Cachorro

Cachorro sente cólica? Saiba como identificar o incômodo e as causas mais comuns

Publicado - 17 Novembro 2023 - 19h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já se perguntou se cachorro sente cólica assim como os humanos? As dores na região do abdômen podem afetar também os pets. A região abriga vários órgãos importantes para o funcionamento do organismo, como parte do sistema digestivo do cachorro. É importante identificar o que está realmente acontecendo quando o cachorro sente cólica, já que existem várias possibilidades de problemas que podem causar o sintoma.

Afinal, o cachorro sente cólica mesmo? O que esse incômodo pode indicar? A cachorra no cio tem cólica igual mulheres? Para sanar essas e outras dúvidas, reunimos algumas informações sobre o assunto!

Cachorro sente cólica?

A região do abdômen abriga vários órgãos do sistema digestório, reprodutor e urinário do cãozinho. Ou seja, a cólica em cachorro pode está relacionada a problemas urinários ou do processo digestivo do animal. A dor pode vir acompanhada de outros sintomas, como o cachorro vomitando ou com diarreia.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para identificar qual é realmente o problema, é preciso levar em conta se o cachorro está se alimentando normalmente, que outros sintomas está apresentando e a quanto tempo ele está se sentindo mal.

Cachorro com cólica: o que pode ser?

Os transtornos mais comuns que causam cólicas nos cachorros são:

  • Gastrite: resultado da inflamação da mucosa que reveste o estômago, a gastrite em cachorro causa bastante desconforto e pode alterar o apetite do animal. As causas do problema podem ser variadas. Normalmente o cachorro com cólica derivado de gastrite vem acompanhado de outros sintomas como falta de apetite, diarreia, perda de peso, vômito e prostração;

  • Parasitas intestinais: a diarreia é o principal sintoma dos vermes em cachorro. Entretanto, os cachorros com verme também podem apresentar cólicas intestinais. Para evitar que estes maléficos parasitas intestinais afetem a saúde de seu animal mantenha sempre os vermífugos em dia;


  • Excesso de gases intestinais: os gases intestinais podem ser causados por muitos fatores, um deles pode ser a própria anatomia da raça ou algum alimento que o animal tenha consumido. Manter a vermifugação sempre em dia e oferecer uma alimentação de qualidade para o doguinho são coisas que podem ajudar a evitar os gases em excesso - e, consequentemente, a cólica em cachorro.

Cachorra no cio sente cólica?

Sim, a cadela no cio pode sentir cólica. No entanto, a dor que elas sentem é em menor proporção quando comparada às mulheres. As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cachorra sente cólica no período.

Entre os tratamentos para cuidar da cachorrinha estão os remédios homeopáticos e uso de floral, que devem ser recomendados por um veterinário especialista. Considere a castração como uma alternativa para acabar com os desconfortos causados pelo cio - além, claro, de evitar algumas doenças e a procriação desenfreada de animais domésticos.  

Além de saber que cachorra no cio tem cólica, outra dúvida que pode surgir é se as cadelas menstruam. Nesse sentido, não se pode falar em menstruação, mas sim em um sangramento que acontece antes da cadela entrar no cio. É o que revela a médica veterinária Amanda Carloni: “O sangramento ocorre em uma fase do ciclo estral chamada de proestro, e dura, em média, 9 dias".

Cachorro tem TPM?

A cadela no cio sente dor, que na verdade não é bem dor, mas um desconforto e maior sensibilidade na região do abdômen. Por isso, muitas pessoas se confundem e acham que cachorro tem cólica menstrual, podendo até pensar que o cachorro tem TPM também. Porém, não é verdade.

As cadelas não menstruam, não ficam de TPM e o ciclo estral é bem diferente do ciclo menstrual feminino. Quando a cachorra no cio sente dor, é algo bem leve e que não se compara às cólicas das mulheres.

 

A cadela tem cólica no cio, mas não na mesma intesidade que as cólicas menstruais das mulheres
A cadela tem cólica no cio, mas não na mesma intensidade que as mulheres

 

Como saber se o cachorro está com cólica?

Sabendo que tanto o cachorro quanto a cadela tem cólica, e isso pode estar relacionado a diferentes motivos, fica a dúvida: como saber se você tem um cachorro com dor? Alguns sinais claros disso são a perda de apetite, vocalização excessiva (semelhante a uivos e choros), isolamento e até um comportamento mais agressivo.

No caso de um cachorro com cólica intestinal, sintomas ainda incluem distensão abdominal e/ou inchaço, liberação excessiva de gases, sensibilidade ao apalpar a região e desconfortos abdominais. Também é possível ouvir a barriga de cachorro fazendo barulho.

Já quando a cachorra no cio sente dores no abdômen, vale ficar tanto a outras possíveis alterações no comportamento da cadela que indicam o momento do cio. Alguns deles são: carência, inquietação, receptividade ao macho, vermelhidão e aumento do volume da vulva.

O que fazer quando o cachorro está com cólica?

Ao ver um cachorro com cólica, o que dar para melhorar o desconforto? Antes de tudo, é necessário consulta um veterinário para descobrir a causa do problema e, em seguida, indicar o melhor tratamento. O remédio para cólica jamais deve ser usado sem orientação de um profissional. Por isso, corra para uma clínica para ter o diagnóstico o mais rápido possível.

Cachorro com cólica: como tratar e prevenir?

 

Assim que as dores abdominais forem percebidas no cachorro, é importante verificar se ele apresenta algum outro sintoma. A região da barriga é muito complexa e sensível na anatomia canina e os incômodos podem indicar problemas graves. O veterinário precisa ser acionado, principalmente se houver vômito e diarreia constante, para identificar o problema com precisão e indicar o tratamento mais adequado.

Dependendo do caso, podem ser solicitados exames de sangue e de imagem radiográfica. Fazer a vermifugação periodicamente e oferecer uma dieta saudável e equilibrada são as melhores formas de prevenir as doenças que podem ocasionar cólicas no cachorro.

Pode dar Buscopan para cachorro com dor de barriga?

Se o seu cachorro no cio tem cólica, ou se as cólicas acontecem por qualquer outro motivo, saiba que é necessário consultar um veterinário antes de administrar qualquer medicamento para o animal. No geral, pode-se dizer que sim, o cachorro pode tomar Buscopan, mas somente um especialista poderá indicar a dosagem correta do remédio para tratar um cachorro com dor de barriga ou cólicas.

Publicado originalmente em: 09/11/2020
Atualizado em: 17/11/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas