar o seu bichano!
    Cuidados

    Como cuidar de gatos assustados: veja como acalmar o seu bichano!

    Você sabe como cuidar de gatos medrosos? Ainda que sejam mais independentes que os cachorros, os felinos também precisam de uma atenção extra do dono em determinadas situações - e está é, certamente, uma delas. Um gato com medo e nervoso pode desenvolver problemas como estresse e ansiedade, além de ter mais tendência de fugir. Por isso, para evitar complicações e garantir uma rotina tranquila para o seu pet, preparamos uma matéria especial para você descobrir se o seu bichinho tem esse tipo de comportamento e qual a melhor maneira de acalmá-lo nessas horas. Vem conferir!

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >