Se você passou pela experiência divisora de águas de olhar para um cachorro filhote, não resistir e levar ele com você para casa, parabéns: agora você é um pai ou mãe de pet! Assim como acontece com qualquer outra grande mudança na sua vida, dividir o espaço de casa com um cachorrinho novo é algo que precisa de adaptações e mudanças no funcionamento e na estrutura do lugar onde você mora e na sua rotina. Para saber se adotar cachorro de forma responsável é algo que cabe no seu dia a dia, nós listamos uma série de fatores que devem ser levados em consideração na preparação para a chegada de filhotes de cachorro na sua casa. Vem ver! 

1) A tela para cachorro deve ser instalada em janelas e varandas

Quem mora em apartamentos ou casas com com mais de um andar deve instalar a tela de proteção em janelas e varandas antes de levar o filhote de cachorro para casa. Mesmo que você mantenha o animal sob supervisão constante, é provável que não consiga observar o animal 24 horas por dia e nem vai poder levá-lo para a rua sempre que precisar sair antes da vacinação completa. Por isso e para evitar acidentes, telar essas superfícies é sempre uma das primeiras coisas a fazer antes de abrir as portas da sua casa para um filhotinho. 

 


Desde que foi adotado, ainda filhote, o Bartô ama ficar na janela observando cada movimento da rua. A tela de proteção é essencial para a sua segurança!
Desde que foi adotado, ainda filhote, o Bartô ama ficar na janela observando cada movimento da rua. A tela de proteção é essencial para a sua segurança!

2) Reorganize objetos cortantes e tóxicos

Uma das principais marcas dos filhotes de cachorro é a curiosidade, ou seja: pode apostar que ele vai querer passear para descobrir detalhes de todos os cantinhos possíveis da casa assim que tiver a oportunidade. Nessa exploração, ele pode acabar encontrando, por exemplo, objetos de vidro que, se quebrarem, viram o cenário perfeito para um corte. Os produtos de limpeza tóxicos, como cloro, alvejante e desengordurante, também podem ser perigosos para os animais mais destemidos. Por isso, o ideal é mudar a organização e tirar do alcance do animal qualquer coisa que possa causar algum dano a ele. 

No meio dessa reorganização, também é uma boa tirar de perto deles os sapatos e objetos que podem virar o alvo preferido de destruição do filhotinho curioso na fase da troca de dentição. As semanas de adaptação também servem para que ele seja ensinado sobre o que pode ou não morder pela casa, mas enquanto o animal ainda não está adestrado ou educado, vale a pena prevenir os acidentes, certo?

3) Separe um espaço do cachorro na casa

Assim como qualquer outro morador da residência, o seu cachorro também vai precisar de um ou mais espacinhos exclusivos na casa. O cantinho do descanso deve ser o que vai reunir a caminha e os potes de água e ração. Em outro lugar (ou, pelo menos, a uma distância confortável), separe o espaço do xixi e do cocô, com jornal, tapete higiênico ou banheirinho plástico. Ter uma rotina bem estabelecida torna a hora de educar o seu animal mais simples: ele aprende mais rápido se tiver que ir sempre para o mesmo lugar quando precisar comer, dormir ou fazer as necessidades. 

4) O portão para cachorro também é necessário para a segurança do animal

Além das janelas e varandas, casas que têm escadas também precisam de proteção antes de receber um cachorro filhote. Enquanto ele não se acostuma com ou degraus ou é grande o suficiente para subir e descer sem correr o risco de se machucar, o ideal é que o portão para cachorro seja instalado para impedir que o animal sofra um acidente. Nessa fase, eles ainda têm os ossinhos bem frágeis e uma queda pode causar complicações sérias ao desenvolvimento. 

O portão para cachorro também pode ser usado para impedir o acesso do animal a cômodos específicos ou para restringir a área em que ele pode ficar quando estiver sozinho em casa. Por isso, acaba sendo uma ótima opção para quem passa o dia todo fora de casa. Mas lembre-se sempre que, nesses casos, o animal vai precisar passear para gastar a energia acumulada e se movimentar diariamente, ok? 

5) Prepare o orçamento para as primeiras despesas do animal

Caminha, potes de água e comida, coleira, guia, tapete higiênico, banheirinho, ração, primeiras consultas no veterinário, vacinas… você vai precisar de tudo isso para dar as boas vindas ao seu novo amigo, então é bom, além de preparar o coração, separar uma parte do orçamento do primeiro mês para não se assustar com o gasto. Nos meses seguintes o valor acaba sendo mais baixo, mas ainda assim, ter um cachorro é um gasto constante: não esqueça! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.