Adoção animal

Cão de Montanha dos Pirenéus: saiba tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 21 Dezembro 2022 - 14h10

Atualizado - 27 Maio 2024 - 18h29

Já ouviu falar no Cão de Montanha dos Pirinéus? Trata-se de um cachorro de pastoreio que, com o passar dos anos, passou a ser acolhido por muitas famílias como um cão de companhia também. Não faltam motivos para isso, afinal, o Cão Pirineus é leal, sensível e muito protetor com sua família. Para quem procura um novo aumigo, ele pode ser a companhia certa. Porém, é importante saber que o Cão de Montanha é um cachorro grande, energético e que precisa de pulso firme para ser educado.

Como essa não é uma raça tão conhecida e popular por aqui, reunimos as principais informações sobre os cães Pirineus para você ficar por dentro de tudo. A seguir, veja onde comprar filhote Cão da Montanha dos Pirineus, características, comportamento e outras curiosidades sobre o cachorro.

Qual é a origem do Cão de Montanha?

O Cão de Montanha dos Pireneus é um cachorro francês. Como o nome já indica, a raça foi originada nos Pirenéus (às vezes chamado também de Pirineus), uma cordilheira que forma a fronteira entre França e Espanha. No entanto, não se sabe ao certo quando esse cãozinho surgiu. A especulação é de que o Cão Pirineus esteja entre nós desde a Idade Média, mas foi somente no século XIV que a raça foi mencionada pela primeira vez por Gaston Phoebus.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cão é, muito provavelmente, descendente de molossoides. Em 1923, foi registrado o padrão oficial por meio da S.C.C. (Société Centrale Canine), no entanto, foi apenas em 1955 que a Federação Cinológica Internacional (FCI) fez o reconhecimento da raça.

Pirineus: cachorro grande e de aparência felpuda

Pensa em um cachorro grande peludo e todo branco: esse é o Cão da Montanha dos Pirineus. Não é à toa que ele também é popularmente conhecido por outro nome, que é simplesmente Grande Pirineus. Para se ter uma noção da dimensão do tamanho deste animal, ele mede entre 65 e 80 centímetros e pode pesar de 39 a 73 kg. Os machos costumam ser mais fortes e robustos do que as fêmeas.

Quanto à pelagem, o Cão dos Pirineus apresenta pelos densos, lisos e longos, com aspecto áspero sobre os ombros e dorso. É um cachorro com dupla camada de pelos, sendo que o subpelo (mais interno) é bastante denso. Já as cores de cachorro aceitas são completamente branco ou branco com manchas cinzas ou amarelo claro.

Como é a personalidade do Cão de Montanha dos Pirenéus?

  • Convivência

Coragem, gentileza e lealdade são as palavras que melhor definem o comportamento do Cão dos Pirineus. Esses cães costumam ser muito tranquilos no dia a dia, mas também tem um forte senso de proteção. Ou seja, você pode esperar um cachorro protetor que vai estar ao seu lado para te defender o tempo todo. Não significa que o Cão da Montanha dos Pirineus é um animal agressivo ou violento, mas ele é um excelente vigilante e está sempre em alerta para situações “estranhas”.

Tendo isso em vista, o Cão dos Pirineus é um cachorro que costuma latir bastante. Se algo se aproxima e ele encara como uma ameaça, ele vai tentar te avisar. A desconfiança faz parte dos seus instintos, mas é possível trabalhar isso para que ele seja um pouco mais receptivo com estranhos e outros animais.

 

Cão de Montanha dos Pirinéus em ambiente de natureza
Pirineus: cachorro não tem variedade de cores, mas pode ter manchas amareladas e claras

 

A raça do Grande Pirineus cria um forte vínculo com a sua família. É aquele tipo de cachorro que ama estar ao lado dos tutores, mesmo que seja só para passar o tempo. No entanto, é importante estabelecer certos limites e mostrar quem é o líder da casa. O Cão dos Pireneus tem uma personalidade forte e pode querer se impor diante de determinadas circunstâncias. Isso acontece porque eles são muito independentes, e às vezes tem dificuldade em seguir à risca os comandos passados.

  • Socialização

O Cão das Montanhas dos Pirineus é muito tolerante com crianças, mas é importante supervisionar as interações entre eles. Por ser um cachorro grande e forte, eles às vezes não medem a força que têm. Também é importante ensinar os pequenos a respeitar o espaço destes animais. Já com estranhos e cachorros no geral, o Cão dos Pirineus não é tão aberto. Ele tem uma certa desconfiança e dificuldade para se relacionar. Por isso, a socialização do pet deve acontecer logo nos primeiros meses de vida.

  • Adestramento

O Cão de Montanha dos Pirenéus é inteligente, mas um pouco teimoso. Isso acontece por causa do forte senso de independência que acompanha a raça. Por isso, para ter um cachorro desse, é importante que o tutor tenha uma experiência prévia com animais de estimação e saiba como educar e adestrar o animal. É necessário ter pulso firme, mas utilizar a técnica do adestramento positivo. Punições e castigos devem ser evitados, pois geram traumas no animal. Já as recompensas estimulam o cachorro a repetir o bom comportamento.

4 curiosidades sobre o Cão de Montanha dos Pirinéus

1) Apesar de ser um cachorro francês, o Cão Pirineus é muito valorizado em países como Austrália e Estados Unidos.

2) No seu país de origem, o Grande Pirineus é chamado de Chien de Montagne des Pyrénées.

3) O Cão de Montanha dos Pirenéus era muito apreciado pela corte francesa no século XVII, mas também já chegou a atuar no exército.

4) O cruzamento de um Cão dos Pirineus com um Golden Retriever resulta em uma mistura de cachorro chamada Pirineus Ouro.

Cão de Montanha dos Pirineus filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Filhotes são sempre adoráveis. Quando se trata dos Cães Pirineus, essa fase de filhote dura cerca de dois anos, que é o tempo que eles levam para atingir a maturidade. Durante esse período, prepare-se para ter um cachorro cheio de energia pela casa, com vontade de explorar todas as novidades. A raça, inclusive, aprecia bastante espaços ao ar livre - como casas com quintais -, mas também pode se adaptar bem a apartamentos grandes desde que os tutores levem o animal para passear com frequência.

Antes de receber um Cão de Montanha dos Pirenéus em casa, não esqueça de providenciar tudo que o doguinho vai precisar: uma cama, brinquedos, tapetes higiênicos, bebedouro, comedouro e ração. Mas tenha atenção com a ração para cachorro: ela deve ser apropriada para a idade do animal. No mais, o adestramento e a socialização devem ser iniciados logo depois que o Cão Pirineus tomar todas as vacinas de cachorro. Ele também precisa ser vermifugado e estar livre de parasitas antes de sair às ruas.

 

Cão de Montanha dos Pirinéus deitado em gramado
O Cão da Montanha dos Pirineus pode se adaptar a ambientes caseiros se tiver uma rotina de passeios

 

Saiba quais são os cuidados básicos com o Cão das Montanhas dos Pirineus

  • Banho: os cães Pirineus não precisam tomar banho com tanta frequência quanto outras raças. A recomendação é fazer isso a cada dois meses, com produtos adequados para o animal.
  • Escovação: para manter a pelagem do cachorro saudável, o ideal é escová-la pelo menos três vezes por semana. Na época de troca de pelos, esse cuidado deve ser diário.
  • Unhas: não deixe as unhas do cachorro muito compridas. A sugestão é observar e impedir o crescimento exagerado das garras, aparando-as a cada 15 dias ou mensalmente.
  • Dentes: problemas bucais também podem afetar os pets, como o tártaro em cachorro. Para evitar que isso aconteça, não deixe de escovar os dentes do Cão do Pirineus de duas a três vezes por semana.
  • Orelhas: é bom verificar como anda o ouvido do cachorro semanalmente. Aliado a isso, sugerimos fazer uma limpeza regular da região com produtos de uso veterinário.
  • Calor: o Cão do Pirineus e o calor são antônimos. Esses cães, por terem uma dupla pelagem, sentem muito as altas temperaturas e devem ter os cuidados redobrados no verão.

O que você precisa saber sobre a saúde do Cão Pirineus

Assim como boa parte dos cachorros grandes, o Cão de Montanha dos Pirineus apresenta maior predisposição para a displasia coxofemoral em cães. A doença é caracterizada pelo encaixe errado do osso do fêmur, o que pode comprometer a locomoção do animal e causar muitas dores. Outros problemas articulares - como displasia de cotovelo e luxação de patela -, doenças oculares e distúrbios neurológicos também podem afetar a raça.

O ideal é manter as consultas veterinárias em dia para verificar como anda a saúde dos Cães Pirineus. Além disso, é fundamental se atentar ao calendário de vacina para cachorro para evitar atrasos e manter seu doguinho protegido contra doenças perigosas. A aplicação de vermífugos e anti parasitários também deve acontecer regularmente.

Cão dos Pirineus: preço é em torno de R$ 5 mil

Por não ser uma raça de cachorro popular por aqui, é um tanto difícil saber onde comprar um filhote de Cão da Montanha dos Pirineus. Quase não há criadores no país, e a maioria das pessoas acaba optando por importar o animal de fora. Mas quanto custa um Cão dos Pirineus, afinal? Na Europa, é possível encontrar exemplares por cerca de 900 a 1.000 euros. Revertendo esse valor para reais, o preço fica em torno de R$ 5.000.

Se ainda assim você tem interesse em comprar um Cão da Montanha dos Pirineus, canil de cachorro deve ser muito bem avaliado. Procure sempre lugares que tenham boas indicações e seja uma referência no mercado. Também é importante procurar saber como é o tratamento dos pais e dos filhotes no local. Isso evita o financiamento de estabelecimentos que maltratam os animais.

Raio-x do Cão de Montanha dos Pirinéus

Origem: França
Pelagem: longo, liso, áspero e com subpelo
Cores: branco (pode vir acompanhado de manchas cinzas ou amarelo claro)
Personalidade: independente, protetor, desconfiado, leal
Altura: 65 a 80 cm
Peso: 39 a 73 kg
Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas