Adoção animal

Cão de Montanha dos Pirenéus: saiba tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 21 Dezembro 2022 - 14h10

Atualizado - 27 Maio 2024 - 18h29

Já ouviu falar no Cão de Montanha dos Pirinéus? Trata-se de um cachorro de pastoreio que, com o passar dos anos, passou a ser acolhido por muitas famílias como um cão de companhia também. Não faltam motivos para isso, afinal, o Cão Pirineus é leal, sensível e muito protetor com sua família. Para quem procura um novo aumigo, ele pode ser a companhia certa. Porém, é importante saber que o Cão de Montanha é um cachorro grande, energético e que precisa de pulso firme para ser educado.

Como essa não é uma raça tão conhecida e popular por aqui, reunimos as principais informações sobre os cães Pirineus para você ficar por dentro de tudo. A seguir, veja onde comprar filhote Cão da Montanha dos Pirineus, características, comportamento e outras curiosidades sobre o cachorro.

Qual é a origem do Cão de Montanha?

O Cão de Montanha dos Pireneus é um cachorro francês. Como o nome já indica, a raça foi originada nos Pirenéus (às vezes chamado também de Pirineus), uma cordilheira que forma a fronteira entre França e Espanha. No entanto, não se sabe ao certo quando esse cãozinho surgiu. A especulação é de que o Cão Pirineus esteja entre nós desde a Idade Média, mas foi somente no século XIV que a raça foi mencionada pela primeira vez por Gaston Phoebus.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cão é, muito provavelmente, descendente de molossoides. Em 1923, foi registrado o padrão oficial por meio da S.C.C. (Société Centrale Canine), no entanto, foi apenas em 1955 que a Federação Cinológica Internacional (FCI) fez o reconhecimento da raça.

Pirineus: cachorro grande e de aparência felpuda

Pensa em um cachorro grande peludo e todo branco: esse é o Cão da Montanha dos Pirineus. Não é à toa que ele também é popularmente conhecido por outro nome, que é simplesmente Grande Pirineus. Para se ter uma noção da dimensão do tamanho deste animal, ele mede entre 65 e 80 centímetros e pode pesar de 39 a 73 kg. Os machos costumam ser mais fortes e robustos do que as fêmeas.

Quanto à pelagem, o Cão dos Pirineus apresenta pelos densos, lisos e longos, com aspecto áspero sobre os ombros e dorso. É um cachorro com dupla camada de pelos, sendo que o subpelo (mais interno) é bastante denso. Já as cores de cachorro aceitas são completamente branco ou branco com manchas cinzas ou amarelo claro.

Como é a personalidade do Cão de Montanha dos Pirenéus?

  • Convivência

Coragem, gentileza e lealdade são as palavras que melhor definem o comportamento do Cão dos Pirineus. Esses cães costumam ser muito tranquilos no dia a dia, mas também tem um forte senso de proteção. Ou seja, você pode esperar um cachorro protetor que vai estar ao seu lado para te defender o tempo todo. Não significa que o Cão da Montanha dos Pirineus é um animal agressivo ou violento, mas ele é um excelente vigilante e está sempre em alerta para situações “estranhas”.

Tendo isso em vista, o Cão dos Pirineus é um cachorro que costuma latir bastante. Se algo se aproxima e ele encara como uma ameaça, ele vai tentar te avisar. A desconfiança faz parte dos seus instintos, mas é possível trabalhar isso para que ele seja um pouco mais receptivo com estranhos e outros animais.

 

Cão de Montanha dos Pirinéus em ambiente de natureza
Pirineus: cachorro não tem variedade de cores, mas pode ter manchas amareladas e claras

 

A raça do Grande Pirineus cria um forte vínculo com a sua família. É aquele tipo de cachorro que ama estar ao lado dos tutores, mesmo que seja só para passar o tempo. No entanto, é importante estabelecer certos limites e mostrar quem é o líder da casa. O Cão dos Pireneus tem uma personalidade forte e pode querer se impor diante de determinadas circunstâncias. Isso acontece porque eles são muito independentes, e às vezes tem dificuldade em seguir à risca os comandos passados.

  • Socialização

O Cão das Montanhas dos Pirineus é muito tolerante com crianças, mas é importante supervisionar as interações entre eles. Por ser um cachorro grande e forte, eles às vezes não medem a força que têm. Também é importante ensinar os pequenos a respeitar o espaço destes animais. Já com estranhos e cachorros no geral, o Cão dos Pirineus não é tão aberto. Ele tem uma certa desconfiança e dificuldade para se relacionar. Por isso, a socialização do pet deve acontecer logo nos primeiros meses de vida.

  • Adestramento

O Cão de Montanha dos Pirenéus é inteligente, mas um pouco teimoso. Isso acontece por causa do forte senso de independência que acompanha a raça. Por isso, para ter um cachorro desse, é importante que o tutor tenha uma experiência prévia com animais de estimação e saiba como educar e adestrar o animal. É necessário ter pulso firme, mas utilizar a técnica do adestramento positivo. Punições e castigos devem ser evitados, pois geram traumas no animal. Já as recompensas estimulam o cachorro a repetir o bom comportamento.

4 curiosidades sobre o Cão de Montanha dos Pirinéus

1) Apesar de ser um cachorro francês, o Cão Pirineus é muito valorizado em países como Austrália e Estados Unidos.

2) No seu país de origem, o Grande Pirineus é chamado de Chien de Montagne des Pyrénées.

3) O Cão de Montanha dos Pirenéus era muito apreciado pela corte francesa no século XVII, mas também já chegou a atuar no exército.

4) O cruzamento de um Cão dos Pirineus com um Golden Retriever resulta em uma mistura de cachorro chamada Pirineus Ouro.

Cão de Montanha dos Pirineus filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Filhotes são sempre adoráveis. Quando se trata dos Cães Pirineus, essa fase de filhote dura cerca de dois anos, que é o tempo que eles levam para atingir a maturidade. Durante esse período, prepare-se para ter um cachorro cheio de energia pela casa, com vontade de explorar todas as novidades. A raça, inclusive, aprecia bastante espaços ao ar livre - como casas com quintais -, mas também pode se adaptar bem a apartamentos grandes desde que os tutores levem o animal para passear com frequência.

Antes de receber um Cão de Montanha dos Pirenéus em casa, não esqueça de providenciar tudo que o doguinho vai precisar: uma cama, brinquedos, tapetes higiênicos, bebedouro, comedouro e ração. Mas tenha atenção com a ração para cachorro: ela deve ser apropriada para a idade do animal. No mais, o adestramento e a socialização devem ser iniciados logo depois que o Cão Pirineus tomar todas as vacinas de cachorro. Ele também precisa ser vermifugado e estar livre de parasitas antes de sair às ruas.

 

Cão de Montanha dos Pirinéus deitado em gramado
O Cão da Montanha dos Pirineus pode se adaptar a ambientes caseiros se tiver uma rotina de passeios

 

Saiba quais são os cuidados básicos com o Cão das Montanhas dos Pirineus

  • Banho: os cães Pirineus não precisam tomar banho com tanta frequência quanto outras raças. A recomendação é fazer isso a cada dois meses, com produtos adequados para o animal.
  • Escovação: para manter a pelagem do cachorro saudável, o ideal é escová-la pelo menos três vezes por semana. Na época de troca de pelos, esse cuidado deve ser diário.
  • Unhas: não deixe as unhas do cachorro muito compridas. A sugestão é observar e impedir o crescimento exagerado das garras, aparando-as a cada 15 dias ou mensalmente.
  • Dentes: problemas bucais também podem afetar os pets, como o tártaro em cachorro. Para evitar que isso aconteça, não deixe de escovar os dentes do Cão do Pirineus de duas a três vezes por semana.
  • Orelhas: é bom verificar como anda o ouvido do cachorro semanalmente. Aliado a isso, sugerimos fazer uma limpeza regular da região com produtos de uso veterinário.
  • Calor: o Cão do Pirineus e o calor são antônimos. Esses cães, por terem uma dupla pelagem, sentem muito as altas temperaturas e devem ter os cuidados redobrados no verão.

O que você precisa saber sobre a saúde do Cão Pirineus

Assim como boa parte dos cachorros grandes, o Cão de Montanha dos Pirineus apresenta maior predisposição para a displasia coxofemoral em cães. A doença é caracterizada pelo encaixe errado do osso do fêmur, o que pode comprometer a locomoção do animal e causar muitas dores. Outros problemas articulares - como displasia de cotovelo e luxação de patela -, doenças oculares e distúrbios neurológicos também podem afetar a raça.

O ideal é manter as consultas veterinárias em dia para verificar como anda a saúde dos Cães Pirineus. Além disso, é fundamental se atentar ao calendário de vacina para cachorro para evitar atrasos e manter seu doguinho protegido contra doenças perigosas. A aplicação de vermífugos e anti parasitários também deve acontecer regularmente.

Cão dos Pirineus: preço é em torno de R$ 5 mil

Por não ser uma raça de cachorro popular por aqui, é um tanto difícil saber onde comprar um filhote de Cão da Montanha dos Pirineus. Quase não há criadores no país, e a maioria das pessoas acaba optando por importar o animal de fora. Mas quanto custa um Cão dos Pirineus, afinal? Na Europa, é possível encontrar exemplares por cerca de 900 a 1.000 euros. Revertendo esse valor para reais, o preço fica em torno de R$ 5.000.

Se ainda assim você tem interesse em comprar um Cão da Montanha dos Pirineus, canil de cachorro deve ser muito bem avaliado. Procure sempre lugares que tenham boas indicações e seja uma referência no mercado. Também é importante procurar saber como é o tratamento dos pais e dos filhotes no local. Isso evita o financiamento de estabelecimentos que maltratam os animais.

Raio-x do Cão de Montanha dos Pirinéus

Origem: França
Pelagem: longo, liso, áspero e com subpelo
Cores: branco (pode vir acompanhado de manchas cinzas ou amarelo claro)
Personalidade: independente, protetor, desconfiado, leal
Altura: 65 a 80 cm
Peso: 39 a 73 kg
Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cachorro

O misterioso cachorro que não late, mas emite uma mistura de 'gargalhada' e 'falsete' para se comunicar

Os latidos são a principal forma de comunicação entre os cães. Por isso, é muito difícil encontrar por aí algum cachorro que não lat...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas