Comportamento animal

Cachorros sofrem luto? Veja como os pets reagem à morte de alguém ou outro pet

Publicado - 27 Outubro 2023 - 19h20

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já se perguntou como o cachorro reage ao luto? Ao contrário do que muita gente imagina, não são só os humanos que sofrem com a perda de um ente querido. Por mais que não seja exatamente igual ao que acontece com a gente, os animais também vivenciam o luto. Cachorro entende quando um outro pet ou pessoa morre. Afinal, eles já têm um vínculo e estão acostumados com a presença do outro no dia a dia.

Por isso, assim como nós precisamos lidar com a saudade de uma pessoa ou animal que se vai, o cão também precisa. Para te ajudar a entender melhor o luto canino, o Patas da Casa te explica como os pets reagem à morte de uma pessoa ou outro pet. 

Luto canino: cachorros sofrem com a morte de uma pessoa

Não é apenas o tutor que sofre quando o cachorro morre. O animal também sente a perda de uma pessoa. O vínculo que une o cão e o tutor é muito forte. Os dois moram, brincam, se divertem, passeiam e fazem praticamente tudo juntos. Na maior parte do tempo, o cãozinho está perto do seu dono, que passa a sensação de segurança, conforto e, principalmente, amor. Por isso, a ausência é rapidamente sentida pelo cão, que passa a lidar com o luto. Cachorro percebe que o seu companheiro de todas as horas não está mais ali, o que traz um sofrimento para ele. 

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vale ressaltar que o luto canino não acontece apenas com a morte do seu dono direto. Em famílias grandes que vivem sob o mesmo teto, até mesmo o membro mais distinto do animal pode fazer o pet sentir saudades quando morre. Afinal, a dinâmica mudou e a família também vive o seu luto. 

Quando um cachorro morre, o outro sente falta 

Talvez você já tenha ouvido falar que um cachorro sente quando o outro vai morrer. Se isso é verdade ou não, é difícil saber. Porém, o que sabemos é que o cachorro entende quando o outro morre. Um estudo realizado pela professora Barbara J. King, publicado na Scientific American, comprovou que os humanos não são os únicos que vivem luto. Cachorro também passa por esse sentimento e isso não fica restrito apenas à relação cão-homem. Em casas com mais de um pet, os animais também criam um laço importante. Portanto, é verdade: quando um cachorro morre, o outro sente falta. 

Dois cães em casa que vivem juntos estão acostumados a dividir o mesmo espaço e a ter uma companhia o tempo inteiro. Até mesmo os cães mais quietos que não brincam tanto com o outro animal sentem a ausência, pois estão acostumados com a presença do pet ao seu lado para interagir.

Assim, quando um cachorro morre, o outro sente falta de ter alguém ao seu lado, seja na hora de comer, correr pela casa, usar um brinquedo, passear ou até mesmo disputar a atenção do tutor. Inclusive, isso pode acontecer quando um pet de outra espécie morre, como um gato. O fato é que o cão sente falta da presença e, com isso, pode passar pela fase do luto canino. 

Cachorro triste recebendo carinho
Durante o luto, cachorro normalmente fica mais apático e sem apetite

Como o cachorro reage ao luto? Entenda os sintomas do luto canino

Cada pessoa lida com o luto de um jeito e isso também vale para os animais. A forma como o cachorro reage ao luto pode variar de cão para cão. Alguns pets não demonstram tanto e parecem até mesmo não notar que outra pessoa ou pet faleceu. Já outros, são totalmente tomados pela angústia e podem chegar a desenvolver depressão em cachorro.

No geral, existem alguns sintomas de luto canino que costumam se manifestar na maioria dos animais. O mais comum é a apatia. Quando está vivenciando luto, cachorro pode parecer mais desligado da realidade. Ele perde o interesse por coisas cotidianas, desde o carinho do tutor até o passeio na rua. 

A falta de interação social é outro sintoma comum do luto. Cachorro passa a se isolar, fica mais solitário e não faz questão de socializar com outras pessoas ou animais. Além disso, o animal costuma apresentar perda de apetite, sono em excesso e ainda há o aumento do estresse, depressão e ansiedade em cães.

Em alguns casos, o cachorro em luto começa a procurar pelo pessoa/pet que morreu em episódios de busca.Para completar, certos cães podem ficar mais carentes e apegados ao tutor ou outra pessoa. Por outro lado, alguns cachorros podem ficar mais agressivos. Então, de certa forma, pode-se dizer que o luto é uma das emoções que os cachorros sentem, embora possa mudar de animal para animal.

Quanto tempo dura o luto canino?

É impossível mensurar quanto tempo dura o luto por um cachorro. O mesmo vale para o luto canino. Cada cachorro lida de um jeito diferente pelo tempo que precisar, sem um período determinado. Normalmente, dura alguns meses, mas isso varia. Alguns animais podem começar a se sentir melhor em poucas semanas, enquanto outros podem demorar mais a superar o luto. Cachorro precisa de um tempo para se acostumar com a nova realidade e a ausência do tutor/pet que morreu. O que você pode fazer é ajudar o animal a passar por essa fase difícil.

Como ajudar o pet a superar o luto canino?

Mas afinal, como ajudar o pet a superar o luto canino? Ao perder alguém, o cãozinho pode começar a se sentir muito sozinho. Por isso, mostre que ele está errado! Esteja presente ao seu lado e não deixe que ele fique muito isolado. Faça carinho, chame para brincar e leve-o para passear. Não é para forçar a barra, pois isso pode deixar o animal estressado, mas vá aos poucos para que ele consiga lidar com esse momento sem muita pressão. Além disso, não mude a rotina do animal. É muito comum que, ao perder um pet, o tutor acabe deixando o outro de lado. Porém, como explicamos, o cachorro também sente falta do seu companheiro. Por isso, não deixe de ficar ao seu lado mesmo que esteja sofrendo também.

É muito importante ainda cuidar da alimentação do cachorro em luto. Cachorro pode perder o apetite e deixar de se alimentar quando está deprimido, o que traz sérias consequências para a saúde animal. Por isso, fique atento e não deixe que ele fique sem comer. O luto canino é uma fase que, com os cuidados e carinho necessários, vai passar. Porém, se o pet estiver deprimido demais ou demorando muito a se sentir melhor, não hesite em pedir ajuda especializada. Isso vai ajudar o pet a passar pelo luto canino de forma mais segura e saudável. 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas