Você já viu um cachorro sem pelo? A aparência desses cães pode parecer estranha em um primeiro momento, ainda mais para quem já está acostumado a conviver com animais peludinhos, mas sim: existem algumas raças que são “peladas”. Esse é o caso do Pila Argentino e do Terrier Americano sem pelo, por exemplo. Por terem uma ausência significativa de pelos, esses pets precisam de cuidados especiais no dia a dia, já que a falta de pelagem impede a proteção contra vários fatores externos, como o frio.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para saber como cuidar de um cachorro sem pelo, raças que possuem essa características e outras curiosidades sobre o assunto, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre os principais cuidados com esses cãezinhos!

Raça de cachorro sem pelo: quais cães têm essa característica?

Mesmo que seja um pouco inusitado e diferente, é possível encontrar algumas raças de cachorro sem pelo por aí. Mas veja bem: por mais que a gente diga que esses pets são desprovidos de pelos, não é bem assim. Na verdade, esses cães normalmente carregam uma leve penugem por cima do seu corpo que costuma passar despercebida. Os cachorros sem pelos mais conhecidos são:

  • Cão de Crista Chinês
  • Cão Pelado Peruano
  • Cachorro Pelado Mexicano
  • Terrier Americano sem pelo
  • Pila Argentino

Cachorro sem pelo só pode sair de casa com protetor solar

O uso do protetor solar para cachorro é indispensável em todas as raças, sejam elas peludinhas ou sem pelos. A questão é que quando falamos de um cachorro sem pelo, esse cuidado deve ser ainda maior! Diferente dos cães que possuem uma espessa camada de pelagem por todo o corpo, os animais “pelados” sofrem ainda mais com a exposição aos raios solares.

Por isso, além de regiões mais sensíveis como o focinho, ponta das orelhas e barriga, toda a extensão do corpo do pet precisa de filtro solar para evitar queimaduras do sol ou até mesmo quadros mais graves, como o câncer de pele. A reaplicação do produto também é extremamente necessária e deve ser feita de hora em hora. Outro ponto importante é que o protetor solar para cachorro é indicado tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados - porque até a claridade pode causar problemas na pele.


Cachorro que não tem pelo: uma caminha quentinha e aconchegante faz diferença nos dias frios
Cachorro que não tem pelo: uma caminha quentinha e aconchegante faz diferença nos dias frios

Os banhos no cachorro sem pelo devem ser frequentes

O cachorro que não tem pelo não precisa tomar banho todos os dias, mas deve manter uma regularidade de pelo menos uma vez por mês para se manter saudável. Por ter uma pele bem sensível, um cuidado importante é que não se pode usar qualquer tipo de shampoo para cachorro. O mesmo vale para o uso de condicionador e sabonete. 

O tutor deve procurar o auxílio de um médico veterinário nessas horas, mas normalmente recomenda-se o uso de produtos dermatologicamente testados e com alto poder de hidratação, já que a pele desses animais tende a ser muito seca. Os banhos podem ser dados tanto em um pet shop quanto em casa.

Hidratar o corpo de um cachorro sem pelo é algo super recomendado

Os hidratantes para cachorro sem pelo são essenciais! Como já foi dito, as raças “peladas” tem a pele mais seca e, por isso, precisam de uma hidratação mais frequente. Isso acontece porque elas possuem menos glândulas sebáceas, comprometendo a produção de sebo que é responsável pela lubrificação da pele.

Para cuidar do cachorro que não tem pelo, o tutor deve investir em um bom hidratante. Vale lembrar que o produto deve ser específico para pets, então nada de compartilhar aquele creme que você passa na sua pele depois do banho com o seu amigo de quatro patas, combinado? Os produtos humanos infelizmente podem agredir a pele dos cães e causar problemas como alergias e dermatites, sendo super contra indicados.

Nos dias mais frios, o cachorro que não tem pelo precisa ser protegido

Esse é um cachorro que sente frio até mesmo quando a mudança de temperatura é mínima. Afinal, sem os pelos para protegê-lo, a vulnerabilidade dele aumenta. Por isso, no inverno ou em dias mais frios, o tutor deve procurar formas eficientes de aquecê-lo e evitar um quadro de hipotermia. 

Uma boa opção é investir em roupas para cachorro, como casacos e moletons, além de outros acessórios, como gorros, toucas e cachecóis (especialmente se você mora em uma região mais gélida). Mantas, cobertores e uma caminha confortável para abrigar o seu amigo também fazem toda a diferença nessas horas! 

Redação: Juliana Melo