A palavra Spitz quer dizer “alongado” e é uma alusão ao formato do focinho das raças dessa categoria. Geralmente, o cachorro que parece lobo fica nesse grupo por causa da sua aparência que lembra os ancestrais caninos. No entanto, é bom ter em mente que há vários tipos de Spitz ao redor do mundo e alguns são bem famosos por aqui, como o Lulu da Pomerânia. Se você faz parte dos admiradores desses lobinhos, o Patas da Casa reuniu informações sobre esse grupo de cachorros. Confira!

1) Spitz Alemão (também conhecido como Lulu da Pomerânia)


Spitz Alemão, ou Lulu da Pomerânia, é uma raça habita muitos lares do país
Spitz Alemão, ou Lulu da Pomerânia, é uma raça habita muitos lares do país

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Lulu da Pomerânia é a menor versão do Spitz Alemão, uma raça que varia de porte pequeno a médio. No entanto, não dá para negar que o tamanho miniatura é um dos mais queridinhos no Brasil. Ele é um ótimo cão de companhia e extremamente afetuoso, mas ao mesmo tempo é um cão cheio de personalidade, que não tem medo de encarar desconhecidos e outros pets (até maiores que eles!).

Esse cachorro Spitz também é cheio de energia, o que demanda passeios diários e muitas brincadeiras. Um detalhe é que eles são bem verbais e é importante controlar os latidos. No quesito cuidados, a pelagem longa e lisa do Spitz Alemão pede uma rotina de escovação e banhos mensais.

2) Spitz Dinamarquês: um cãozinho branco como a neve


O Spitz Dinamarquês tem as patas longas e tamanho médio
O Spitz Dinamarquês tem as patas longas e tamanho médio

Natural da Dinamarca, esse é um Spitz que prefere viver em família, pois adora estar rodeado de pessoas e é uma das melhores raças para quem tem criança. Ela é bem recente e só foi reconhecida em 2013 pela Kennel Club da Dinamarca, uma espécie de organização que reconhece os padrões oficiais de cada raça de cachorro. Com patas e focinho longos, os pelos do Spitz Dinamarquês é predominantemente branco e precisa de muitos cuidados diários.

3) Eurasier é outro tipo de Spitz de origem alemã


Cachorro que parece um lobo ou urso? O Eurasier é confundido com os dois!
Cachorro que parece um lobo ou urso? O Eurasier é confundido com os dois!

Além de ser um cachorro que parece um lobo, o Eurasier também é uma raça de cachorro que parece um urso! O desenvolvimento deste cão foi nos anos 1950 e, assim como a maioria dos Spitz, foi gerado na Alemanha, sendo o resultado do cruzamento do Chow Chow com o Spitz Alemão. A raça herdou o melhor de cada um dos seus ancestrais: o instinto protetor do Chow Chow e o afeto do tradicional Spitz. O padrão final veio em 1972 e o reconhecimento pela FCI (Federação Cinológica Internacional) no ano seguinte, em 1973. Ele tem porte médio e um corpo robusto que ultrapassa os 20 kg. O padrão de cor mais comum é o castanho com preto.

4) Spitz Indiano é um cachorro que parece lobo que exala fofura


O Spitz Indiano é um sucesso no seu país de origem e até participa das produções de Bollywood
O Spitz Indiano é um sucesso no seu país de origem e até participa das produções de Bollywood

Com um tamanho que varia do pequeno ao médio, o Spitz Indiano carrega como uma das suas principais características uma pelagem densa, com a predominância na cor branca. No entanto, é possível encontrar exemplares totalmente pretos ou castanhos. Essa raça de cachorro surgiu a partir dos Spitz Alemães que foram levados à Índia pelos britânicos e lá se desenvolveram.

O Spitz Indiano é muito companheiro e tem uma personalidade agitada e brincalhona. Uma curiosidade, é que em 1994 um exemplar da raça, chamado Tuffy, participou do filme Aapke Hain Koun, um sucesso de Bollywood. Inclusive, o carinho por esse doguinho foi tão grande que o elenco principal o adotou após as gravações.

5) O Spitz Finlandês é um cachorro ruivo que tem até 50 cm de altura

 


A maioria dos Spitz Finlandês tem a pelagem ruiva
A maioria dos Spitz Finlandês tem a pelagem ruiva

Muito popular na Finlândia, o Spitz Finlandês é conhecido originalmente como Suomenpystykorva. Esse é um cachorro que parece um lobo e também uma raposa, já que ele tem uma pelagem geralmente ruiva. Uma característica interessante sobre o Spitz Finlandês é que a sua cauda é enrolada e, mesmo com a aparência delicada, ele é um ótimo cão de guarda e caça.

6) Spitz Japonês geralmente é confundido com o Samoieda


A diferença entre o Spitz Japonês e o Samoieda é o tamanho!
A diferença entre o Spitz Japonês e o Samoieda é o tamanho!

