Filhotes

Cachorro filhote: como se preparar para a chegada de um cãozinho na sua casa?

Adotar cachorro filhote é uma experiência incrível, mas você precisa se preparar para fazer algumas adaptações em casa (e no orçamento)!
Adotar cachorro filhote é uma experiência incrível, mas você precisa se preparar para fazer algumas adaptações em casa (e no orçamento)!

Se você passou pela experiência divisora de águas de olhar para um cachorro filhote, não resistir e levar ele com você para casa, parabéns: agora você é um pai ou mãe de pet! Assim como acontece com qualquer outra grande mudança na sua vida, dividir o espaço de casa com um cachorrinho novo é algo que precisa de adaptações e mudanças no funcionamento e na estrutura do lugar onde você mora e na sua rotina. Para saber se adotar cachorro de forma responsável é algo que cabe no seu dia a dia, nós listamos uma série de fatores que devem ser levados em consideração na preparação para a chegada de filhotes de cachorro na sua casa. Vem ver! 

1) A tela para cachorro deve ser instalada em janelas e varandas

Quem mora em apartamentos ou casas com com mais de um andar deve instalar a tela de proteção em janelas e varandas antes de levar o filhote de cachorro para casa. Mesmo que você mantenha o animal sob supervisão constante, é provável que não consiga observar o animal 24 horas por dia e nem vai poder levá-lo para a rua sempre que precisar sair antes da vacinação completa. Por isso e para evitar acidentes, telar essas superfícies é sempre uma das primeiras coisas a fazer antes de abrir as portas da sua casa para um filhotinho. 

 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Desde que foi adotado, ainda filhote, o Bartô ama ficar na janela observando cada movimento da rua. A tela de proteção é essencial para a sua segurança!
    Desde que foi adotado, ainda filhote, o Bartô ama ficar na janela observando cada movimento da rua. A tela de proteção é essencial para a sua segurança!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    2) Reorganize objetos cortantes e tóxicos

    Uma das principais marcas dos filhotes de cachorro é a curiosidade, ou seja: pode apostar que ele vai querer passear para descobrir detalhes de todos os cantinhos possíveis da casa assim que tiver a oportunidade. Nessa exploração, ele pode acabar encontrando, por exemplo, objetos de vidro que, se quebrarem, viram o cenário perfeito para um corte. Os produtos de limpeza tóxicos, como cloro, alvejante e desengordurante, também podem ser perigosos para os animais mais destemidos. Por isso, o ideal é mudar a organização e tirar do alcance do animal qualquer coisa que possa causar algum dano a ele. 

    No meio dessa reorganização, também é uma boa tirar de perto deles os sapatos e objetos que podem virar o alvo preferido de destruição do filhotinho curioso na fase da troca de dentição. As semanas de adaptação também servem para que ele seja ensinado sobre o que pode ou não morder pela casa, mas enquanto o animal ainda não está adestrado ou educado, vale a pena prevenir os acidentes, certo?

    3) Separe um espaço do cachorro na casa

    Assim como qualquer outro morador da residência, o seu cachorro também vai precisar de um ou mais espacinhos exclusivos na casa. O cantinho do descanso deve ser o que vai reunir a caminha e os potes de água e ração. Em outro lugar (ou, pelo menos, a uma distância confortável), separe o espaço do xixi e do cocô, com jornal, tapete higiênico ou banheirinho plástico. Ter uma rotina bem estabelecida torna a hora de educar o seu animal mais simples: ele aprende mais rápido se tiver que ir sempre para o mesmo lugar quando precisar comer, dormir ou fazer as necessidades. 

    4) O portão para cachorro também é necessário para a segurança do animal

    Além das janelas e varandas, casas que têm escadas também precisam de proteção antes de receber um cachorro filhote. Enquanto ele não se acostuma com ou degraus ou é grande o suficiente para subir e descer sem correr o risco de se machucar, o ideal é que o portão para cachorro seja instalado para impedir que o animal sofra um acidente. Nessa fase, eles ainda têm os ossinhos bem frágeis e uma queda pode causar complicações sérias ao desenvolvimento. 

    O portão para cachorro também pode ser usado para impedir o acesso do animal a cômodos específicos ou para restringir a área em que ele pode ficar quando estiver sozinho em casa. Por isso, acaba sendo uma ótima opção para quem passa o dia todo fora de casa. Mas lembre-se sempre que, nesses casos, o animal vai precisar passear para gastar a energia acumulada e se movimentar diariamente, ok? 

    5) Prepare o orçamento para as primeiras despesas do animal

    Caminha, potes de água e comida, coleira, guia, tapete higiênico, banheirinho, ração, primeiras consultas no veterinário, vacinas… você vai precisar de tudo isso para dar as boas vindas ao seu novo amigo, então é bom, além de preparar o coração, separar uma parte do orçamento do primeiro mês para não se assustar com o gasto. Nos meses seguintes o valor acaba sendo mais baixo, mas ainda assim, ter um cachorro é um gasto constante: não esqueça! 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Adoção

    "Quero adotar um cachorro": saiba onde procurar e como adaptar um cão abandonado na sua casa (e vida!)

    Não dá para negar: adotar cachorro é um verdadeiro ato de amor. Afinal, acolher um cãozinho abandonado pode mudar tanto a vida dele, que ganhará uma família, quanto a sua, que terá um amigo para todas as horas. Ainda assim, é preciso ter em mente que adotar requer uma série de responsabilidades e você precisa estar preparado para todas elas. Por isso, antes de tomar a decisão final, é sempre bom se planejar e, para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um cachorro filhote ou adulto. Dá uma olhada!

    Filhote de cachorro: de ração a brinquedos, tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dias em casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: de ração a brinquedos, tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dias em casa

    Dar as boas-vindas a um filhote de cachorro em casa é sempre um momento especial e cheio de expectativa. Mesmo assim, não dá para negar que, junto com toda a empolgação, surgem as dúvidas em relação às necessidades do animal. Afinal de contas, um cachorro filhote é quase tão dependente do dono nos primeiros meses de vida quanto um bebê e essa responsabilidade te atinge com tudo no formato de perguntas: qual a melhor ração para cachorro filhote, quando dar o remédio de verme, quais vacinas, como adestrar e educar um filhote… Para te ajudar nessa fase, nós juntamos num lugar só tudo o que você precisa saber sobre os primeiros momentos do filhotinho na sua casa. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >