Adestramento

Coleira de choque para cachorro: comportamentalista explica os perigos desse tipo de acessório

 Coleira de choque para cachorro é uma boa opção para o seu pet? Entenda!
Coleira de choque para cachorro é uma boa opção para o seu pet? Entenda!

Quando o assunto é adestramento de cães, existe uma série de acessórios que são conhecidos por facilitar o processo de aprendizado do seu amigo. Entre eles, está a coleira de choque para cachorro. O item, que é indicado para animais de todos os portes e tamanhos, possui um dispositivo que libera vibrações no pescoço do cão toda vez que é acionado pelo tutor. Justamente por isso, o uso desse tipo de coleira divide opiniões e ainda gera bastante polêmica entre os donos e adestradores, já que carrega a fama de causar sérios riscos à saúde dos cães. Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Dá uma olhada no que ela nos contou!

Entenda como funciona a coleira de choque para cachorro

Adestrar cachorro está longe de ser uma tarefa fácil, certo? Por esse motivo, é comum que alguns tutores recorram a itens ditos como facilitadores desse processo, como a coleira de choque. Mas será que você sabe como esse tipo de acessório funciona? De acordo com a veterinária Renata Bloomfield, o objetivo principal da coleira de choque para cachorro é bem simples: controlar o comportamento do animal. “A coleira conta com uma espécie de vibração, que vai desde oscilações baixas à fortes. Sendo assim, ela prepara o cão e faz com que ele associe os tremores aos movimentos indesejados”, explica. No entanto, é importante ter cuidado ao utilizar esse tipo de acessório, já que a intensidade da vibração pode assustar e até mesmo machucar o animal.

Coleira de choque: cachorro pode desenvolver problemas sérios de saúde

Muito se fala sobre a coleira de choque para cachorro, mas pouco se sabe sobre as consequências que o uso desse acessório pode trazer para o seu pet. Segundo Renata, o principal risco da coleira está ligado à intensidade dos tremores. “Dependendo da vibração, o item gera um estímulo na musculatura do animal, como uma espécie de corrente russa, que pode trazer consequências que variam de acordo com o organismo do cão”, afirma. Ela continua: “O tremor pode estimular a liberação do cortisol e, a longo prazo, pode influenciar diretamente na saúde do animal causando quadros de ansiedade, vômito e doenças de pele”.

Além disso, a especialista revela que o uso da coleira de choque para cachorro nem sempre é sinônimo de aprendizado para o seu amigo. “No momento, o tutor pode ter uma resposta rápida porque o animal não agirá de maneira indesejada devido ao medo das vibrações. No entanto, isso não significa que ele entenderá o motivo por trás daquela punição, o que pode fazer com que se torne um cão medroso e frustrado”, conta.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
     Além da coleira de choque para cachorro, existem outros métodos que podem ajudar no adestramento do seu amigo
    Além da coleira de choque para cachorro, existem outros métodos que podem ajudar no adestramento do seu amigo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    O adestramento de cães pode ser feito sem o uso do acessório 

    A coleira de choque para cachorro não é o único método para evitar os comportamentos indesejados do seu pet. Na verdade, Renata adianta: a chave para o sucesso está na educação e na orientação do animal. Por isso, é importante saber dialogar e, principalmente, entender as particularidades do seu cãozinho. “Um cachorro que late muito, por exemplo, pode ter o seu quadro intensificado com o uso de uma coleira de choque. Nesse caso, é importante descobrir o motivo por trás desse comportamento canino e buscar o melhor tratamento para o animal”, conta.

    Além disso, é fundamental que o cachorro entenda o significado por trás de cada comando do adestramento, desde o mais firme até aquele que indica um momento de lazer. Desta forma, o cachorro consegue compreender como deve se comportar, seja durante os passeios ou dentro de casa, o que evita a frustração e o estresse. Lembre-se: cabe a você educar o seu amigo com uma boa dose de amor e paciência! Assim, ele vai aprender aos poucos como deve agir em diferentes situações. 


