Ter um cachorro com dor de barriga é um problema bem desagradável. Causadora de prostração e algumas sujeiras mais chatinhas de limpar, a dor de barriga canina pode ser prevenida com hábitos simples e tratada de diversas maneiras, dependendo da sua causa. O Patas da Casa vai tirar todas as suas dúvidas sobre a dor de barriga em cachorro: quais são os sintomas, os motivos pelos quais ela surge e o que dar para cachorro com dor de barriga. Vamos lá?

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como identificar um cachorro com dor de barriga

O sinal mais claro da dor de barriga em cachorro é a diarreia. O cocô de cachorro saudável é firme e acastanhado, com aparência uniforme e sem sinal de muco. O cachorro com diarreia elimina fezes mais pastosas ou até líquidas, bem mais difíceis de catar do chão. Mudanças no odor do excremento também podem ser sinal de que algo anda errado na barriguinha do pet, como a presença de verminoses ou outras doenças.

Fezes muito escuras ou avermelhadas podem conter sangue, resultado de algum problema em seu trato gastrointestinal. Até mesmo a dificuldade em evacuar, ou a excreção de fezes muito duras e ressecadas, podem ser um indício de dor de barriga. Qualquer alteração na consistência ou na cor precisa ser observada mais de perto.

Para detectar um cachorro com dor abdominal, sintomas mais comuns incluem:

  • Barriga inchada
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Vômitos
  • Desânimo
  • Dor ao apalpar o abdômen

 

 

O que causa dor de barriga em cachorro?

 

A dor de barriga não é uma doença por si só, mas aparece como sintoma de algum outro problema de saúde ou da ingestão de alimentos que cachorro não pode comer, como chocolate, abacate, uvas e leite, por exemplo. Quando a dor na barriga do cãozinho é provocada por gases, até mesmo a ração pode ser a culpada, quando não tem boa qualidade, está fora da validade ou mal armazenada. Alimentos à base de soja, brócolis, ervilha e feijão também devem ficar de fora da dieta do pet, pelo mesmo motivo.

O estresse que o animal sente quando há alguma mudança em sua rotina, como uma viagem, a ausência dos tutores ou a presença de pessoas diferentes ao seu redor também pode provocar o desconforto. Fora isso, a dor de barriga pode surgir por conta da ingestão de corpos estranhos, intoxicações por plantas, produtos de limpeza e venenos, além da ação de vírus, parasitas e bactérias no organismo do peludo. Confira algumas doenças que têm a dor de barriga como um dos sintomas:

  • Giardíase
  • Ascaridíase
  • Toxocaríase
  • Dipilidiose
  • Parvovirose
  • Coronavirose

 

Sirva alimentos naturais e de fácil digestão, como batata, arroz, abóbora, peixe e frango quando seu cachorro tiver dor de barriga.

O cachorro com dor de barriga precisa de uma dieta de fácil digestão

 

 

O que dar para cachorro com dor de barriga?

É sempre mais recomendável procurar um veterinário de confiança em vez de administrar medicamentos por conta própria para um animal de estimação. O profissional vai escutar o seu relato sobre a rotina do cachorro e suas alterações, os sintomas que você observou e pode solicitar alguns exames - como o hemograma, ultrassonografia, radiografia ou amostra de fezes - para concluir o diagnóstico.

Uma boa atitude para ajudar o seu cãozinho é, assim que notar os sintomas, suspender a alimentação por cerca de 12h, enquanto capricha na oferta de água, para evitar a desidratação. Nesse período, redobre o cuidado com a limpeza no local onde o cachorro transita, por precaução. Pode acontecer de, instintivamente, seu cachorro comer grama. Essa é uma forma de ajudar o organismo a eliminar aquilo que está fazendo mal, acelerando a atividade intestinal ou provocando vômito.

Pode dar omeprazol para cachorro?

Até pode dar omeprazol para cachorro, desde que o medicamento seja prescrito pelo médico veterinário. O omeprazol, porém, não melhora a dor de barriga canina, mas ajuda a controlar a produção de ácido em casos de gastrite em cachorro. Para quem quer tratar um cachorro com dor de barriga, o ideal é procurar um médico veterinário para administrar corretamente os medicamentos para o caso. Em alguns casos, até pode dar dipirona para cachorro, como forma de aliviar o incômodo (mas a dosagem deve ser indicada por um profissional).

Remédio caseiro para cachorro com dor de barriga

Assim como acontece com os humanos, um bom chá natural faz milagres em casos de dor de barriga. Ervas como camomila, hortelã, boldo ou erva-doce fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães e são bem fáceis de preparar e servir. Você pode deixar o chá em bebedouros ou então utilizar uma seringa para inserir a bebida dentro da boca do animal, garantindo a ingestão. Esse é um ótimo remédio caseiro para dor de barriga em cachorro!

Além disso, a dieta de um cachorro com dor de barriga deve ser a mais leve possível, para não sobrecarregar um sistema digestivo já sobrecarregado. A alimentação natural para cães deve ser feita sem sal ou temperos, e inclui alimentos de fácil digestão, como batata, arroz, abóbora, peixe e frango, tudo bem cozido. Tirando esses cuidados, lembramos que não há remédio caseiro para cachorro com barriga inchada e a automedicação é contraindicada.

Cachorro com dor de barriga: o que fazer para evitar o incômodo

 

Se você acredita que prevenir é melhor do que remediar, não perca os prazos das vacinas para cachorro. São elas que protegem seu melhor amigo da maior parte das doenças que causam dor de barriga. Garante, também, que o vermífugo esteja em dia e que o animal esteja sempre em movimento, fazendo exercícios regulares. Procure servir rações de boa qualidade - como as versões premium e super premium - e evite modificações na dieta do animal. Por fim, não deixe de fazer visitas regulares ao veterinário, mantendo a saúde do pet sempre em dia.

Publicado originalmente em: 09/05/2022

Atualizado em: 28/07/2023