A coleira antipulgas é um acessório que faz toda a diferença na vida de quem tem um ou mais cães. Mas você sabia que existem produtos que, além de combater as pulgas, também ajudam a afastar outros problemas indesejados, como carrapatos e mosquitos? É aí que entra a coleira contra leishmaniose! Para quem não sabe, a leishmaniose canina é uma doença transmitida pelo mosquito-palha considerada muito perigosa e que pode debilitar bastante a saúde do animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

E qual a diferença entre a coleira antipulgas e a coleira para leishmaniose? O produto antipulgas para cachorro também protege contra outros perigos? Veja um comparativo entre os dois acessórios e outras informações importantes!

Coleira antipulgas x coleira leishmaniose: qual a diferença?

Toda coleira contra leishmaniose tem ação contra pulgas, mas nem toda coleira antipulgas tem ação contra o mosquito transmissor da leishmaniose. Essa é a principal diferença entre os dois acessórios. Vale lembrar também que existem as coleiras antipulgas e carrapatos, mas que nem sempre funcionam como repelente de mosquitos. Para saber se é uma coleira para leishmaniose ou não, é importante verificar a embalagem do produto e/ou ler atentamente a descrição nos sites de compra.

Na prática, o que muda é o princípio ativo utilizado em cada coleira. Leishmaniose canina, pulgas e carrapatos são combatidos da seguinte forma: ao ser colocado em volta do pescoço do animal, o acessório libera uma substância tóxica para os parasitas que é espalhada por todo o corpo. Além de matar as pulgas e carrapatos existentes, a coleira também possui efeito repelente, evitando que novos incômodos surjam. Cada coleira antipulgas, carrapatos e leishmaniose possui um tempo de duração, que é determinado pelo fabricante do produto.

Qual a melhor coleira contra leishmaniose?

Existem vários modelos de coleira antipulgas que também protegem o cachorro contra a leishmaniose visceral canina. O preço costuma depender do tempo de proteção que cada acessório oferece: quanto maior for a durabilidade, mais caro será. Em contrapartida, quando é alta a proteção da coleira antipulgas, cachorro fica protegido por um período muito maior.

Por isso, para determinar qual é a melhor coleira leishmaniose, é preciso levar em consideração as necessidades do seu animal de estimação e o orçamento disponível para isso. Caso você queira investir nesse tipo de coleira somente para uma viagem, por exemplo, não há tanta necessidade de proteção a longo prazo; mas se você mora em uma região com muitos casos de leishmaniose, deve considerar comprar um produto mais duradouro.


Muitas coleiras antipulgas também funcionam como repelente do mosquito-palha
Muitas coleiras antipulgas também funcionam como repelente do mosquito-palha

4 informações que todo tutor deve saber antes de adquirir a coleira leishmaniose

1) A coleira contra leishmaniose é indicada, principalmente, para regiões endêmicas e com maior propagação de mosquito-palha. Normalmente são lugares úmidos e com muita vegetação em volta.

2) Antes de comprar a coleira antipulgas e leishmaniose, verifique as contraindicações do produto. Em alguns casos, esse tipo de acessório não é recomendado para fêmeas gestantes ou em fase de lactação. Filhotes de cachorro também precisam de uma atenção especial ao utilizarem o produto, que geralmente só é permitido para animais com 3 semanas de vida (mas esse período pode variar, dependendo da marca).

3) Cachorros com hipersensibilidade e histórico de reações alérgicas podem sofrer algum tipo de alergia ao entrarem em contato com a coleira leishmaniose. Vale ficar atento a qualquer alteração cutânea para procurar ajuda veterinária, caso isso aconteça.

4) A coleira contra leishmaniose não é a única forma de prevenir a doença. Existe uma vacina para cachorro não obrigatória que protege contra o protozoário Leishmania. Para tomar a vacina, o animal precisa ter, no mínimo, quatro meses de idade e estar saudável. A vacinação é muito importante para cães que vivem em regiões com alta proliferação do mosquito-palha.

Redação: Juliana Melo