Muito comum nos cães idosos, a insuficiência renal em cães é uma das doenças mais comuns que podem acometer o sistema urinário canino. Órgãos como rins e bexiga de cachorro são responsáveis pela eliminação de toxinas do corpo e pelo bom funcionamento do organismo. Quando eles estão lesionados ou desgastados por algum motivo, todo o corpo é afetado e o cãozinho passa a sofrer as consequências. Apesar de a doença mais famosa no trato urinário ser a infecção renal, cachorro também sofre com outros problemas como cálculo renal e pedra na bexiga. Mas você sabe como se manifestam essas doenças? Ou então qual é a função dos rins e por que ele é tão importante para o funcionamento do corpo? O Patas da Casa tira todas as dúvidas sobre as doenças do sistema urinário canino. Se você quer saber se cachorro com insuficiência renal sente dor, como se formam as pedras nos rins e como prevenir que seu pet tenha esses problemas, confira a matéria seguir!

Nefropatia em cães: entenda como funciona o sistema urinário canino

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O sistema urinário é o responsável por equilibrar a concentração de substâncias no organismo por meio da produção e eliminação da urina. O corpo do cachorro realiza reações metabólicas dos mais variados tipos o tempo todo. Em cada reação, são produzidas certas toxinas que precisam ser eliminadas do organismo. É aí que entra o sistema urinário, que conta com uretra, ureteres, rins e bexiga de cachorro. Esses órgãos filtram o sangue e "coletam" essas substâncias, formando a urina. O xixi de cachorro é eliminado e leva essas toxinas com ele. Quando há algum problema nos órgãos presentes no sistema urinário do cachorro, temos doenças como a insuficiência renal em cães ou pedra na bexiga.

Onde fica o rim do cachorro? Entenda mais sobre as funções dos órgãos do sistema urinário

O rim é um dos principais órgãos do sistema urinário canino. É no local onde fica o rim do cachorro que o sangue vai ser filtrado e a urina vai ser formada, eliminando as toxinas (como ureia e creatinina) do corpo. Outro órgão importante é a bexiga. Cachorro não vai fazer xixi sempre imediatamente após os rins filtrarem o sangue, pois isso ocorre o tempo inteiro. Portanto, a urina fica armazenada na bexiga de cachorro, que funciona como uma bolsa que se expande de acordo com a quantidade de xixi presente nela. Quem liga os rins à bexiga de cachorro são os ureteres. Já a uretra é o canal por onde o xixi de cachorro é eliminado pelo pet.

O que é insuficiência renal em cães?

Infelizmente, os rins do cachorro vão perdendo suas funções com a velhice ou então sofrem lesões ao longo da vida. Quando isso acontece, temos um caso de insuficiência renal em cães, condição grave em que os rins vão parando de funcionar. Se o ruim não funciona, as toxinas do corpo não são filtradas e nem eliminadas. Assim, há uma perda excessiva de água e uma alta concentração de toxinas no corpo, causando um desequilíbrio iônico. Por isso, o cachorro com problema renal apresenta desidratação e ureia alta, além de outros problemas de saúde.

A insuficiência renal em cães pode ter causa genética ou adquirida

Os néfrons (células dos rins) vão se degenerando com o tempo. Por isso, é normal que com a idade de cachorro avançada, os rins vão perdendo sua função e sofrendo com a insuficiência renal. Cachorro pode ter também uma maior predisposição genética a desenvolver a doença. Esse é o caso de algumas raças como Spitz Alemão, Golden Retriever e Yorkshire, que têm uma maior tendência a desenvolver doenças renais. Além disso, existem diversas outras causas de insuficiência renal em cães: uso de certos medicamentos, problemas no coração, infecções e ingestão de produtos tóxicos. A insuficiência renal em cães é uma das doenças mais comuns em cachorro idoso, mas não quer dizer que não possa afetar cães mais novos.