Diz a lenda que os japoneses criaram essa raça para ser uma espécie de “mini Samoieda”. Embora não tenha sido confirmado, são grandes as semelhanças entre os dois pets, como os pelos brancos e densos. Mas, enquanto os Samoiedas são cães russos, o Spitz Japonês - como o próprio nome sugere - foi desenvolvido no Japão. Em comparação aos outros cachorros do grupo, o Spitz Japonês não tem tanta energia e é propenso a obesidade canina. Por isso, deve ter um cuidado especial com a alimentação.

7) O Spitz de Norboten é um caçador nato


Esse tipo de Spitz é um ótimo caçador e também cão de guarda
Esse tipo de Spitz é um ótimo caçador e também cão de guarda

Um Spitz de guarda e caçador. Por pouco, quase foi extinto no século 20, mas os suecos não desistiram e lutaram pelo resgate da raça nos anos 50. São mais famosos no seu país de origem e são muito usados para proteger as áreas rurais da Suécia. Diferentemente dos outros cachorros que parecem um lobo, ele tem pelo curto e um porte atlético. Já uma curiosidade é que o Spitz de Norboten costuma ter manchas na pelagem.

8) Uma das características do Spitz dos Visigodos é a pata curta


O Spitz dos Visigodos  tem uma cara fofa, mas o cachorro é forte e valente
O Spitz dos Visigodos tem uma cara fofa, mas o cachorro é forte e valente

Também conhecido como Vallhund Sueco, a origem nebulosa da raça carrega uma teoria de que eles são os “cães dos vikings". Isso porque eles eram companhia dos guerreiros que invadiram a Grã Bretanha nos séculos 8 e 9, agindo como cães de guarda e caçadores de roedores nas embarcações. Essa raça é bem forte, apesar do seu tamanho. O reconhecimento enquanto Spitz só veio no século 20 e na mesma época foram considerados boiadeiros, devido a sua força.

9) Volpino-italiano: uma raça de cachorro que parece um lobo vindo da Itália


Esse tipo de Spitz foi um sucesso durante a renascença
Esse tipo de Spitz foi um sucesso durante a renascença

Essa raça descende dos Spitz europeus e foi um queridinho entre os nobres italianos, fazendo muito sucesso na elite durante o Renascimento. Porém, de lá para cá esse Spitz foi ficando menos popular e, nos anos 60, quase foi extinto. Com a ajuda de italianos apaixonados pela raça, foi possível resgatá-la e nos anos 80 ela já estava sem risco de extinção. A maioria dos Spitz Italianos são na cor branca. O Volpino-italiano é super apegado aos tutores e tende a ser desconfiado com estranhos. Já o nome “volpino” vem da sua aparência, pois em italiano isso quer dizer “raposa” - sim, esse é um cachorro que parece uma raposa.

10) O Chow Chow não é uma raça de cachorro que parece lobo, mas é considerado um Spitz


Estudiosos defendem que o Chow Chow também é um Spitz
Estudiosos defendem que o Chow Chow também é um Spitz

Mesmo com a aparência e o tamanho nada parecidos, o Chow Chow ainda tem alguns aspectos dos Spitz e muitos defendem que a origem dessa raça foi o resultado do cruzamento de um Mastim Tibetano com um Spitz de grande porte. Mesmo que nada disso seja confirmado, ele é classificado como um Spitz, principalmente por conta do monte de pelos e o focinho levemente alongado. A raça é um sucesso por onde passa devido ao seu tamanho e carrega uma forte personalidade forte, sendo fundamental investir no adestramento de cães.

11) Samoieda é considerado um Spitz Alemão gigante


Um cachorro que parece um lobo que não passa despercebido é o Samoieda
Um cachorro que parece um lobo que não passa despercebido é o Samoieda

O Samoieda é um dos maiores tipos de Spitz. Mesmo com o clássico pelo grande e branco, é inegável a semelhança desse cachorro com um lobo. De aparência simpática, o Samoieda é conhecido pelo seu semblante sorridente e elegante. Essa é uma raça de cachorro inteligente e é interessante investir em sessões de adestramento com bastante reforço positivo para ter bons resultados. Por ser cheio de energia, o ideal é que esse Spitz gigante viva em uma casa com quintal. Uma curiosidade é que o Samoieda adora uivar.

12) Keeshond é um Spitz dócil e companheiro

 


O pequeno Keeshond já foi até símbolo de resistência política nos Países Baixos (Holanda)
O pequeno Keeshond já foi até símbolo de resistência política nos Países Baixos (Holanda)

Extremamente dócil e caseiro, o Keeshond é um ótimo cão de companhia. Esse cachorro é comunicativo e é super apegado ao tutor, mas não chega a ser ciumento e se dá bem com outros pets. O nome Keeshond vem do político holandês Cornelis de Gijselaar, que liderou a rebelião contra a casa de Orange na república holandesa e tinha um exemplar da raça como companheiro. O padrão predominante da raça são os pelos em tons de cinza que vão do branco ao preto.

Redação: Erika Martins