Quem está determinado a levar um cachorro para apartamento geralmente pensa em duas características principais na hora de escolher seu novo amigo: o tamanho e comportamento do animal. Diferente de quem vive em casa, quem mora em prédio normalmente tem um espaço mais “limitado” para criar o doguinho. É por isso que muitos tutores optam por raças de cachorro pequeno para apartamento (embora seja totalmente possível criar raças de porte médio e grande nestes lugares).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quanto ao comportamento, os latidos de cachorro são o ponto principal. Afinal, você terá que se preocupar com os vizinhos - e infelizmente nem todo mundo é compreensivo com a linguagem canina. Mas será que é possível encontrar um cachorro que late pouco? Se sim, que raças têm essa característica? Vem descobrir isso com a gente!

Existe cachorro que late pouco?

Antes de responder a essa pergunta, é importante lembrar que os latidos de cachorro sempre vão estar presentes na rotina dos cães. Afinal, essa é a forma que eles usam para se comunicar com a gente, com outros animais e com tudo ao seu redor, então esteja ciente de que mais cedo ou mais tarde o cãozinho vai acabar latindo. O que acontece é que alguns animais são bem agitados e tendem a vocalizar com maior frequência e intensidade, enquanto outros são mais calmos e acabam latindo menos. No entanto, nem sempre é a raça que define isso.

Na verdade, o que realmente faz diferença no comportamento de um cachorro latindo muito é o adestramento canino. É por meio destes treinamentos que o animal aprende a controlar os impulsos de latir, e torna-se mais calmo e menos estridente. Ainda assim, reforçamos que é impossível fazer um cachorro parar de latir completamente porque essa é uma das principais formas da comunicação canina (com exceção do Basenji, que é um cachorro que não late, mas usa outros recursos para se comunicar).

As 10 melhores raças de cachorro para apartamento

Mesmo que não seja um fator determinante, a raça tem, sim, certa influência na vocalização canina. Cachorros que têm um instinto protetor mais aguçado e possuem um perfil de cão de guarda, por exemplo, vão latir sempre que ouvirem um barulho diferente ou sentirem a presença de alguma “ameaça”. Por outro lado, existe cachorro para apartamento que é mais contido, embora possa latir às vezes.

Veja quais são as raças de cachorro que latem pouco:

São cães de diferentes portes, pois o tamanho não deve ser um impeditivo para ter um cachorrinho um pouco maior. Apesar de muitas pessoas procurarem cachorros pequenos para apartamento, um animal de porte médio ou grande também pode viver bem em espaços reduzidos, desde que gastem energia diariamente e não sejam muito agitados (como é o caso desta lista). Mas, claro, também é importante avaliar o espaço disponível que você tem dentro de casa: se for um apartamento pequeno, não será uma boa ideia levar um São Bernardo - que é um cachorro gigante - para lá.


Cachorro para apartamento: Basenji é um cachorro que não late, mas se comunica de outras formas
Cachorro para apartamento: Basenji é um cachorro que não late, mas se comunica de outras formas

Cachorro para apartamento: estímulos físicos e mentais são importantes

Para quem procura um cachorro que late pouco, o adestramento sozinho às vezes não é suficiente. Aliado a isso, é importante saber como gastar a energia do pet do jeito certo. Muitas vezes os latidos em excesso são resultado de um cachorro entediado, ansioso e estressado que não recebe estímulos adequados para sanar suas necessidades. Para evitar esse tipo de problema, aposte no enriquecimento ambiental para cães! Brinquedos interativos, passeios e outras atividades físicas são a melhor forma de deixar o animal entretido e satisfeito - e o resultado vai ser um cachorro que late pouco.

Redação: Juliana Melo