Alguns legumes e verduras para cachorro não apenas são liberados, como fazem muito bem para a saúde animal. Na medida certa, esses alimentos deixam o seu amigo mais forte e ainda são um agrado para cães que amam comer algo diferente. Seja na alimentação natural ou oferecidos como petiscos, eles adoram! Mas é importante saber os alimentos que cachorro pode comer ou não antes de tentar diversificar a dieta do pet. Será que cachorro pode comer batata-doce, por exemplo?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A batata-doce é um dos legumes que todo cachorro adora — e, na dúvida de hoje, vamos te responder: cachorro pode comer batata-doce? O carboidrato traz benefícios aos cães? Entenda as propriedades desse alimento e como oferecer aos cachorros!

Afinal, cachorro pode comer batata-doce?

A batata-doce é um tubérculo repleto de nutrientes e benefícios para os humanos e também pode ser inserida na dieta dos doguinhos - com moderação e o preparo correto, claro. Não tem problema nenhum em oferecer o alimento, mas é importante que a batata-doce seja cozida apenas na água (sem óleo ou temperos). Caso contrário, o tubérculo cru pode causar intoxicação alimentar. Também é preciso oferecer o alimento com moderação.

Quantas vezes por semana posso dar batata-doce para cachorro?

A batata-doce para cachorro jamais deve substituir a refeição com a ração. Portanto, você pode dar um pedaço pequeno por dia como petisco (spoiler: a maioria ama!). Agora se a dieta dele é a natural, a batata-doce entra apenas como um complemento e não pode ser a base da alimentação.

É importante que as refeições tenham variedade de vegetais e carnes para que ele absorva todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. Lembre-se: a alimentação natural para cães precisa do acompanhamento de um veterinário especialista no assunto.

Batata-doce para cachorro ajuda a aumentar a imunidade e combate inflamações

A batata-doce é rica em fibras e isso quer dizer que as propriedades do alimento, se oferecido na medida certa, ajudam a manter intestino regulado. Além disso, o tubérculo fortalece o sistema imunológico pela alta concentração de vitamina C.

O nutriente é um poderoso antioxidante contra quadros inflamatórios e previne o envelhecimento precoce. Para completar, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico, o que não faz do carboidrato um perigo para o animal - ainda assim, não pode exagerar, já que muitos cães têm tendência a desenvolver a obesidade canina

É bom dar batata-doce para cachorro?

De uma maneira geral, quando o cachorro come batata-doce, os principais benefícios do tubérculo são:

  • Rico vitaminas A e C
  • Fonte de fibras alimentares
  • É um dos alimentos ricos em proteínas
  • Contém minerais importantes, como cálcio, potássio, ferro e zinco

Como pode dar batata doce para cachorro?

O cão pode comer batata-doce, desde que o tutor siga algumas recomendações e converse com um profissional antes de fazer a inclusão do alimento na dieta do pet. As principais indicações são:

  1. A batata-doce para cachorro nunca pode estar crua. Além de prejudicar a digestão, o tubérculo cru pode conter substâncias tóxicas. O cachorro pode comer batata-doce cozida ou assada.
  2. Sempre retire a casca da batata-doce. Pode dar para cachorro só depois disso, pois a textura áspera do alimento pode ser um problema durante a mastigação.
  3. Jamais use temperos para cozinhar ou assar a batata-doce. Até existem alguns temperos que cachorro pode comer, mas a maioria costuma ser prejudicial para esses animais, como o alho, cebola e sal.
  4. Ofereça petiscos em porções pequenas. O ideal é cortar o tubérculo em pedaços de até 3 cm e dar a batata-doce para cão moderadamente, respeitando as indicações de um veterinário de confiança.

 

Biscoito de batata-doce para cachorro

 

Batata-doce para cachorro: que tal preparar um petisco especial para o seu cão?

Agora que você já sabe que a batata-doce pode ser dada cozida ao seu amigo de quatro patas, que tal fazer uma receita natural bem legal para o seu pet? Uma opção mais simples é cortar o tubérculo em fatias bem finas, colocar em um recipiente antiaderente e assar por 40 minutos em forno médio ou até ficar crocante (lembre-se de não colocar sal, temperos e nem óleo).

Se você quiser algo mais incrementado, dá super para fazer um petisco que pode ser dado ao “bom garoto” durante os treinos ou toda vez que ele tiver um bom comportamento. Veja o que você vai precisar para fazer o biscoito para cachorro de batata-doce:

  • 1 batata-doce média cozida e amassada;
  • 1 xícara de farinha de aveia;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite extravirgem.

Como preparar?

  • Cozinhe a batata-doce na água ou no vapor sem a casca até ficar macia;
  • Com um garfo, amasse a batata-doce até ficar na textura de um purê;
  • Adicione o óleo de coco ou azeite extravirgem e misture;
  • Coloque a farinha de aveia aos poucos (se necessário, adicione um pouco de água) até a massa ficar firme e na textura ideal para ser moldada.

Você fazer pequenos bolinhos com a massa ou usar um cortador de biscoitos no formato de coração, ossos ou patinhas. Para a segunda opção, coloque a mistura entre dois pedaços de papel manteiga e use um rolo para abrir a massa antes de cortar no formato desejado. Depois é só levar ao forno até dourar. Seu amigo de quatro patas vai adorar!

Além da batata-doce, cachorro pode comer outros legumes como petisco

Existem também outras opções de petisco para cachorro que podem ser bem interessantes para variar o cardápio do cãozinho (mas sempre lembrando que nada disso deve substituir a ração). A cenoura para cachorro, por exemplo, é um legume que faz um sucesso enorme e muitas vezes é a queridinha dos pets. Além dela, o cachorro pode comer batata inglesa e batata baroa, por exemplo, mas sempre cozidas. Outras dicas são:

  • Chuchu
  • Beterraba
  • Inhame
  • Arroz
  • Lentilha
  • Pepino
  • Brócolis
  • Abobrinha

O que não pode dar para o cachorro?

Apesar de existirem opções liberadas para pets, também existem alguns vegetais que cachorro não pode comer (além de vários outros alimentos típicos do nosso dia a dia). Os principais deles são:

  • Cebola
  • Alho
  • Uva e uva passa
  • Chocolate
  • Tomate
  • Feijão
  • Café

Publicado originalmente em: 05/02/2020

Atualizado em: 18/12/2023