Cachorro

Cachorro vomitando amarelo: veterinária lista as 8 causas mais comuns e o que fazer

Publicado - 03 Junho 2025 - 11h00

Atualizado - 03 Junho 2025 - 11h02

Foto da Tatiana De Vita - Médica veterinária

Tatiana De Vita / Médica veterinária

CRMV - 44465

Médica Veterinária formada pela FMVZ - USP

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Ver o cachorro vomitando amarelo pode deixar qualquer tutor muito preocupado. A cena assusta, dá um aperto no coração e logo aparece aquela dúvida: será que foi algo que ele comeu? Precisa correr para o veterinário? Antes de tudo, saiba que os episódios de vômito amarelo em cachorro nem sempre são sinal de algo grave. Mas também não é algo para ignorar.

Por isso, entender o que é quando o cachorro vomita amarelo, por que isso acontece e o que fazer quando o cachorro vomita amarelo pode fazer toda a diferença no cuidado com a saúde do seu animal. Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com a veterinária Tatiana Vita, que explica tudo a seguir!

Quais causas estão por trás do cachorro vomitando amarelo?

Ao ver que seu cachorro vomitou amarelo, é normal se perguntar o que isso pode ser. De acordo com a veterinária Tatiana Vita, esse líquido amarelado, muitas vezes, é bile — uma substância produzida pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras. Porém, quando ele aparece no vômito do animal, indica que o organismo do pet está tentando dizer alguma coisa.

Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

“Algumas vezes, o vômito biliar pode ser consequência de muito tempo sem se alimentar ou então de uma alimentação feita de forma muito rápida”, explica Tatiana. Só que dependendo da frequência e dos sintomas que acompanham, o vômito amarelo em cachorro pode ser sinal de um problema mais sério. Com a ajuda da especialista, listamos as 8 causas mais comuns de cachorro vomitando amarelo:

1) O estômago do cão está vazio por muito tempo

Quando o cachorro fica muitas horas sem comer, ocorre um acúmulo de bile no estômago que pode causar irritação e provocar o sintoma, segundo Tatiana Vita. Nesses casos, o vômito amarelo costuma acontecer pela manhã, antes da primeira refeição do dia, e o cão continua com energia e apetite normais.

2) O cachorro comeu rápido demais

Alguns cães devoram a comida em segundos — só que esse hábito pode sobrecarregar o sistema digestivo e resultar em episódios de cachorro vomitando amarelo. Isso ocorre logo após o animal comer e, às vezes, o vômito pode vir acompanhado de ração mal digerida.

3) Mudanças na dieta

Fazer a troca de ração de repente ou incluir alimentos diferentes na alimentação sem passar pelo período de transição pode causar desconforto gástrico. E isso também pode provocar vômito amarelo em cachorro, segundo a veterinária. Além do vômito, o pet pode apresentar ainda diarreia leve, gases ou até recusar a nova comida.

4) Gastrite canina

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com gastrite. Essa inflamação no estômago pode ser causada por estresse, dieta inadequada ou jejum prolongado, e seu principal sintoma é o vômito amarelo em jejum. Os animais também costumam apresentar falta de apetite e sinais de desconforto abdominal.

Cachorro preto vomitando amarelo em piso de madeira
Jejum, mudanças na dieta e até gastrite podem causar vômito amarelo em cachorro

5) Ingestão de corpos estranhos

Se seu cachorro adora mastigar o que encontra pela frente, cuidado! A ingestão de brinquedos, tecidos e até plantas pode causar obstrução intestinal, com o cachorro vomitando amarelo como sinal de alerta. Junto com vômito persistente, esse problema pode vir acompanhado de dor abdominal, inchaço e ausência de fezes.

6) Problemas no fígado ou pâncreas

Algumas doenças mais sérias também causam vômito amarelo em cachorro. A pancreatite canina, por exemplo, é uma inflamação no pâncreas que pode provocar esse sintoma junto com apatia, dor abdominal, diarreia e falta de apetite.

Além dela, existem doenças no fígado, como a insuficiência hepática, que também podem deixar o cachorro vomitando amarelo. Esses casos costumam incluir ainda sintomas mais preocupantes, como mucosas amareladas (icterícia em cães), perda de apetite, fraqueza e perda de peso.

