Muitos gateiros ainda possuem a dúvida se carrapato pega em gato. Os felinos são animais muito higiênicos e por isso, muitas pessoas não tem certeza se os parasitas podem atingi-los. Quem é pai de pet, sabe o quanto é importante estar atento à saúde animal e ao bem-estar do bichano para que ele não sofra com qualquer tipo de problema. Mas afinal de contas, gato pega carrapato ? O Patas da Casa reuniu algumas informações sobre esse assunto, incluindo como lidar com o contágio, sinais de contaminação e como prevenir. Dá só uma olhada!

O carrapato pega em gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os carrapatos são parasitas comuns nos cachorros. Mas você sabe se gato com carrapato é normal? A resposta para essa dúvida é sim. Apesar de serem menos vulneráveis aos parasitas do que os cães, os felinos podem sim sofrer com o problema. Esses seres indesejados são da classe Arachnida, assim como as aranhas e os escorpiões. Existem várias espécies de carrapatos que podem atingir os felinos. No meio rural, os tipos mais comuns são os chamados Amblyomma cajennense e Rhipicephalus microplus. Já no meio urbano, a espécie Rhipicephalus sanguineus é a principal responsável pelos casos de gato com carrapato.

Apesar de serem animais muito limpinhos, o carrapato em gato pode acontecer com qualquer felino. O hábito da lambedura realmente ajuda para que os gatinhos sejam hospedeiros pouco comuns para esses parasitas. Entretanto, nada impede que eles sejam atingidos. Os casos costumam ser mais frequentes em gatinhos doentes, que podem ficar mais propensos a contaminação. O carrapato em gato também costuma ser mais recorrente em filhotes, que ainda não possuem força o suficiente para se livrarem dos parasitas por conta própria.

Gato tem carrapato: como ocorre o contágio?

A contaminação do gato com carrapato acontece principalmente quando o bichano tem contato com outro pet contaminado, mas também pode ocorrer quando o bichano visita um lugar com infestação de parasitas. Se o ambiente de casa ou quintal não forem higienizados após o contágio, também pode haver uma nova infestação. Outro questionamento muito comum quando o felino sofre com o contágio é se o carrapato de gato pega em humano. Esses parasitas podem ser hospedeiros de algumas de enfermidades, sendo algumas delas consideradas zoonoses, ou seja, que podem ser passadas para humanos. Por conta disso, é essencial fazer um check-up de saúde em um veterinário depois que o carrapato pega em gato.


Gato pega carrapato: remoção do parasita deve ser feita com muita atenção
Gato pega carrapato: remoção do parasita deve ser feita com muita atenção

Quais os principais sinais de um gato com carrapato?

Quem é gateiro sabe que os gatos não gostam de demonstrar quando estão passando por algum problema, o que pode dificultar a identificação do gato com carrapato. No entanto, existem alguns sinais muito comuns de quando o carrapato pega em gato que merecem atenção, como:

Além disso, os parasitas costumam ser fáceis de identificar a olho nu. Possivelmente, você também pode notar algum caroço escuro e saliente na pelagem do animal na hora de fazer um carinho no bichano. Essa também pode ser uma ótima forma de perceber que o gato tem carrapato.

Como prevenir o carrapato em gato?

A maior dica para prevenir o carrapato em gato é a criação indoor, pois os parasitas costumam ser mais comuns em gatinhos que possuem acesso à rua. As famosas voltinhas são contra indicadas não só pelos carrapatos, como também para evitar outros transtornos como acidentes, brigas e transmissão de doenças. Por isso, é importante fornecer tudo que o felino precisa dentro de seu próprio lar, fazendo sempre a gatificação da casa.

Gato com carrapato: como retirar os parasitas?

Agora que você já sabe que gato pega carrapato, deve estar se perguntando como se livrar do problema caso ele ocorra. Para remover o parasita dentro de casa, é muito importante que sejam usados produtos específicos e indicados para acabar com o carrapato em gato, como pinças. A retirada de forma incorreta pode deixar parte do parasita presa à pelagem do animal, prolongando ainda mais os transtornos. Se houver qualquer dúvida, o mais indicado é procurar um médico veterinário para resolver a situação com eficiência e de forma segura. Também é importante limpar muito bem todo o ambiente com produtos antiparasitários para remover de vez qualquer resquício do carrapato de dentro de casa e dos quintais.

Redação: Hyago Bandeira