Adoção animal

Filhote de cachorro: de ração a brinquedos, tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dias em casa

Publicado - 29 Agosto 2019 - 17h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Dar as boas-vindas a um filhote de cachorro em casa é sempre um momento especial e cheio de expectativa. Mesmo assim, não dá para negar que, junto com toda a empolgação, surgem as dúvidas em relação às necessidades do animal. Afinal de contas, um cachorro filhote é quase tão dependente do dono nos primeiros meses de vida quanto um bebê e essa responsabilidade te atinge com tudo no formato de perguntas: qual a melhor ração para cachorro filhote, quando dar o remédio de verme, quais vacinas, como adestrar e educar um filhote… Para te ajudar nessa fase, nós juntamos num lugar só tudo o que você precisa saber sobre os primeiros momentos do filhotinho na sua casa. Dá uma olhada!

Como adaptar a casa para receber o filhote de cachorro?

O comportamento de um filhote de cachorro é completamente imprevisível: ele pode ser bem tranquilo e calminho ou completamente agitado. Isso vai variar de acordo com a raça e a personalidade do animal. Ainda assim, como eles são bem inconsequentes pela falta de experiência de vida, você precisa tomar alguns cuidados independente de como o filhote é no dia a dia. Veja algumas dicas abaixo:

  • Retire objetos pequenos e cortantes da altura do seu bichinho, já que ele pode engolir ou quebrar e se machucar no dia a dia;
  • Os produtos de limpeza tóxicos também merecem um novo lugar em prateleiras mais altas ou um cantinho em armários que podem ter as portas travadas;
  • Mantenha sapatos e varais de roupas fora do alcance do cachorrinho. No caso de apartamentos e casas com dois ou mais andares, também é necessário instalar, nas janelas e varandas, telas de proteção que vão garantir a segurança do seu animal.

Além das adaptações que devem ser feitas no ambiente em relação à segurança do seu cachorro, o conforto dele também precisa ser pensado nesse primeiro momento. Vamos lá:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Separe um cantinho da casa para ser o local de descanso, onde ele vai encontrar a uma caminha, água e ração nos momentos das refeições;
  • Determine um lugar onde o filhote deve fazer xixi e cocô — e o local precisa ser longe da alimentação. No início da vida, é bom que eles tenham uma rotina para se acostumar e ter um lugar determinado para cada necessidade ajuda nesse processo.

Quantas vezes o cachorro filhote come por dia?

filhote de cachorro comendo

 

Depois que para de se alimentar exclusivamente com o leite da mãe, o seu cãozinho vai precisar migrar para uma alimentação baseada exclusivamente em ração para cachorro filhote. Essa separação é importante principalmente porque esse tipo de ração é reforçada para atender às necessidades de desenvolvimento do cachorro que ainda está crescendo. No início da vida, é normal que ele precise comer mais vezes em quantidades pequenas ao longo do dia — você precisa ficar atento e adaptar essas refeições à sua rotina. Veja, aqui embaixo, quantas vezes o filhote de cachorro precisa comer por dia de acordo com a idade:

 

  • de quatro a seis vezes por dia quando o filhote tiver dois meses;
  • quatro vezes ao dia para cães de três meses;
  • de duas a três vezes por dia na fase que vai dos quatro aos seis meses;
  • duas vezes por dia (ou quantas o veterinário indicar) dos seis meses em diante.

Primeira consulta veterinária e vacinas

Mesmo que o cãozinho tenha vindo de um abrigo ou canil reconhecido por cuidar bem de seus filhotes, é super importante levá-lo para uma primeira consulta veterinária para começar a cuidar da saúde do bichinho. Neste momento, aproveite para tirar todas as dúvidas sobre alimentação, medicamentos, vacinas e comportamento do seu novo amigo. Esta também é uma boa oportunidade para pesar e avaliar o desenvolvimento do seu pet.

Quanto às vacinas, cachorros adotados podem já vir com uma ou mais doses da vacina polivalente - a mais importante de todas, junto com a antirrábica. Neste caso, no momento da adoção, peça a carteira de vacinação em que deve constar a data da aplicação e o adesivo do rótulo que atesta a qualidade da vacina. Aí é só seguir a orientação veterinária sobre a aplicação das próximas doses. Você pode conferir aqui um guia completo sobre as vacinas que todo cachorro precisa tomar e as “extras” que podem garantir mais segurança para seu filhote.

