Todo mundo sabe que existem alimentos proibidos para cachorro. Por isso, no dia a dia podem surgir algumas dúvidas sobre o que dar ou não ao animal: cachorro pode comer alho e cebola, por exemplo? Muito comuns na culinária humana, a cebola e o alho são conhecidos pelo sabor inconfundível que dá aos pratos, mas esses alimentos não podem ser inseridos na alimentação de cachorro. Tanto a cebola quanto o alho possuem substâncias bem prejudiciais à saúde canina. Para acabar de vez com as dúvidas, o Patas da Casa reuniu informações sobre esses alimentos e o consumo deles por parte dos pets. Descubra abaixo por que cachorro não pode comer cebola e alho!

Cebola faz mal para cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O funcionamento do organismo dos seres vivos é sempre muito diferente de animal para animal. Componentes que são facilmente digeridos pelo corpo humano (e até mesmo benéficos), podem causar intoxicação alimentar no cachorro. Por isso, é muito importante saber se alguns alimentos fazem mal ou não. Oferecer cebola para cachorro, por exemplo, é algo que nunca deve ser feito.

Mesmo sendo usada constantemente na refeição dos humanos, a cebola faz mal para cachorro por conter uma substância chamada tiossulfato, que é tóxica não só para cães, como também para os felinos. O consumo de cebola por doguinhos pode destruir os glóbulos vermelhos do animal, levando ele a um quadro de anemia hemolítica canina. Além disso, o vegetal também pode causar gastroenterites, prejudicando todo o sistema digestivo do cachorro.


Cachorro pode comer arroz com alho? Não! O recomendado é servir o arroz sem tempero algum
Cachorro pode comer arroz com alho? Não! O recomendado é servir o arroz sem tempero algum

Alho faz mal para cachorro?

Assim como a cebola, muita gente busca saber se cachorro pode comer alho. O alho é um ingrediente popular na culinária brasileira e visto como essencial para temperar a maioria das nossas refeições. Essa realidade pode levar o tutor a pensar em usar o alho em uma receita caseira para o pet. Você acha que cachorro pode comer arroz com alho? A resposta é não. O alho para cachorro é extremamente tóxico. Dependendo da quantidade ingerida, o cão pode desenvolver um quadro de anemia canina ou sofrer complicações gastrointestinais que podem provocar diarreia, dores abdominais e vômito no cachorro. Por isso, jamais pense na possibilidade de dar alho para cachorro.

Não pode dar alho para cachorro: o que usar para temperar?

Você já sabe que não pode dar alho e cebola para cachorro, mas quem disse que nenhum tempero pode ser usado? Apesar de nossos queridinhos serem tóxicos, existem outras opções que podem ser usadas para temperar comida de cachorro. Se estamos falando da adoção de uma alimentação natural para cães, as receitas caseiras farão parte da rotina. Veja quais são os temperos permitidos para cachorro:

  • vinagre de maçã
  • orégano
  • salsinha
  • manjericão
  • hortelã
  • tomilho
  • açafrão
  • gengibre

É claro que o gosto individual de cada cão deve ser levado em conta e cabe ao tutor observar se ele gosta ou não do tempero. A recomendação média é de uma pitada para cada refeição. Não se esqueça de não exagerar na quantidade.

Redação: Hyago Bandeira