Cachorro

O comportamento dos cães muda com a idade? Entenda as fases da vida canina

Publicado - 18 Setembro 2025 - 20h44

Atualizado - 18 Setembro 2025 - 20h52

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

O ciclo de vida do cachorro é cheio de transformações. Assim como nós, eles passam por mudanças físicas e comportamentais importantes com o passar dos anos. Um dia, eles são filhotes cheios de energia, mordendo tudo que encontram pela frente. De repente, se transformam em adultos mais equilibrados, que adoram brincar, mas também sabem curtir momentos de descanso. E então chega a terceira idade canina, quando eles ficam mais calmos, dorminhocos e com necessidades especiais.

Essa verdadeira metamorfose canina não acontece por acaso. Ela está ligada diretamente à idade do cachorro e às adaptações naturais que ocorrem em cada etapa. Por isso, entender como a passagem do tempo influencia no comportamento do animal é essencial para oferecer os cuidados certos, seja ele um filhote, um adulto ou um idoso, garantindo saúde e bem-estar na medida certa.

Como é o comportamento do cachorro em cada fase de vida

Cada fase de vida do cachorro exige uma atenção diferente e conhecer as particularidades delas ajuda a manter seu pet sempre saudável – tanto fisicamente quanto emocionalmente. Na verdade, o comportamento do cão em cada idade é determinante para ajustar os cuidados, a alimentação e até mesmo o grau de atividades físicas que eles precisam. Vamos entender melhor como isso funciona a seguir:

Cachorro filhote

O filhote de cachorro é pura energia e curiosidade. Nessa fase, que vai até cerca de 1 ano de idade (dependendo da raça), o pet explora o mundo ao seu redor, interagindo com pessoas, animais e todo tipo de objeto. É comum que testem limites e tenham picos de atividade, mas também precisam de bastante sono para crescer saudáveis.

É a fase em que aprendem regras de convivência, por isso investir em socialização, adestramento básico e uma boa rotina é essencial para o bom desenvolvimento do comportamento do cão. Isso é ainda mais importante se você quiser evitar problemas no futuro – como um cão que destrói tudo, que é agressivo com outros pets ou que faz xixi no lugar errado.

Cachorro vira-lata deitado no sofá bocejando
Conforme envelhece, o cachorro fica mais tranquilo e equilibrado, demandando ajustes no nível de atividades

Cachorro adulto

O cachorro adulto costuma ser mais equilibrado. Ele já passou pela fase de “destruição” dos filhotes e apresenta um comportamento canino mais estável. Nesse período, o cão ainda é ativo, adora passeios, brincadeiras e desafios mentais, mas também sabe curtir momentos de descanso ao lado da família. Essa etapa normalmente vai do 1º ao 7º ano de vida, dependendo da raça e do porte.

É a fase em que o pet mostra sua verdadeira personalidade: se será mais brincalhão, protetor, preguiçoso ou aventureiro. Portanto, manter uma rotina de exercícios, alimentação balanceada e consultas regulares ao veterinário garante que essa fase seja vivida com bastante saúde e disposição.

Cachorro idoso

A partir dos 7 ou 8 anos, temos um cachorro idoso – lembrando que cães de raças grandes podem envelhecer mais cedo, enquanto os de porte pequeno costumam ser mais longevos. E aí, o pet se transforma mais uma vez: ele tende a dormir mais, brincar menos e pode apresentar dificuldades de locomoção ou problemas de saúde, como artrite, perda de visão ou audição.

A paciência do cachorro também diminui e mudanças bruscas de rotina podem deixá-lo estressado. Nessa etapa, a prioridade é oferecer conforto, qualidade de vida e acompanhamento veterinário frequente. Algumas adaptações podem ser necessárias em casa, com tapetes antiderrapantes, rampas e brinquedos mais leves à disposição, garantindo segurança e bem-estar ao animal.

Cachorro

O comportamento dos cães muda com a idade? Entenda as fases da vida canina

O ciclo de vida do cachorro é cheio de transformações. Assim como nós, eles passam por mudanças físicas e comportamentais importante...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

O comportamento dos cães muda com a idade? Entenda as fases da vida canina

O ciclo de vida do cachorro é cheio de transformações. Assim como nós, eles passam por mudanças físicas e comportamentais importante...

Comportamento

Seu gato é canhoto ou destro? Estudos mostram que isso existe!

Os gatos são animais que utilizam suas patas para diversas atividades: brincar, pegar um petisco, abrir portas e até “cutucar” o tut...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar

Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?