Remédio de verme para cachorro filhote: quando oferecer esse medicamento

cachorro filhote tomando vermífugo para cachorro

Durante os primeiros meses de vida, o sistema imunológico do seu cachorro ainda não está completamente desenvolvido e, por isso, ele acaba tendo uma propensão maior para contrair doenças e parasitas. Por isso, o vermífugo para cães filhotes é indicado como forma de prevenção. O ideal é acompanhar esse tratamento com o seu veterinário, mas, geralmente, a frequência de doses do remédio de verme para cachorro filhote é feita dessa maneira: 

 

  • entre as duas semanas e os três meses de vida, de quinze em quinze dias;

  • a partir dos três meses, uma dose de vermífugo por mês;

  • na fase adulta, repetições de seis em seis meses. 

Se o animal já tiver sido infectado por um parasita e apresentar sintomas como perda de peso, dores, apatia e vômito, você vai precisar aliar o vermífugo com outros medicamentos indicados pelo veterinário depois da consulta. É sempre bom lembrar que você não deve medicar seu animal antes do diagnóstico do profissional: é ele quem vai indicar as doses ideais de acordo com o peso do seu cãozinho e por quanto tempo administrar. 

Dicas sobre como adestrar um filhote 

Existem raças de cachorros que têm o adestramento como indicação desde os primeiros meses de vida, como acontece com os filhotes de Pit Bull, já que o processo ajuda na socialização do bichinho. Mesmo que você não deseje investir no adestramento com um profissional — para essa e outras raças —, o momento de educar o seu filhote de cachorro vai chegar, afinal de contas, ele precisa saber o lugar certo de fazer xixi e cocô e entender que tudo o que ele pode comer é a ração (e não sapatos, roupas, móveis e derivados). 

  • Crie uma rotina: essa é ótima forma de começar a educar o seu cachorrinho. Tendo os horários certos para comer e dormir, por exemplo, ele vai se acostumar com uma quantidade determinada de ração na hora certa e, provavelmente, não vai sentir fome em momentos aleatórios.

  • Xixi e cocô no local correto: o tapete higiênico ou jornal deve ficar no lugar mais reservado e silencioso possível. Quando perceber que seu filhote está querendo fazer as necessidades, corra e coloque-o em cima do local. Depois do feito, comemore e dê um petisco para ele associar a ação em algo positivo. Repita a ação quantas vezes for preciso. E não fique nervoso quando o cachorro fizer no lugar errado, combinado? Filhotes são iguais bebês e não conseguem se segurar e aprendem depois de muita persistência. 

  • Enriquecimento ambiental para evitar móveis roídos: a vontade de comer tudo o que aparece pela frente é causada pelo desenvolvimento da dentição. Para aliviar a coceira, eles saem roendo tudo que encontram pela casa! Portanto, guarde todos seus sapatos antes de sair e espalhe brinquedos e petiscos em diferentes lugares para distraí-lo durante sua ausência O enriquecimento ambiental também é importante para estimular a inteligência do animal e evitar que seus móveis sejam atacados por aqueles dentinhos afiados. 

Se organize para incluir os cuidados com o animal na sua rotina

 

filhote de cachorro recebendo carinho do dono

As mudanças necessárias para a adaptação de um filhote de cachorro na sua casa, certamente, também vão mexer com a sua rotina. Para que você e a sua família também consigam se acostumar com a presença de um novo integrante, a organização e a rotina também vão precisar fazer parte do seu dia a dia. 

 

Monte um cronograma de tempo para encaixar os momentos de alimentação, os passeios e a hora da limpeza diária do ambiente durante a semana e mantenha uma constância na realização das tarefas até que elas virem um hábito. Assim, ter um novo cachorro em casa não vai se tornar um peso ou fardo! 

A adaptação de cachorros que são adotados na fase adulta também é algo que precisa de tempo

Mesmo que o novo integrante da sua família seja um cãozinho já na fase adulta, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que não pode esperar que ele já chegue na sua casa sabendo de tudo. A mudança de ambiente, seja de outra casa, de um abrigo, canil ou da rua para o seu lar pode ser estressante e ele vai precisar de uns dias para se acostumar. 

É importante ter paciência e respeitar o tempo do animal — principalmente em casos de cães resgatados, que sofreram qualquer tipo de maus tratos antes de te conhecer. Mostre o lugar certo de fazer as necessidades, deixe o cantinho do descanso separado e evite passeios em horários muito movimentados e até locais muito cheios enquanto você não tiver certeza que ele se sente bem entre muitas pessoas e animais. Além disso, caso ele não venha de um lugar conhecido, marque uma visita ao veterinário para que o cachorro seja examinado e vacinado. Com tempo ao tempo, você e seu novo amigo vão conseguir chegar na mesma página! 

Redação: Ariel Cristina Borges

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas