As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Afinal de contas, elas são essenciais para uma dieta rica, variada e saudável – além de serem deliciosas. Os cães podem tirar proveito da ingestão de determinadas frutas, mas não todas. É importante ter a consciência que, por mais benéficas que elas sejam para os humanos, existem algumas delas que não são apropriadas para o consumo canino.

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então será que o cachorro pode comer banana, uma das frutas mais populares e amadas no mundo? Quais devem ser os principais cuidados ao oferecer banana para cachorro? E quanto ao filhote de cachorro, pode comer banana ou não? O Patas da Casa esclarece tudo isso: descubra a seguir se pode dar banana para cachorro e como inserir a fruta na dieta dele.

Afinal, cachorro pode comer banana?

As bananas estão na lista de frutas que cachorro pode comer. Além do sabor que agrada em cheio ao paladar, a banana tem vitaminas e minerais importantes para a saúde animal. Então pode dar banana para cachorro sim, mas é importante tomar cuidado para não abusar da frequência e quantidade de fruta. As bananas são ricas em carboidratos e açúcares e, por isso, não devem fazer parte da dieta regular de um cachorro.

Ah, e não tem diferença no tipo de banana que é oferecido, ao contrário do que alguns podem pensar. Isso quer dizer que o cachorro pode comer banana da terra da mesma forma que o cachorro pode comer banana prata. 

Quais são os principais benefícios da banana para cachorro?

No geral, a banana faz bem para cachorro. A fruta tem uma grande quantidade de fibras alimentares, que exercem um papel fundamental na digestão e ajudam a aliviar os problemas gastrointestinais do seu cão. Ela também contém flavonoides, que combatem os radicais livres, além de polifenóis, betacarotenos e alfacarotenos.

Com a banana, cachorro ainda aproveita outros nutrientes importantes. A fruta amarela e docinha é uma excelente fonte de:

Vitamina B6 - Oferece muitos benefícios aos cães, incluindo a prevenção das principais cardiopatias em cães. Ela também tem função anti-inflamatória e ajuda a acalmar o sistema nervoso do seu animal de estimação.

Vitamina C - Fornece propriedades antioxidantes poderosas que protegem o organismo canino dos efeitos dos radicais livres, o que garante o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C em cães também auxilia no controle da pressão arterial.

Potássio - O alto teor de potássio nas bananas ajuda a fortalecer a estrutura óssea do animal, já que ele neutraliza os efeitos do excesso de sódio no corpo e permite que o organismo do seu cão tenha quantidades saudáveis ??de cálcio. O potássio também traz benefícios à tonificação dos músculos e fortalece os vasos sanguíneos.

Prebióticos - As bananas contêm prebióticos naturais (frutooligossacarídeos) que atuam como alimento para as bactérias saudáveis do intestino. Isso ajuda a equilibrar a flora intestinal dos cachorros, prevenindo infecções e facilitando a absorção adequada de nutrientes.

Magnésio - O magnésio da banana ajuda a promover a saúde dos ossos do cachorro e do coração, entre outros benefícios.

Energia - A banana também é uma ótima fonte de energia para os cães. Se você perceber que o seu bichinho está cabisbaixo, jogado no canto, um pedacinho de banana pode ser tudo que ele necessita para se animar e correr por aí.

Posso dar banana para cachorro filhote?

Sim, o cachorro filhote pode comer banana, desde que ele tenha mais de três meses de idade. A alimentação dos filhotes passa por diferentes etapas: começa pela amamentação, depois passa pela transição com a papinha e, enfim, chega aos alimentos sólidos. É por isso que só por volta do terceiro mês de vida do animal que pode dar banana para cachorro filhote. Nessa fase, ele provavelmente já passou por todas as etapas e já vai estar mais acostumado com diferentes texturas e sabores.

Ainda assim, é importante ter em mente que nem sempre o cãozinho gosta do alimento de primeira. Ou seja, você até pode dar banana pro cachorro, mas ele pode não aceitar muito bem a fruta. Por isso, vale observar a reação do animal nesse momento.

