close
Alimentação

Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

Cachorro pode comer banana, desde que a fruta seja oferecida em quantidade moderada. Veja mais!
Cachorro pode comer banana, desde que a fruta seja oferecida em quantidade moderada. Veja mais!

As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. A maioria de nós, seres humanos, está constantemente tentando incorporar frutas à alimentação. Afinal de contas, elas são essenciais para uma dieta rica, variada e saudável – além de serem deliciosas, é claro. Os cães também podem tirar proveito da ingestão de determinadas frutas. Afinal, cachorro pode comer banana, uma das frutas mais populares e amadas no mundo? É importante ter a consciência que nem todas as frutas são apropriadas para o consumo canino. Descubra, a seguir, se pode dar banana para cachorro e como inserir a fruta na dieta dele.

Afinal, pode dar banana para cachorro?

A boa notícia é que as bananas estão, sim, na lista de frutas que cachorro pode comer. Além do sabor que agrada em cheio ao paladar, a banana tem vitaminas e minerais importantes para a saúde do cachorro. O cachorro pode comer banana, mas é importante tomar cuidado para não abusar da frequência e quantidade de fruta. As bananas são ricas em carboidratos e açúcares e, por isso, não devem fazer parte da dieta regular de um cachorro.

Quais são os principais benefícios da banana para cachorros?

Oferecer banana para cachorro tem vários benefícios. A fruta tem uma grande quantidade de fibras alimentares, que exercem um papel fundamental na digestão e ajudam a aliviar os problemas gastrointestinais do seu cão. Elas também contêm flavonóides, que combatem os radicais livres, além de polifenóis, betacarotenos e alfacarotenos. A fruta amarela e docinha é, ainda, uma excelente fonte de:

Vitamina B6 - Oferece muitos benefícios aos cães, incluindo a prevenção das principais doenças no coração. Ela também tem função anti-inflamatória e ajuda a acalmar o sistema nervoso do seu animal de estimação.

Vitamina C - Fornece propriedades antioxidantes poderosas que protegem o organismo canino dos efeitos dos radicais livres, o que garante o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C em cães também auxilia no controle da pressão arterial.

Potássio - O alto teor de potássio nas bananas ajuda a fortalecer a estrutura óssea do animal, já que ele neutraliza os efeitos do excesso de sódio no corpo e permite que o organismo do seu cão tenha quantidades saudáveis ??de cálcio. O potássio também traz benefícios à tonificação dos músculos e fortalece os vasos sanguíneos.

Prebióticos - As bananas contêm prebióticos naturais (frutooligossacarídeos) que atuam como alimento para as bactérias saudáveis do intestino. Isso ajuda a equilibrar a flora intestinal dos cachorros, prevenindo infecções e facilitando a absorção adequada de nutrientes.

Magnésio - O magnésio da banana ajuda a promover a saúde dos ossos e do coração, entre outros benefícios.

Energia - A banana também é uma ótima fonte de energia para os cães. Se você perceber que o seu bichinho está cabisbaixo, jogado no canto, um pedacinho de banana pode ser tudo que ele necessita para se animar e correr por aí.

Banana para cachorro: a casca pode ser oferecida ao animal?

Embora o interior da banana seja seguro e saudável para oferecer aos cães, a casca é uma história completamente diferente. Mesmo que ela não seja tóxica, a casca de banana é de difícil digestão e pode causar bloqueios intestinais, dependendo do porte do seu cachorro e da quantidade ingerida. Também é importante alertar que o seu animal de estimação pode ficar asfixiado com a casca de banana.

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Você passou um tempo fora de casa e quando voltou seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato costuma te acordar?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato reage ao ver uma caixa de papelão?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual dessas definições mais combina com a personalidade do seu gato?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se seu gato fosse humano, qual desses comportamentos ele mais teria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual desses brinquedos reciclados seu gatinho mais adoraria?

Question Header Background

O arranhador é o brinquedo ideal para seu felino! Seu gato faz a festa com brinquedos que “não são” brinquedos! Seu bichano é apaixonado pelos brinquedos clássicos!
    A banana para cachorro precisa ser oferecida sem a casca
    A banana para cachorro precisa ser oferecida sem a casca

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    Qual a quantidade ideal de banana para cachorro?

    Como a maioria das frutas para cachorro, as bananas também devem ser consumidas com moderação. Apesar de ser uma alternativa saudável ao petisco para cachorro, o excesso de banana deve ser evitado. Como é uma fruta rica em açúcares e carboidratos, ela pode causar ou agravar alguns problemas de saúde, como a obesidade canina e diabetes, se for consumida em quantidades excessivas. Uma boa regra é dar uma ou duas fatias de banana de cada vez. Na dúvida, consulte o veterinário de sua confiança.

    Bananas podem ajudar a aliviar os sintomas do cachorro com diarreia?

    Sim, as bananas podem ser usadas para aliviar os sintomas do cachorro com diarreia. A fruta contém pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a quantidade de água nas fezes, produzindo, assim, um cocô  mais firme. Ao perceber que o seu cachorro está com diarreia, você pode amassar uma pequena quantidade de banana e misturá-la com a comida. Por outro lado, se o animal estiver com diarreia e comer muita banana, isso pode levá-lo à prisão de ventre. Portanto, fique de olho para não oferecer demais. 

    Experimente fazer uma receita de biscoito para cachorro com banana e cenoura!

    Agora que você já sabe que pode dar banana para cachorro, que tal transformar essa fruta deliciosa em petiscos saudáveis? O Patas da Casa selecionou uma receita de biscoito para cachorro simples e nutritiva que você pode preparar hoje mesmo para o seu amigo de quatro patas. Confira! 

    Ingredientes: 

    • 1 xícara de farinha de trigo integral ;

    • 1 xícara de aveia ;

    • 1 banana;

    • 2 cenouras;

    • 1 colher de chá de azeite;

    • 1 colher de chá de salsa;

    • 1 ovo inteiro ;

    Passo a passo:

    1. Descasque e rale as cenouras;

    2. Em seguida, tire as cascas da banana e amasse até formar um purê;

    3. Depois, junte todos os ingredientes em uma tigela média até formar uma massa homogênea;

    4. Coloque a massa sobre uma superfície lisa com farinha para que ela não grude;

    5. Na sequência, abra a massa com a ajuda de um rolo até que ela fique com 1,5 cm de espessura;

    6. Forme os biscoitos com um cortador de sua preferência;

    7. Coloque os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos;

    8. Depois desse tempo, você pode tirá-los do forno para obter biscoitos mais macios ou, então, deixá-los por mais 15 minutos com o forno desligado para que eles fiquem mais duros. 

    9. Armazene em um recipiente de vidro por até uma semana.

    Redação: Guilherme Segal

     

    Bifinho para cachorro: saiba mais sobre o petisco que os cães amam

    Próxima matéria

    Bifinho para cachorro: saiba mais sobre o petisco que os cães amam

    Cachorro pode comer mamão? Descubra se a fruta é indicada para cães e como inserir na dieta
    Alimentação

    Cachorro pode comer mamão? Descubra se a fruta é indicada para cães e como inserir na dieta

    Como as frutas fazem parte de uma dieta humana saudável, muitas vezes assumimos que elas também são benéficas ??para os nossos animais de estimação. Mas afinal, um cachorro pode comer frutas? De fato, a alimentação natural traz uma série de vantagens para a saúde dos cães, acrescentando vitaminas, minerais e antioxidantes necessários ao organismo dos bichinhos. No entanto, é preciso ter certos cuidados ao escolher as frutas que o cachorro pode comer. Embora muitas delas sejam excelentes para os animais, nem todas podem ser oferecidas a eles.

    Cachorro pode comer batata-doce? Descubra e veja os benefícios do carboidrato na dieta do seu peludo
    Alimentação

    Cachorro pode comer batata-doce? Descubra e veja os benefícios do carboidrato na dieta do seu peludo

    Alguns legumes e frutas fazem muito bem aos cães. Na medida certa e oferecendo os itens liberados, esses alimentos deixam o seu amigo mais forte (evitando problemas de saúde) e ainda são um agrado para os bichinhos que amam comer algo diferente. Seja na alimentação natural ou oferecidos como petiscos, eles adoram! Mas, sempre surge a dúvida do que pode ou não dar ao animal. Na dúvida de hoje, vamos te responder: cachorro pode comer batata-doce? O carboidrato traz benefícios aos cães? Entenda as propriedades desse alimento e como oferecer aos cachorros!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Ver Todas >

    Receita de biscoito para cachorro: veja opções com frutas e legumes fáceis de encontrar no mercado
    Alimentação animal

    Receita de biscoito para cachorro: veja opções com frutas e legumes fáceis de encontrar no mercado

    Se você busca por uma receita de biscoito para cachorro, é sempre bom pesquisar por opções com frutas e legumes para garantir um petisco mais natural. Existe uma série de alimentos liberados para os cães e você precisa ficar atento a isso na hora de escolher o ingrediente. Mesmo se tratando de um biscoito natural para cachorro, é importante se assegurar que nenhum alimento tóxico será utilizado na receita. 

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!
    Alimentação animal

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!

    É fundamental saber o que o cachorro não pode comer para não ter imprevistos, como um animal intoxicado ou com problemas gastrointestinais. O organismo canino é bem diferente do humano, de forma que alguns alimentos que são comuns para nós são considerados tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. Mesmo que seja quase impossível resistir àquele olhar de um cãozinho pedindo um pedaço de comida, não hesite em pesquisar quais alimentos que cachorro pode comer ou não antes de oferecer qualquer coisa além da ração.

    Ração light para cães: em quais casos ela é recomendada? Qual a diferença da ração tradicional?
    Alimentação animal

    Ração light para cães: em quais casos ela é recomendada? Qual a diferença da ração tradicional?

    Dentre os diferentes tipos de ração de cachorro que existem, a ração light se destaca como uma alternativa para animais que estão na faixa do peso ideal ou com um leve sobrepeso. Normalmente ela é indicada para cães que precisam manter o mesmo peso ou emagrecer bem pouco, mas não é aconselhável para pets obesos. Nesse caso, a ração diet para cachorro é a melhor opção, que é um alimento totalmente diferente da ração light para cães.

    Comedouro lento para cachorro: como usar e quais os benefícios?
    Alimentação animal

    Comedouro lento para cachorro: como usar e quais os benefícios?

    O comedouro lento para cachorro é um acessório indispensável na vida de quem tem um doguinho que vai com muita “sede” ao pote. A alimentação acelerada pode trazer vários prejuízos para o organismo canino, e por isso a vasilha para cachorro comer devagar tem se tornado cada vez mais popular entre os pais e mães de pet - especialmente daqueles que têm uma versão canina do Flash em casa. 

    Ver Todas >