Envelhecer faz parte da vida do gato também. No caso deles, a terceira idade chega a partir dos dez anos. E, assim como nós, o começo dessa fase vem acompanhada de uma série de mudanças, muitas dessas notáveis, como a diminuição da disposição do seu pet. Por isso, é importante que novos hábitos sejam acrescentados na rotina de cuidados com o seu bichano. Para ajudar nessa missão, separamos 5 cuidados que você deve ter como seu gatinho idoso. Confira.
1. Adeque a alimentação do seu gato
Com o passar dos anos, é normal que a digestão de alimentos vá ficando mais lenta. E isso faz com que seja necessária uma dieta mais nutritiva para o seu gato. Nessa fase, é importante que você também preste atenção na quantidade de comida que o seu animal de estimação está consumindo, para que não sofra com o sobrepeso, pois isso pode ocasionar sérios problemas para a saúde, como doença de pele, diabetes e até mesmo câncer. A gente sabe que um gato gordo é muito fofo, mas é importante estabelecer um limite. Se o seu gatinho apresenta falta de apetite, isso pode estar relacionado a problemas no dente e na gengiva. Para que ele não fique desnutrido, você deve incentivá-lo com comida úmida. Mas, de qualquer forma, procure conversar com um médico veterinário para saber quais são os melhores alimentos ou suplementos para gatos idosos.
2. Promova brincadeiras com seu gato
Mesmo os gatinhos com menos disposição precisam manter uma rotina de brincadeiras para não sofrer os efeitos do com sedentarismo.. Use brinquedos para gatos, como bolas e varinhas, para que mantenham o corpo saudável. Na velhice, os gatos podem desenvolvem artrite, uma doença que causa muita dor ao animal, fazendo com que ele evite se locomover. Por isso, procure acomodar muito bem o seu pet, deixando água, comida e a cama para o gato em fácil acesso.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
3. Deixe o seu gatinho descansar bem
Com a chegada da terceira idade felina, é natural que ele sinta cada vez mais sono. É muito importante você proporcionar a ele um ambiente calmo e tranquilo, evitando incomodá-lo. Lembre-se que o gato idoso sente mais frio, por isso, além da cama macia, ofereça lençóis, travesseiros e cobertores sempre limpos.
4. Leve o seu animal com frequência em um médico veterinário especializado em gatos
Os cuidados devem ser redobrados na fase da velhice. Para verificar como está a saúde do gatinho, é indicado que você o leve com frequência ao veterinário, principalmente quando notar sinais de algum problema de saúde. Caso note mau hálito ou dentes com acúmulo de tártaro, por exemplo, você deve procurar o profissional também, porque gatos idosos costumam ter problemas frequentes relacionados à dentição. Além disso, evite medicar o seu gatinho sem orientação médica, pois essa atitude pode trazer uma série de riscos.
5. Escove a pelagem com muito carinho
Os gatinhos idosos também perdem um pouco da habilidade em fazer a própria limpeza com a língua. Nesse caso, é muito importante que você comece ajudá-lo nessa tarefa. Por isso, você precisa escovar a pelagem do seu gatinho com maior frequência para eliminar os pelos mortos e deixá-lo sempre limpo. Na velhice, eles também apresentam uma digestão e a uma saúde mais frágil e correm mais risco de sofrerem com as bolas de pelo. Fique atento a qualquer comportamento diferente!