 

A banana para cachorro precisa ser oferecida sem a casca

A banana para cachorro precisa ser oferecida sem a casca

 

 

Pode dar casca de banana para cachorro?

Embora o interior da banana para cachorro seja seguro e saudável para oferecer aos cães, a casca é uma história completamente diferente. Mesmo que ela não seja tóxica, a casca de banana é de difícil digestão e pode causar uma obstrução intestinal, dependendo do porte do animal e da quantidade ingerida. Também corre o risco do seu animal de estimação ficar asfixiado. Por isso, cachorros podem comer banana, desde que a fruta esteja sem a casca.

Qual a quantidade ideal de banana para cachorro?

 

Como a maioria das frutas para cachorro, as bananas devem ser consumidas com moderação. Apesar de ser uma alternativa do petisco para cachorro, o excesso de banana deve ser evitado. Como é uma fruta rica em açúcares e carboidratos, ela pode causar ou agravar alguns problemas de saúde, como a obesidade canina e diabetes, se for consumida em quantidades excessivas. Uma boa regra é dar uma ou duas fatias de banana de cada vez. Na dúvida, consulte o veterinário de sua confiança.

Bananas podem ajudar a aliviar os sintomas do cachorro com diarreia?

Sim, as bananas podem ser usadas para aliviar os sintomas do cachorro com diarreia. A fruta contém pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a quantidade de água nas fezes, produzindo, assim, um cocô de cachorro mais firme.

Ao perceber que o seu cachorro está com diarreia, você pode amassar uma pequena quantidade de banana e misturá-la com a comida. Mas não pense que isso, por si só, já é um tratamento efetivo, ok?! É importante investigar a causa da diarreia junto a um profissional para garantir a saúde do pet. Mesmo porque, se o animal estiver com diarreia e comer muita banana, isso pode levá-lo à prisão de ventre — e aí, nesse caso, a banana faz mal para cachorro.

Resumindo: pode dar banana para o cachorro, mas seguindo alguns cuidados

Sobre a banana, pode dar para cachorro — desde que a fruta esteja descascada e seja oferecida em pequenas porções ocasionais. Os cães podem aproveitar os benefícios do alimento, mas o excesso (tanto em quantidade, quanto em frequência) pode deixar o cachorro com prisão de ventre. Além disso, quando o cachorro come banana demais, também fica mais suscetível a problemas como obesidade e diabetes.

Experimente fazer uma receita de biscoito para cachorro com banana, aveia e cenoura!

Agora que você já sabe que pode dar banana para cachorro, que tal transformar essa fruta deliciosa em petiscos? Para isso, é importante usar somente ingredientes que o cãozinho pode comer de forma segura. O cachorro pode comer banana com aveia, e também cenoura. Por isso, o Patas da Casa selecionou uma receita de biscoito para cachorro simples e nutritiva que você pode preparar hoje mesmo para o seu amigo de quatro patas. Confira! 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de farinha de trigo integral ;
  • 1 xícara de aveia ;
  • 1 banana;
  • 2 cenouras;
  • 1 colher de chá de azeite;
  • 1 colher de chá de salsa;
  • 1 ovo inteiro ;

Passo a passo:

  1. Descasque e rale as cenouras;
  2. Em seguida, tire as cascas da banana e amasse até formar um purê;
  3. Depois, junte todos os ingredientes em uma tigela média até formar uma massa homogênea;
  4. Coloque a massa sobre uma superfície lisa com farinha para que ela não grude;
  5. Na sequência, abra a massa com a ajuda de um rolo até que ela fique com 1,5 cm de espessura;
  6. Forme os biscoitos com um cortador de sua preferência;
  7. Coloque os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos;
  8. Depois desse tempo, você pode tirá-los do forno para obter biscoitos mais macios ou, então, deixá-los por mais 15 minutos com o forno desligado para que eles fiquem mais duros. 
  9. Armazene em um recipiente de vidro por até uma semana.

Publicado originalmente em: 04/05/2020

Atualizado em: 18/09/2023