Estresse, desconfiança, hormônios à flor da pele, dengo e fome: o cio de cadela é um momento delicado das fêmeas que chega junto com um monte de alterações hormonais e comportamentais que merecem a atenção dos tutores. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse período, o Patas da Casa preparou um infográfico bem completo com todas as informações que você precisa saber, como por exemplo, quanto tempo dura um cio de uma cadela e quais são as principais mudanças de comportamento.
Quanto tempo dura o cio de uma cadela?
A castração de cachorra traz inúmeros benefícios para as fêmeas, pois ajuda na prevenção de doenças como os tumores de mama e infecções no útero. Por esse motivo, muitos tutores que não vêem a hora de realizar a cirurgia de castração do cachorro, costumam ter dúvidas sobre o cio da cadela e se perguntam “quanto tempo dura o cio de uma cadela?” ou “de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?“.
Definir quantos dias dura o cio de uma cadela pode ser um desafio, já que a duração depende muito de cada organismo, mas normalmente, o cio da cadela dura aproximadamente três semanas. Ele é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro.
- Proestro: dura de 5 a 10 dias, e é a fase inicial do ciclo. Ou seja, é nesse momento que a fêmea começa a liberar feromônios, a vulva aumenta de tamanho e é possível identificar uma secreção avermelhada.
- Estro: dura de 3 a 10 dias, e é nesse momento que as fêmeas começam a ovular. Ou seja, é preciso tomar alguns cuidados se você não quer uma cadela prenha.
- Diestro: para as gestantes, esse período pode durar de 56 a 58 dias. Já para as não gestantes, ele pode durar entre 75 a 90 dias. É a fase em que a cadela pode ou não estar grávida, e estímulos hormonais permitem a manutenção da gravidez. É durante esse período que as cachorrinhas que não engravidaram podem passar por uma gravidez psicológica.
- Anestro: dura de 3 a 10 meses, e é o intervalo das principais fases do ciclo estral. Para a cadela prenha, essa etapa vai terminar após o trabalho de parto, já para outras fêmeas, esse período não costuma apresentar nenhum tipo de mudança.
Cio de cadela: quais são mudanças de comportamento mais perceptíveis em cada fase do ciclo?
No proestro, os hormônios da cachorra estão à flor da pele, e é nessa fase do cio de cadela que elas começam a apresentar um comportamento canino diferente do habitual. Elas podem ficar mais agressivas e mais arredias, afinal, nesse período o cachorro sente cólica e é normal se sentir incomodado. Como elas sangram durante o proestro e a vulva costuma ficar inchada, é preciso ficar de olho também nas lambeduras excessivas, pois elas podem ocasionar a vulvovaginite em cadelas.
Já durante o estro, as fêmeas começam a ovular e aceitar a aproximação do macho. Nesse período, elas ficam muito mais dengosas, agitadas, ansiosas e carinhosas. É durante essa fase que o cachorro monta na perna das pessoas, mesmo que isso nem sempre tenha a ver com um comportamento sexual. Ela também pode ficar mais territorialista e fazer xixi pela casa para marcar território.
Na fase do diestro, o corpo se prepara para a gestação do cachorro, então a fêmea fica bem mais tranquila e evita o contato com o macho. É a fase de relaxar para esperar o nascimento dos filhotes de cachorro. Na última fase do cio — o anestro — os hormônios da cadela estão mais baixos e ela volta ao seu comportamento animal normal.