7) Parasitas intestinais

Notou que seu cachorro vomitou amarelo? Então, acenda o alerta para vermes! Sim, parasitas intestinais também podem causar vômito amarelo em cachorro, especialmente em infestações mais intensas ou prolongadas. Os vermes podem irritar o trato gastrointestinal, dificultar a digestão e provocar inflamações no estômago e intestino. Como resultado, o cão apresenta episódios de vômito com bile, além de outros sintomas.

8) Estresse e ansiedade

O sistema digestivo dos cães é altamente sensível a fatores emocionais. Por isso, mudanças na rotina, barulhos altos ou situações de separação dos tutores podem deixar o animal ansioso e resultar em episódios de cachorro vomitando amarelo.

Quando se preocupar com o vômito amarelo em cachorro?

Se o cachorro vomitou amarelo apenas uma vez e está animado, comendo normalmente e sem outros sintomas, observe-o por 24 horas. “Mas quando esses vômitos passam a ser frequentes mesmo sem um acontecimento diferente (como troca de alimentação ou petisco) ou quando o animal começa a apresentar perda de peso, perda de apetite, apatia e dores abdominais, é preciso levá-lo rapidamente ao veterinário”, orienta Tatiana.

Aqui vale reforçar que somente um profissional pode diferenciar os tipos de vômitos de acordo com suas características e todo o histórico clínico do animal. Por isso, é interessante consultar um médico veterinário em qualquer uma das situações descritas para descartar doenças mais graves e silenciosas.

O que fazer quando o cachorro vomita amarelo?

Além de sempre buscar orientações com profissionais capacitados, os tutores podem tomar algumas medidas em casa que ajudam a cessar ou evitar episódios de cachorro vomitando amarelo, como:

Fracione as refeições ao longo do dia: ofereça ao seu pet pequenas porções de alimento mais vezes no dia, isso ajuda a evitar longos períodos de jejum e também desacelera o ritmo da alimentação, reduzindo o risco de vômitos. Outra dica é usar um comedouro lento para cachorros (slow feeders).

Faça qualquer mudança alimentar de forma gradual: se seu cachorro vomitou amarelo depois de comer uma ração nova, volte à ração anterior e vá misturando a ração nova com a antiga em proporções crescentes ao longo de 7 a 10 dias.

Mantenha um ambiente tranquilo e saudável: identifique os fatores estressantes para seu pet e evite-os ao máximo. Enriquecimento ambiental, passeios e companhia também ajudam muito a evitar a ansiedade nos cachorros.

Não hesite em levar seu cachorro ao veterinário: ao notar sintomas diferentes no animal, procure ajuda profissional o quanto antes. Assim, o médico poderá avaliar seu pet, realizar exames (se necessário) e indicar um tratamento adequado.

Cachorro

Com quanto tempo pode dar ração de adulto para filhotes?

Oferecer uma alimentação adequada em cada fase da vida do cachorro é essencial para garantir energia, longevidade e saúde. No caso d...

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Quais são os diferentes tipos de cachorro Mastim? Conheça 9 raças para quem ama cães grandes

Os cães do tipo Mastim estão entre as raças mais impressionantes do mundo canino. Donos de um porte majestoso e temperamento equilib...

Cachorro

Como posso prevenir e tratar o tártaro em meu cachorro?

A saúde bucal canina é um aspecto essencial do bem-estar do cachorro e merece tanta atenção quanto a alimentação ou as vacinas. Isso...

Cachorro

Com quanto tempo pode dar ração de adulto para filhotes?

Oferecer uma alimentação adequada em cada fase da vida do cachorro é essencial para garantir energia, longevidade e saúde. No caso d...

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Quais são os diferentes tipos de cachorro Mastim? Conheça 9 raças para quem ama cães grandes

Os cães do tipo Mastim estão entre as raças mais impressionantes do mundo canino. Donos de um porte majestoso e temperamento equilib...

Cachorro

Como posso prevenir e tratar o tártaro em meu cachorro?

A saúde bucal canina é um aspecto essencial do bem-estar do cachorro e merece tanta atenção quanto a alimentação ou as vacinas. Isso...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?