A companhia de um cachorro é sinônimo de diversão, companheirismo e amor. Mas quando o espaço de casa não é muito grande, pode surgir a questão: cachorros pequenos para apartamento são a única opção? É comum pensar que cães que vivem em condomínios precisam ter porte pequeno ou, no máximo, médio, já que o espaço é reduzido em comparação a uma casa maior. Mas a verdade é que o tamanho do cachorro não deve ser o principal critério a ser levados em conta na hora de adotar cachorro para apartamento.

Cachorro de apartamento: o porte não deve ser determinante nessa escolha

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O principal argumento para quem diz que cachorro de apartamento não pode ser grande é por causa da bagunça. Porém, essa ideia pode ser desmistificada facilmente: o cachorro bagunceiro não se comporta assim por causa do tamanho do animal, mas por causa da sua personalidade. O Jack Russell Terrier, por exemplo, é um cão de porte pequeno que é super arteiro. Já o Husky Siberiano é uma raça grande, mas com um comportamento bem tranquilo.

Além disso, a bagunça geralmente está relacionada com o nível de energia do cachorro. Cada raça tem suas necessidades específicas, mas todo cãozinho precisa se exercitar e se manter ativo. Por isso, é importante passear com o cachorro, gastando a energia dele com caminhadas, brincadeiras e corridas na rua. Assim ele não ficará tão agitado em casa e a quantidade de bagunça vai diminuir. O cachorro para apartamento pequeno pode ter o tamanho que for, mas se ele não gastar energia do jeito certo, pode acabar tendo problemas de comportamento da mesma forma.


O cachorro de apartamento pode ser pequeno ou grande; o que importa é ter atenção e amor
O cachorro de apartamento pode ser pequeno ou grande; o que importa é ter atenção e amor

Cachorro para apartamento: as raças grandes também podem se adaptar ao espaço 

Para o cachorro, apartamento pode ser um ambiente agradável ou não. Esse gosto não tem a menor relação com o tamanho deles, pois muitos cães pequenos não se dão bem com espaços menores enquanto alguns cachorros grandes se adaptam facilmente. Isso tem a ver com a personalidade e o comportamento de cada pet. As raças de cachorro para apartamento mais indicadas são Shih Tzu, Yorkshire e Spitz Alemão, de porte pequeno; e Akita, Chow-Chow e Golden Retriever, de porte grande. Ou seja, existe uma infinidade de cães de diversos tamanhos que moram tranquilamente em espaços reduzidos, basta ter a devida atenção do tutor e o gasto certo de energia diariamente.

Os cuidados com o cachorro de apartamento são bem importantes

O tutor deve ter muita responsabilidade e alguns cuidados com o cachorro de apartamento, pois esse tipo de confinamento sem nenhum enriquecimento ambiental pode acabar frustrando o doguinho. Por isso, é necessário montar um cronograma que sirva tanto para o dono, quanto para os bichinhos. Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: o animal não pode se sentir tão preso e a energia precisa ser gasta. Então, é crucial que haja um tempinho para passeios e brincadeiras.

Outro ponto importante é a companhia. Por ser um espaço mais compacto, o cachorro pode se sentir sozinho e entediado, principalmente se você precisar sair muitas vezes. Existem algumas  raças de cachorro para apartamento que lidam bem com isso, então, nesses casos, pode ser uma boa ideia optar por elas. Mas lembre-se que todos os animais precisam de atenção em algum momento, então é bom arranjar um tempinho na agenda. Os melhores cachorros para apartamento são aqueles que recebem atenção e são bem cuidados: as brincadeiras, passeios e o amor que o tutor dá ao animal de estimação são o que mais importa.

Redação: Maria Luísa Pimenta