O cachorro com problema renal passa a fazer xixi com mais frequência e em maior quantidade
O cachorro com problema renal passa a fazer xixi com mais frequência e em maior quantidade

Insuficiência renal em cães crônica X aguda

Podemos ver que existem muitas causas diferentes para a insuficiência renal. Cachorro pode ter dois tipos diferentes da doença, dependendo do motivo que a causou. A doença renal crônica tem origem genética e costuma se manifestar ao longo da vida do animal. Conforme o tempo passa, os rins do cachorro vão perdendo sua função. O tipo de doença renal crônica não tem cura, mas existe um tratamento que deve ser feito para o resto da vida com a finalidade de melhorar seu bem-estar. Já a insuficiência renal aguda surge pelos outros motivos que não tem a ver com genética. Esse tipo de doença renal costuma ter início repentino e ser mais agressivo, mas, como não se trata de um problema hereditário, pode ser curado. Para isso, o tratamento deve ter início imediato. 

Na insuficiência renal, cachorro apresenta sintomas de forma silenciosa  

A insuficiência renal em cães é conhecida por ser uma doença silenciosa. Normalmente, os primeiros sinais só começam a aparecer quando os rins já estão bastante comprometidos. Por isso, o tutor costuma se dar conta da doença apenas quando já estão aparecendo os sintomas da fase terminal de insuficiência renal em cães. Apatia, febre, vômito e diarreia são alguns dos sinais mais comuns. Além disso, como o cachorro com problema renal perde muito líquido, podemos perceber que o pet passa a beber uma quantidade muito maior de água para compensar. Também há um aumento na frequência de micção e no volume de xixi de cachorro.

Cachorro com insuficiência renal sente dor?

Na insuficiência renal, cachorro costuma apresentar sintomas de maneira silenciosa. Eles são bem sutis e, por isso, muitas pessoas têm dúvidas quanto a dores. Afinal, o cachorro com insuficiência renal sente dor? Não é um dos sinais mais clássicos, mas pode ser um dos sintomas de fase terminal de insuficiência renal em cães, quando os níveis de creatina estão tão altos que causam dores abdominais. Assim, nem todo cão vai ter esse problema, mas pode acontecer. Ou seja, o cachorro com insuficiência renal sente dor dependendo da gravidade da doença e de como o corpo de cada animal reage.

Cálculo renal é outra doença que pode afetar os rins do cachorro 

O cálculo renal é a famosa pedra nos rins. Ela acontece quando há um acúmulo de minerais no organismo que não são eliminados. Esse problema é bastante associado ao cachorro que bebe pouca água. A baixa ingestão hídrica contribui para a formação dessas pedrinhas que causam muita dor e dificuldade para urinar. Também é comum ver o cachorro fazendo xixi com sangue e em menor quantidade. 

Pedra na bexiga de cachorro também causa dor e dificuldade ao urinar 

Os cálculos não acontecem somente nos rins. Eles podem surgir em qualquer órgão do trato urinário, sendo muito comum a pedra na bexiga. Cachorro com esse problema também sofre com uma enorme dificuldade para urinar. Além disso, o local onde fica a bexiga do cachorro fica comprometido com a presença do cálculo, o que faz com que haja uma retenção de líquido. Como resultado, o bichinho sente muita dor. A pedra na bexiga do cachorro normalmente é uma consequência de uma má alimentação, quando o animal não ingere os nutrientes essenciais e bebe pouca água.


Com a ração renal, cachorro com problemas nos rins passa a contar com nutrientes que ajudam no tratamento
Com a ração renal, cachorro com problemas nos rins passa a contar com nutrientes que ajudam no tratamento

Cachorro fazendo xixi com sangue: sintoma é comum a diversos problemas urinários 

Se você reparar o cachorro fazendo xixi com sangue, fique alerta. Isso é sempre um sinal de que há algo errado com o trato urinário do doguinho. A presença de pedra nos rins e na bexiga do cachorro podem levar a esse quadro, mas outras doenças também podem ser as causadoras. A própria insuficiência renal em cães pode ser a racão desse sintoma. Dentre as doenças que têm como consequência o cachorro fazendo xixi com sangue, podemos citar: tumores em alguma parte do sistema urinário, intoxicação, problemas de coagulação, inflamações, traumas e infecções. Ao ver o cachorro fazendo xixi com sangue, leve o pet ao veterinário para realização de exames. 

Urina de cachorro com cheiro forte pode ser sinal de baixa ingestão hídrica 

Outro sintoma comum a diversas doenças renais é a urina de cachorro com cheiro forte. Normalmente, o xixi de cachorro já tem um odor característico. Mas, nesse caso, estamos falando de um cheiro bem mais intenso, muitas vezes comparado ao odor de peixe. Normalmente, a urina de cachorro com cheiro forte sinaliza uma infecção, na maioria das vezes nos rins ou na bexiga. Cachorro pode estar ainda com alta concentração de substâncias que não foram eliminadas. Ou seja, o pet não está fazendo xixi na quantidade adequada. Isso é um sinal de alerta, pois fazer pouco xixi quer dizer que ou ele está prendendo urina ou não está bebendo água o suficiente. Os dois casos podem levar a doenças no sistema urinário. 

Meu cachorro não consegue urinar: o que fazer? 

Um cão fazendo pouco xixi é sempre um alerta para cachorro com problema renal. O animal precisa ter uma frequência de micção adequada, pois é por meio do xixi de cachorro que todo o equilíbrio iônico no corpo é estabelecido. Quando o cachorro não faz xixi ou está fazendo muito menos do que antes, existem chances muito altas de algo estar errado no sistema urinário do seu pet. Mas afinal, meu cachorro não consegue urinar: o que fazer? O principal é levar o pet ao veterinário. Ele vai realizar exames para checar se há algo de errado como cálculos nos rins ou na bexiga. Repare se há outros sintomas, como cachorro fazendo xixi com sangue, e conte tudo ao veterinário. O cachorro que não faz xixi é sempre um sinal de alerta, então não perca tempo e vá ao veterinário. 

Ração renal: cachorro com problema nos rins pode ser beneficiado com mudanças alimentares

Um cachorro com problema renal precisa ter certos cuidados ao longo da vida para evitar que sua situação se agrave e ter um maior bem-estar. Dentre esses cuidados, a mudança na alimentação é fundamental. Uma boa dica é trocar a ração normal pela ração renal. Cachorro que sofre com problemas urinários crônicos tem grandes benefícios com essa mudança, pois a ração renal conta com uma menor concentração de substâncias que prejudicam os rins. Além disso, com a ração renal, cachorro é favorecido com nutrientes extras (como Ômega 3), que tem propriedade anti-inflamatória, ajudando no combate a inflamações por todo o corpo, incluindo no sistema urinário. Com uso da ração renal, cachorro com doença renal crônica ou com propensão a desenvolver esse problema fica bem mais protegido. Converse com o veterinário para entender como implementar essa mudança na dieta de maneira adequada. 

Como prevenir insuficiência renal em cães e outras doenças nos rins? 

Como explicamos, algumas raças de cachorro tem predisposição a desenvolver doenças renais. Nesse caso, não tem como prevenir a doença, mas é possível evitar que se torne algo mais grave. Para isso, fiscalize a hidratação do animal, incentive o cachorro a beber mais água e faça uso da ração renal. Cachorro de qualquer raça pode desenvolver doenças no sistema urinário ao longo da vida, portanto cuide bastante para que ele não precise passar por isso. Invista em fontes de água para cachorro ou outras formas de incentivar sua hidratação, faça check-ups, visitas frequentes ao veterinário, cuide da alimentação de acordo com sua idade e porte, leve-o para praticar exercícios regularmente e mantenha a carteira de vacinação sempre em dia. 

Redação: Maria Luísa Pimenta