Pode parecer estranho, mas gatos também podem pegar carrapatos e pulgas. É mais comum nos animais que moram em casa com quintal, que passeiam na rua ou que contam com a companhia de um cachorro, mas também pode acontecer em uma ida ao veterinário ou em um simples trajeto na rua mesmo que dentro da caixa de transporte. Veja abaixo como saber saber se ele está com carrapato, como se livrar deles e como evitar!
Como saber se o gato está com carrapato
O primeiro sinal de alerta é o gato começar a se coçar além do habitual - e demonstrar uma irritação pelo corpo estranho grudado neles. Os gatos são animais muito sensíveis e qualquer coisa que os incomode pode deixá-los extremamente irritados.
Os carrapatos têm uma cor amarronzada e isso torna eles facilmente reconhecíveis. Os lugares mais propícios para que eles grudem são atrás da orelha e ao redor do pescoço.
O jeito mais fácil de saber se o seu gatinho está infectado é durante a hora do carinho ou na escovação. Fique atento a qualquer sombra escura ou bolinhas como verrugas. Diferente das pulgas, os carrapatos têm a mobilidade mais lenta e são mais fáceis de tirar do animal.
Qual o jeito certo de tirar o carrapato de gatos?
Caso você suspeite que o gato está com carrapato, já separe alguns itens que podem ajudar a retirá-los:
- Escova para conseguir ver a pele do gato enquanto escova;
- Pinça específica para retirar carrapato ou uma comum mesmo;
- Algodão embebido em álcool.
Ao retirar o carrapato, é preciso tomar cuidado para puxar o parasita por inteiro. Com o uso de pinças comuns, é comum deixar alguma parte - especialmente as presas - grudadas na pede do animal - o que pode causar infecções e até reinfestações.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Como prevenir que o gato tenha carrapato?
Em todos os casos, de gatos que têm acesso à rua ou não, ou de bichanos que vivem na companhia de outros animais ou moram sozinhos com humanos, prevenir é sempre o melhor remédio! Desde pequenos cuidados diários até o uso de medicamentos prescritos pelo veterinário, veja abaixo como evitar que o seu gato seja infestado com os parasitas:
-
Não deixar que ele ande ao ar livre;
-
Caso tenha cachorro na mesma casa, manter o cachorro livre de carrapatos com o uso correto dos remédios;
-
Veja com o veterinário responsável remédios específicos para a prevenção;
-
Manter a casa limpa;
-
Sempre que for à rua, quando voltar, veja se não tem nenhum carrapato. Retirar o primeiro sem dar tempo de colocar ovos, é melhor maneira de evitar que um se torne uma infestação.
Remédio caseiro para carrapato
Para quem tem gato com sensibilidade ou que prefere testar receitas caseiras, veja abaixo como eliminar carrapatos de forma natural.
Ingredientes
-
200 ml de vinagre branco;
-
¼ de xícara de água morna;
-
½ colher de sal;
-
½ colher de bicarbonato de sódio
Modo de preparo e como usar
Misture todos os ingredientes em um borrifador e aplique no animal. Dê atenção maior nas áreas mais quentes como pescoço e atrás das orelhas.
Cuidado com áreas que estiverem machucadas, a mistura pode arder e irritar o seu animal.
Redação: Mariana Almeida
