Adoção animal

Cocker Spaniel: conheça as características da raça nesse infográfico

Publicado - 23 Março 2023 - 19h00

Atualizado - 02 Maio 2024 - 11h25

É bem provável que você já esteja familiarizado com o Cocker Spaniel das telonas: a raça faz parte de uma das animações mais famosas da Disney, “A Dama e o Vagabundo”. No filme, a Dama - cadelinha protagonista - é uma Cocker Spaniel muito dócil, meiga e esperta. Na vida real, não tem muitas surpresas, pois o comportamento do cachorro é exatamente o mesmo, não importa se é um Cocker Spaniel filhote ou adulto.

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre essa raça de cachorro. Para entender tudo sobre o Cocker Spaniel Inglês e Americano, o Patas da Casa preparou um infográfico com as principais informações deste doguinho. Dá só uma olhada!

Cocker Spaniel deitado em banco de parque
O Cocker Spaniel é um cachorro dócil e inteligente, mas tem várias outras qualidades

Cocker Spaniel é um cachorro de porte médio, peludo e de orelhas grandes

Existem duas variações de Cocker Spaniel: Americano e Inglês. Fisicamente, a principal característica que diferencia estes cães é a pelagem. No caso da versão americana, os pelos são longos e lisos; enquanto na versão inglesa os fios são longos e ondulados. Além disso, o Cocker Spaniel Inglês - que é reconhecido como o padrão “original” da raça - tem um focinho alongado e uma cabeça quadrada; já o Cocker Spaniel Americano tem um focinho mais curto e cabeça arredondada.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No mais, as características da raça são as mesmas: porte médio com altura de 36 a 43 cm e peso entre 10 e 15 kg. Além disso, é um cachorro com orelha grande e caída, corpo atlético e muita disposição. Quanto às cores do animal, o Cocker Spaniel preto e o dourado são os mais comuns, mas também existem outras variações como vermelho, castanho, bicolor, tricolor ou ruão.

A personalidade do Cocker Spaniel Inglês e Americano é muito amável e inteligente

Não basta a aparência fofinha do Cocker Spaniel, personalidade desse cachorro é ainda mais incrível! Nesse quesito, não há muita diferença entre o padrão de comportamento do Cocker Spaniel Inglês e Americano, e eles costumam ser bem parecidos no dia a dia. São cães extremamente sensíveis, apegados e alegres, além de terem um temperamento gentil e dócil.

O Cocker Spaniel também é muito brincalhão e esperto. Não é à toa que a raça está entre os 20 cachorros mais inteligentes do mundo, com a versão inglesa ocupando a 18ª posição no ranking e o Cocker Spaniel Americano ocupando a 20ª posição. Isso significa que, além de tudo, esse é um cãozinho que aprende rápido e é um bom candidato para o adestramento de cães.

O Cocker Spaniel é um cachorro que também tem muita facilidade em se relacionar com as pessoas e com outros animais. São cães bem tranquilos e que convivem em harmonia com crianças, idosos, estranhos e pets no geral. Ainda assim, é bom ter em mente que a socialização do cachorro nos primeiros anos de vida, com o Cocker Spaniel filhote, é um processo importante e que não deve ser ignorado.

Os cuidados com a higiene, saúde e criação do Cocker Spaniel

Bem peludinho, o Cocker Spaniel é o tipo de cachorro que precisa de muita atenção com a escovação dos pelos, banho e tosa. O ideal é que os fios sejam escovados de duas a três vezes por semana, podendo ser mais frequentes durante o período de troca de pelos. Já para dar banho no cachorro, o recomendado é que o intervalo seja de 15 a 30 dias, no mínimo. A tosa do Cocker Spaniel, por outro lado, pode acontecer a cada dois ou três meses, dependendo da necessidade de cada animal.

Além disso, cuidados básicos como cortar as unhas e escovar os dentes do cachorro também são necessários. Um ponto importante é verificar semanalmente as orelhas da raça Cocker, já que o tamanho comprido das orelhas favorece a incidência de infecções e inflamações como a otite canina.

Em relação à saúde do Cocker Spaniel Americano e Inglês, é bom saber que essas raças têm maior predisposição a doenças oculares e problemas articulares, como displasia de quadril e luxação de patela em cães. Por isso, as consultas veterinárias não podem ser deixadas de lado, sendo fundamentais para acompanhar como anda a saúde do cachorro.

No geral, a convivência com o Cocker Spaniel (filhote ou adulto) é bem tranquila. Educá-los e adestrá-los não será um problema, mas é importante manter uma rotina de exercícios físicos com o pet. Apesar de não parecer, o Cocker é um cão bem energético e que precisa de passeios diários para gastar energia. Brinquedos e brincadeiras também são bem-vindos, mesmo para quem vive em apartamentos.

Quanto custa um Cocker Spaniel?

É fácil se apaixonar por um Cocker Spaniel. Preço da raça, porém, varia de acordo com o tipo de cachorro. O filhote de Cocker Spaniel Inglês pode custar até R$ 4.000; enquanto o Cocker Spaniel Americano pode ser encontrado por valores até R$ 7.000. Tudo vai depender do canil escolhido e das características do animal, como sexo, cores e linhagem genética. Nessas horas, é importante ter uma atenção especial com o canil de cachorro escolhido, optando sempre por aqueles que têm boas referências e responsabilidade com o bem-estar dos animais criados.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas