Adoção animal

Cão D'água Espanhol (Spanish Water Dog): saiba tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 13 Março 2023 - 16h42

Atualizado - 29 Abril 2024 - 15h34

O Cão D’água Espanhol é um cachorro com pelo cacheado, porte musculoso e jeitinho encantador. A raça é muito comum na Europa, especialmente na Espanha, onde se desenvolveu a partir do século X. O Cachorro D’água Espanhol começou a fazer sucesso por causa de suas inúmeras habilidades, que vão desde caça e pastoreio até natação. Além de ter uma aparência linda e única, o cachorro é bastante tranquilo no dia a dia, mas as atividades físicas são um pré-requisito para que ele se sinta feliz. Quer conhecer mais sobre o Cão D’água Espanhol? O Patas da Casa te explica tudo sobre a raça a seguir!

O Cão D’água Espanhol ajudava no pastoreio, caça e pesca

O Cão D’água Espanhol é uma das várias raças de cão de água que existem. A sua origem, porém, não é muito bem definida. O que se sabe é que tem registros de cães de água com características típicas do cachorro espanhol na Península Ibérica desde o século X. Uma hipótese é que esses cães foram levados para a Espanha pelos turcos até a região de Andaluzia (uma comunidade autônoma espanhola). Por conta disso, o Cão D’água Espanhol era conhecido como cachorro Turco Andaluz. Acredita-se que o cachorro Berbet (que deu origem ao Poodle e outros cães de água, como o Cão D’água Português) foi o antecessor do Cão D’água Espanhol.

Antigamente, a raça era conhecida por atuar em diferentes tipos de trabalho. O Cachorro D’água Espanhol era um ótimo cachorro pastoreio e ajudava na condução de ovelhas e cabras no sul do país. Já na região norte, ajudava na pesca graças à sua grande habilidade de natação. Os cães que viviam nas áreas costeiras costumavam ajudar os pescadores a recuperarem cargas que acabavam caindo dos barcos. Por fim, eles também eram bons cães de caça. Hoje em dia, é possível encontrar o Cão de Água Espanhol atuando como cachorro policial e também participando de competições esportivas, como o agility canino.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Os pelos encaracolados do Cão de Água Espanhol são sua marca registrada

O Cachorro D'água Espanhol é super atlético e robusto. Trata-se de um cão forte, musculoso e de porte elegante. Ele também possui o peito bem largo, uma adaptação que ajuda na hora de nadar. As orelhas do cachorro espanhol são triangulares e caídas, enquanto seus olhos são grandes e normalmente com tons de castanho ou avelã. O cão de água possui porte médio, com altura que varia de 40 a 50 cm e peso entre 14 e 22 Kg. O cão d'água é um cachorro com pelo cacheado. Os fios encaracolados são longos e lanosos (ou seja, lembram o aspecto de lã). A pelagem pode ser branca, marrom, preta, branca e marrom ou preta e branca.

Existe uma raça que é frequentemente confundida com o Cão D’água Espanhol: Cão De Água Português. Ambos fazem parte da família dos cães de água, são ótimos nadadores e têm os pelos cacheados. Porém, eles possuem algumas diferenças entre si que ajudam a distingui-los, começando pela pelagem. Os fios cacheados são o único tipo de pelo possível para um Cão D’água Espanhol. O Cão De Água Português, porém, pode ter pelos encaracolados ou ondulados. O tamanho também ajuda a diferenciar as raças: o cachorro espanhol é um pouco menor que o português, que mede entre 43 e 57 cm e pesa entre 16 e 25 Kg.

O Cachorro D’água Espanhol é equilibrado, divertido e super fiel

  • Convivência

Os cães dessa raça de cachorro d'água são conhecidos por sua obediência. Seu passado pastoreio tem grande influência nesse comportamento, já que são cães que estão acostumados a cumprir tarefas sem problemas. O cachorro espanhol é um grande companheiro. Ele adora ficar por perto e participar de todas as atividades da casa, pois é um cão bem familiar. Além disso, esse cãozinho é fiel e bem apegado ao dono. O Cão D’água Espanhol é conhecido por ser muito corajoso e curioso - por isso ele adora explorar tudo ao seu redor.

O cachorro espanhol é um cão bem ativo, divertido e que precisa de uma rotina de exercícios regular para gastar energia de forma saudável. O ideal é passear com o cachorro todos os dias para que ele se sinta bem, pois os exercícios físicos o estimulam tanto na parte física quanto mental. Por ser um cachorro que gosta de água, as brincadeiras em piscinas, cachoeiras e praias são muito recomendadas. Muito adaptável, o cachorro consegue se sair bem em diferentes ambientes e situações. Portanto, a convivência com a raça costuma ser muito tranquila.

  • Socialização

No geral, o Cão D’água Espanhol é um animal sociável e que se dá bem com pessoas e outros cães. Porém, eles podem ser bem desconfiados na hora de conhecer estranhos. O pet não é agressivo, mas costuma ser mais reservado e observador quando encontra alguém pela primeira vez. Depois que ganha confiança, passa a se soltar mais. O ideal é sempre realizar a socialização do cachorro de água espanhol quando ele ainda é um filhote. Assim, o pet vai aprender a ter uma boa relação com outras pessoas e animais e vai crescer mais controlado.

  • Adestramento

Adestrar o cachorro espanhol costuma ser uma tarefa bem fácil! O cãozinho é naturalmente inteligente, obediente e tem uma grande capacidade de aprendizagem. Ele entende os comandos em pouco tempo e, como também gosta de agradar o dono, presta bastante atenção durante todo o treinamento. Não é à toa que o Cão D'água Espanhol é um cachorro policial tão competente. O adestramento é sempre recomendado quando filhote, pois os resultados costumam ser mais positivos nessa idade. Porém, o cachorro espanhol pode ser adestrado sem problemas em qualquer fase da vida.

Cachorro D'água Espanhol marrom com lingua para fora
O Cachorro D'água Espanhol pode ter diferentes padrões de cores

Curiosidades sobre a raça Cão D’água Espanhol

 

  • O Cão D’água Espanhol é considerado uma raça de cachorro hipoalergênico
  • Com o tempo, o Cachorro D’água Espanhol perdeu espaço nas atividades de caça e pastoreio para as raças Pastor Alemão e Pastor Belga.
  • Além do cachorro espanhol e do cachorro português, existem outros tipos de cão de água. Os mais conhecidos são os cães de água americano, irlandês, italiano e francês.

Cão D’água Espanhol filhote: saiba quais são os principais cuidados nessa fase

O filhote de Cão D’água Espanhol é bastante esperto e curioso. Os instintos de cão pastoreio e de caça fazem com que o pet se mostre bastante explorador já nos seus primeiros meses de vida. No geral, cuidar de um cachorro espanhol filhote não é tão trabalhoso, desde que ele receba todos os cuidados essenciais nesta fase da vida. A alimentação deve ser feita com ração de cachorro para filhotes. Esse tipo de alimento permite que o animal receba todos os nutrientes fundamentais para um desenvolvimento completo e saudável.

O tutor deve aplicar todos os vermífugos e vacinas para cachorro sem atrasos para garantir que o animal fique protegido de algumas das doenças mais perigosas que atingem a espécie. Além disso, as visitas regulares ao médico veterinário devem fazer parte da rotina. 

Cuidados básicos com o Cão de Água Espanhol

  • Banho e tosa

O Cão de Água da Espanha não precisa de muitos banhos: uma vez por mês costuma ser o suficiente. Lembre-se sempre de usar shampoo para cachorro específico para pelagem encaracolada. O ideal é deixar os pelos secarem naturalmente ao ar livre, pois a temperatura do secador pode danificar os fios. A tosa higiênica é recomendada a cada dois meses para evitar que os fios muito longos atrapalhem o dia a dia do pet. Vale ressaltar que os cães dessa raça podem sujar bastante durante as brincadeiras. Nesse caso, pode ser necessário dar mais algum banho no mês. A dica é sempre checar os pelos do cachorro espanhol após os passeios, pois algumas sujeirinhas, galhos, folhas e até mesmo bichinhos como carrapatos podem grudar facilmente nos fios.

  • Escovação

Os pelos encaracolados do Cão de Água devem ser cuidados diariamente. Esse não é um dos cachorros que soltam muito pelo, mas a formação de nós pode ser um problema frequente. Por isso, é recomendado escovar os pelos todos os dias. Você pode usar uma escova para isso, mas a melhor dica para manter os cachinhos mais definidos e desembaraçados é separá-los manualmente.

  • Unhas

O cachorro espanhol é daqueles que adora correr e brincar, principalmente ao ar livre. As unhas muito grandes, porém, podem acabar sendo um problema durante as atividades. As garras longas se prendem facilmente ao chão, fazendo o pet tropeçar e até mesmo sofrer acidentes mais sérios ao correr. Além disso, ele pode acabar machucando o tutor sem querer durante as brincadeiras. Por isso, é importante cortar as unhas do cachorro sempre que elas estiverem longas demais.

  • Dentes

A dentição canina merece tanta atenção quanto a nossa. A sujeira acumulada nos dentes do Cachorro D’água podem favorecer o desenvolvimento de problemas como cárie e tártaro. Por isso, é fundamental escovar os dentes do cachorro com regularidade para manter a saúde e a higiene bucal.

  • Orelhas

A orelha do cachorro é uma parte da anatomia canina que costuma ser esquecida, mas que merece atenção. O acúmulo de sujeira e até mesmo de bactérias na região podem acabar favorecendo o surgimento de infecções sérias, como a otite canina. Por isso, sempre tire um tempinho na semana para limpar o ouvido do cachorro D’água Espanhol.

Cachorro D'água Espanhol dentro de riachoi
Todo Cão de D'água Espanhol adora nadar e praticar atividades aquáticas

O cachorro espanhol pode desenvolver catarata e displasia coxofemoral

 

A raça de cachorro Cão D’água Espanhol não tem tendência a desenvolver problemas de saúde hereditários. Se o tutor manter o calendário de vacinação e de vermifugação em dia, levar o pet para check-ups regularmente e oferecer uma boa qualidade de vida (com alimentação saudável e atividades físicas), o pet pode ter uma vida longa e feliz. A expectativa de vida do Cão D’água Espanhol é de 14 anos. Porém, é importante ficar atento a algumas doenças que são consideradas as mais comuns na raça. A catarata, condição que atinge a região do cristalino no olho do cachorro, é uma delas. A displasia folicular, a displasia coxofemoral em cães e a distiquíase (crescimento anormal dos cílios) são outros problemas que merecem atenção.

Cão D’água Espanhol: preço da raça pode variar bastante

O Cão de Água Espanhol é uma raça bem mais conhecida na Espanha do que no resto do mundo. Porém, com seu jeitinho carismático, corajoso e companheiro, cada vez mais pessoas têm vontade de ter esse cãozinho ao seu lado. Mas quanto custa um Cão D’água Espanhol? Preço da raça é muito difícil de ser definido, já que existem pouquíssimos exemplares no Brasil para que uma média seja estabelecida. Além de pesquisar os preços do Cão D’água Espanhol, é importante ter atenção na hora de escolher um canil de cachorro de confiança para ter certeza de que você não está financiando um local que maltrate os animais.

Raio-X do Cão D’água Espanhol

Origem: Espanha
Pelagem: Encaracolada, longa e lanosa
Cores: Branco, marrom, preto, branco e marrom ou preto e branco
Personalidade: Companheiro, fiel, obediente e equilibrado
Altura: 40 a 50 cm
Peso: 14 a 22 Kg
Expectativa de vida: 14 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas