Muita gente se pergunta se gato pega carrapato, e a resposta é sim. Os felinos também estão expostos a esse tipo de problema, mesmo que pareça estranho. O carrapato de gato é mais comum em animais que moram em casa com quintal, que passeiam na rua ou que convivem com um cãozinho. No entanto, outras situações do cotidiano também podem deixar o gato com carrapato, como uma ida ao veterinário ou um simples trajeto na rua (mesmo que o bichano permaneça na caixa de transporte o tempo inteiro). Por isso, todo tutor deve saber como identificar o problema e como tirar carrapato de gato. Veja abaixo algumas dicas para remover e prevenir os parasitas indesejados!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato com carrapato: que sinais indicam o problema?

Um dos primeiros sinais que indicam que o gato tem carrapato é quando ele começa a se coçar além do habitual, demonstrando estar incomodado com a presença do corpo estranho grudado neles. Como os felinos são animais muito sensíveis, qualquer coisa que os incomode pode deixá-los extremamente irritados - e é justamente isso que acontece quando o carrapato pega em gato. Além disso, o local pode apresentar vermelhidão ou queda de pelos decorrente da coceira excessiva.

Os carrapatos têm uma cor amarronzada, sendo facilmente reconhecíveis. Quando o carrapato pega em gato, os lugares mais propícios para que eles grudem são atrás da orelha e ao redor do pescoço. Por isso, o jeito mais fácil de saber se o seu gatinho está infectado é durante a hora do carinho ou enquanto realiza a escovação. Nessas horas fique atento a qualquer sombra escura ou bolinhas que parecem com verrugas, porque pode ser um carrapato em gato.

Os tipos de carrapatos em gatos

Quando o assunto é carrapato, gato pode ser acometido por diferentes espécies. Em ambientes mais rurais ou com muito mato ao redor, o mais comum é o Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato estrela em gatos. O parasita é um dos principais transmissores da febre maculosa e por isso é considerado muito perigoso. Além dele, o carrapato-vermelho-do-cão também é outro tipo de carrapato em gato que precisa de atenção. Como o próprio nome já indica, trata-se de um parasita bastante comum em cães, mas que também pode afetar os felinos (ainda que em proporção menor). Ele causa a doença do carrapato.

“E o carrapato de gato pega em humano?” A resposta é sim. Todo parasita tem seu hospedeiro “preferido”, mas na ausência dele pode acontecer do carrapato se aderir à pele de outro ser vivo para se alimentar, inclusive os humanos. Embora seja algo raro, é importante ficar atento para não contrair doenças.

Doença do carrapato em gatos: o que é e quais são os sintomas?

A doença do carrapato em gatos pode se manifestar de duas formas: Erliquiose, causada pela bactéria Ehrlichia Canis; ou Babesiose, que é causada pelo protozoário Babesia Canis. Ambas têm sintomas bem parecidos e só podem ser identificadas por meio do exame de sangue, mas alguns sinais que podem indicar o problema são:

  • Mucosas pálidas
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Apatia
  • Vômito
  • Petéquia (pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo)
  • Sangramento nasal

Caso observe os sintomas da doença do carrapato em gatos, o mais recomendado é procurar a ajuda de um médico veterinário de confiança para diagnóstico e tratamento.

carrapato em gato: gato se coçando

Como tirar carrapato de gato?

 

Diferente das pulgas, o carrapato de gato tem a mobilidade mais lenta e é mais fácil de tirar. Caso haja qualquer suspeita do problema, o ideal é separar alguns itens que podem ajudar a retirá-los, como:

  • Escova para conseguir ver a pele do gato durante a escovação;
  • Pinça específica para tirar carrapato (se não tiver pode ser uma comum);
  • Algodão embebido em álcool.

Na hora de tirar o carrapato de gato, é só seguir o passo a passo:

  1. Escolha um momento tranquilo para o pet em que ele esteja calmo e relaxado.
  2. Localize a região em que o gato tem carrapato.
  3. Pegue uma pinça e deslize uma das partes por baixo do carrapato de gato para desprendê-lo.
  4. Com muito cuidado, puxe a pinça para removê-lo.
  5. Use o algodão para limpar muito bem a região.

Ao retirar o carrapato, é preciso tomar cuidado para puxar o parasita por inteiro. Com o uso de pinças comuns, é comum deixar alguma parte - especialmente as presas - grudadas na pele do animal - o que pode causar infecções e até novas infestações. 

Uma outra opção é utilizar um remédio caseiro para carrapato em gato, especialmente para quem tem um felino com sensibilidade. Saiba como eliminar carrapatos de forma natural: 

Ingredientes

  • 200 ml de vinagre branco;
  • ¼ de xícara de água morna;
  • ½ colher de sal;
  • ½ colher de bicarbonato de sódio

Modo de preparo e como usar 

  1. Misture todos os ingredientes em um borrifador e aplique no animal. Dê atenção maior nas áreas mais quentes como pescoço e atrás das orelhas. 
  2. Cuidado com áreas que estiverem machucadas, a mistura pode arder e irritar o seu animal. 

É necessário acabar com carrapato de gato no quintal e dentro de casa

O grande perigo de um gato com carrapato é que, se não houver a devida limpeza do ambiente em que o bichano vive, as chances de haver uma nova infestação são altas. Para evitar que isso aconteça, é necessário ter um cuidado especial na hora de acabar com o carrapato de gato no quintal e dentro de casa. Além de produtos inseticidas encontrados em lojas especializadas, você também pode fazer receitas caseiras para eliminar as pragas do local.

  • Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e acrescentar meia colher de bicarbonato de sódio. Em seguida, é só colocar no spray e borrifar no ambiente.

  • Cravo da índia

Existem duas opções: aplicar o cravo da índia diretamente no local desejado ou ferver a especiaria com uma fruta cítrica e aplicar na casa com um borrifador.

  • Limão e frutas cítricas

É só esquentar duas xícaras de água e depois colocar dois limões cortados ao meio por uma hora. Pode ser qualquer outra fruta cítrica no lugar. Por fim, basta colocar o líquido no spray.

5 dicas para prevenir o carrapato de gato

Se você já viu fotos de carrapatos pequenos e ficou com receio do seu pet ser contaminado, saiba que prevenir é o melhor remédio. Desde pequenos cuidados diários até o uso de medicamentos prescritos pelo veterinário, veja abaixo como evitar que o seu gato seja infestado com os parasitas:

  1. Não deixe que o gato dê voltinhas na rua. A criação indoor é a mais segura para ele.. 
  2. Se tiver cachorro na mesma casa, mantenha-o livre de carrapatos com uso correto dos remédios.
  3. Converse com o veterinário sobre o melhor remédio para carrapato em gato. 
  4. Mantenha a casa sempre limpa.
  5. Sempre que for à rua, quando voltar, veja se não tem nenhum carrapato. Retirar o primeiro logo no início é a melhor maneira de evitar que ocorra uma infestação.  

Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 12/09/2019

Atualizada em: 23/08/2021