Cuidados dos animais

Esses são os 7 principais sinais de uma gata no cio para você identificar rápido

Publicado - 22 Fevereiro 2025 - 10h00

O período da gata no cio é marcado por muitas mudanças comportamentais. Então se você convive com uma gatinha não castrada e está se perguntando como identificar os sinais de um gato fêmea no cio pela primeira vez, saiba que isso não é muito difícil. Inclusive, saber reconhecer os sintomas rapidamente é fundamental para lidar melhor com a situação e evitar surpresas, como fugas ou ninhadas indesejadas. A seguir, veja 7 sinais de uma gata no cio!

1) A gata no cio vocaliza bastante

A vocalização excessiva é um dos primeiros sinais que indicam uma gata no cio. Os miados são altos e persistentes, funcionando como um chamado para os machos. Além disso, é um miado de gato diferente do normal, pois é um som estridente semelhante a um choro que chega a ser incômodo. Então se você tem um gato miando demais e com um som mais agudo dentro de casa, pode ser que ele esteja no cio!

2) Cio de gato é marcado por excesso de carinho

Durante o cio de gato, o pet tende a buscar mais atenção do tutor e ficar excessivamente manhoso. Também é comum ver o animal esfregando nos móveis, paredes e até nas pessoas. Além disso, a gata no cio pode assumir uma postura bem característica, que é abaixar a parte da frente do corpo, levantar a cauda e erguer a região posterior do corpo. Todos esses comportamentos são uma forma de a gatinha demonstrar que está receptiva ao acasalamento.

Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

3) Gato fêmea no cio fica inchada e pode sangrar

Além de mudanças comportamentais, também existem alguns sintomas físicos da gata no cio. O inchaço da vulva e das mamas, por exemplo, é provocado pelo aumento de estrogênio durante o período fértil da fêmea e pode ser facilmente identificado pelos tutores. Outra alteração física que pode acontecer é a presença de um leve sangramento na região da vulva.

4) Tentativas de fuga são comuns em uma gata no cio

O cio de gato é o momento mais propício para o acasalamento dos animais, de forma que a gatinha vai tentar cruzar com um macho a todo custo. É por isso que uma gata no cio às vezes pode acabar tentando escapar de casa em busca de um parceiro. Esse comportamento pode ser perigoso, pois expõe o animal a riscos como brigas, doenças e atropelamentos. É bom redobrar a atenção com o pet nessas horas, e sempre se certificar de que as telas de proteção estão bem instaladas.

gata no cio com a região posterior erguida
No cio de gato, a fêmea fica mais manhosa

5) Marcar território com urina é típico da gata no cio

É comum ver um gato marcando território quando ele não é castrado, especialmente se for um gato no cio. Algumas fêmeas podem começar a urinar em locais diferentes da caixa de areia para fazer essa marcação. Ao fazer isso, elas liberam feromônios para atrair os machos. Esse sinal pode ser um incômodo para os tutores, já que o odor da urina tende a ser mais forte nesse período.

6) Gata no cio fica mais agitada e inquieta

Durante o cio, a gata pode ficar bastante inquieta e ansiosa, andando de um lado para o outro de forma bem agitada. É como se a fêmea não conseguisse relaxar, e estivesse o tempo todo em busca de um macho para acasalar. Ela também pode ficar se rastejando e demonstrar sinais de impaciência.

7) Lambedura excessiva da região genital é comum no cio de gato

O período da gata no cio também é marcado por um comportamento bastante peculiar, que é o de lamber excessivamente as genitálias. Isso ocorre devido ao aumento da circulação sanguínea e da sensibilidade na região. Então se você reparar que tem um gato lambendo o órgão genital com muita frequência, pode ser que ele esteja no cio.

Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Muitos tutores se perguntam quantos dias dura o cio de uma gata. De maneira geral, o cio  de gato pode variar de 5 a 20 dias, juntando todas as etapas do ciclo estral, que são o proestro, estro, diestro e anestro. Porém, a gatinha só apresenta comportamentos sexuais nas duas primeiras fases, que são o proestro e o estro.

Vale dizer que fatores externos - como a estação do ano e a proximidade com machos - também podem influenciar na resposta de quanto tempo dura o cio de uma gata. Então se uma gatinha entrou no cio, não acasalou e foi impactada por fatores externos, ela pode entrar no cio de novo pouco tempo depois.

Gata castrada entra no cio?

Se a castração foi realizada corretamente e os ovários foram removidos, a gata castrada não entra no cio. No entanto, em casos raros de cirurgia incompleta, alguns sinais de gata no cio podem continuar. Se isso acontecer, é importante consultar um médico veterinário de confiança.

Pode castrar gata no cio?

Não é recomendado castrar gata no cio devido ao aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutivos. A maioria dos profissionais recomenda esperar o cio acabar para, então, realizar a cirurgia de castração de gatos.

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Gato

Gato laranja e branco: como é a personalidade desse felino cheio de energia?

Com sua pelagem vibrante e cheia de charme, o gato laranja e branco é um dos felinos mais queridos entre os gateiros de plantão. Iss...

Cuidados

Como escovar pelo de gato do jeito certo? Esses são os erros mais comuns na hora de cuidar do pet

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter percebido como ele vive se lambendo para se manter limpo. Mas, por mais higiênico que o ...

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cachorro

Por que o cachorro lambe o dono? 7 fatos que explicam os "lambeijos" caninos

Quem convive ou já conviveu com um cachorro sabe: basta sentar no sofá ou chegar em casa após um tempo fora para ser recebido com mu...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Cachorro

Encontrou fezes de cachorro com gosma? Saiba o que significa e como agir

A rotina de cuidados com os cães não se resume apenas a banhos frequentes, alimentação balanceada e carinho. Na verdade, observar o ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?