    Redação: Úrsula Gomes

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Próxima matéria

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular
    Grandes

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular

    O Labrador é um dos cachorros mais dóceis e amigáveis que você vai encontrar por aí. Não é à toa que ele faz parte da lista dos animais de grande porte mais populares do mundo. Inteligente e focado, junto do Golden Retriever ele também é uma ótima opção para o trabalho de cão guia, auxiliando portadores de deficiência visual. Conviver com um Labrador e não se apaixonar por ele no dia a dia é praticamente impossível e, por isso, nós reunimos num mesmo lugar tudo o que você precisa saber sobre essa raça incrível aqui embaixo. Não importa se você já tem um deles para chamar de seu ou se está prestes filhote de Labrador: descubra mais a respeito dessa raça aqui!

    Portão para cachorro: entenda a importância desse acessório para a segurança e bem-estar do seu bichinho
    Cuidados

    Portão para cachorro: entenda a importância desse acessório para a segurança e bem-estar do seu bichinho

    Ter um bichinho de estimação é estar sempre preocupado com a sua segurança, saúde e bem-estar. É por isso que o portão para cachorro pode ser muito útil para os tutores, principalmente se o cãozinho é bagunceiro, destrói móveis ou tem sede de fuga. O acessório pode ser utilizado para delimitar o acesso do cachorro a determinados cômodos, evitar que subam e desçam escadas sem supervisão ou mesmo garantir que não vão sair para a rua no mínimo descuido.

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro
    Raças

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro

    O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Dócil, brincalhão e muio companheiro, o Cocker se da bem com crianças e outros animais. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro da raça Cocker, é importante conhecer as variações desse animal - Cocker Spaniel Inglês e Americano - e as suas principais características.

    Ver Todas >

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?
    Comportamento animal

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?

    Os felinos são animais misteriosos, elegantes e apaixonantes. Os gatos gigantes, além de carregarem todas essas virtudes, possuem o diferencial de serem enormes - muitas vezes podendo pesar mais de 10kgs. As raças de gato gigante despertam muitas curiosidades nas pessoas, principalmente sobre o comportamento desses grandes pets. Afinal de contas, se você pretende ter um gato gigante como seu novo amigo, é importante saber como será seu temperamento. 

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa
    Comportamento animal

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa

    Muitos tutores se perguntam como ensinar truques para cachorro, mas acabam desistindo no meio do caminho. De fato, esse é um processo que requer muita paciência, persistência e firmeza na hora de repassar os comandos para os cães, mas aqui vai um spoiler: todo o esforço vale muito a pena! Os truques para cachorro são uma ótima forma de estimular a mente do seu doguinho, educá-lo e até de melhorar a comunicação entre vocês. 

    Gatos escolhem seus donos?
    Comportamento animal

    Gatos escolhem seus donos?

    Adotar gato é sempre um lindo ato de amor e carinho. Mas muitas vezes os tutores dizem que não foram eles que escolheram o gato, mas sim que “um gato me adotou”. Às vezes ele aparece na sua porta, invade sua casa ou te segue na rua. E vamos combinar que é impossível não se apaixonar por um bichano com olhar pidão, né?! Os gatos são únicos e têm comportamentos muito peculiares, o que fazem deles ótimas companhias.   

    Gato morde para demonstrar carinho?
    Comportamento animal

    Gato morde para demonstrar carinho?

    Seu gato morde quando você faz carinho nele? Se a resposta for sim, então você provavelmente já se questionou por que os gatos mordem e qual é o significado dessas mordidinhas. Muitas pessoas têm dúvidas se o comportamento é sinônimo de afeto ou não, já que os felinos costumam expressar seus sentimentos de forma diferente do que estamos habituados. Eles são mais sutis, delicados e às vezes acabam sendo mal interpretados. 

    Ver Todas >