Quem nunca teve uma dor de barriga daquelas, não é mesmo? O problema atinge tanto a nós, humanos, quanto aos cachorros. Causadora de prostração e algumas sujeiras mais chatinhas de limpar, a dor de barriga canina pode ser prevenida com hábitos simples e tratada de diversas maneiras, dependendo da sua causa. O Patas da Casa vai tirar todas as suas dúvidas sobre a dor: quais são os sintomas, os motivos pelos quais ela surge e o que dar para cachorro com dor de barriga. Vamos lá?
Como identificar um cachorro com dor de barriga
O sinal mais claro da dor de barriga em cachorro é a diarreia. O cocô de cachorro saudável é firme e acastanhado, com aparência uniforme e sem sinal de muco. O cachorro com diarreia elimina fezes mais pastosas ou até líquidas, bem mais difíceis de catar do chão. Mudanças no odor do excremento também podem ser sinal de que algo anda errado na barriguinha do pet, como a presença de verminoses ou outras doenças. Fezes muito escuras ou avermelhadas podem conter sangue, resultado de algum problema em seu trato gastrointestinal. Até mesmo a dificuldade em evacuar, ou a excreção de fezes muito duras e ressecadas, podem ser um indício de dor de barriga. Qualquer alteração na consistência ou na cor precisa ser observada mais de perto.
Veja a seguir mais alguns sinais de que seu doguinho não anda bem da barriga:
- Barriga inchada
- Falta de apetite
- Emagrecimento
- Vômitos
- Desânimo
- Dor ao apalpar o abdômen

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
O que causa dor de barriga em cachorro?
A dor de barriga não é uma doença por si só, mas aparece como sintoma de algum outro problema de saúde ou da ingestão de alimentos que cachorro não pode comer, como chocolate, abacate, uvas e leite, por exemplo. Quando a dor na barriga do cãozinho é provocada por gases, até mesmo a ração pode ser a culpada, quando não tem boa qualidade, está fora da validade ou mal armazenada. Alimentos à base de soja, brócolis, ervilha e feijão também devem ficar de fora da dieta do pet, pelo mesmo motivo.
O estresse que o animal sente quando há alguma mudança em sua rotina, como uma viagem, a ausência dos tutores ou a presença de pessoas diferentes ao seu redor também pode provocar o desconforto. Fora isso, a dor de barriga pode surgir por conta da ingestão de corpos estranhos, intoxicações por plantas, produtos de limpeza e venenos, além da ação de vírus, parasitas e bactérias no organismo do peludo. Confira algumas doenças que têm a dor de barriga como um dos sintomas:
- Giardíase
- Ascaridíase
- Toxocaríase
- Dipilidiose
- Parvovirose
- Coronavirose
Cachorro com dor de barriga: o que posso dar para o pet melhorar?
É sempre mais recomendável procurar um veterinário de confiança em vez de administrar medicamentos por conta própria para um animal de estimação. O profissional vai escutar o seu relato sobre a rotina do cachorro e suas alterações, os sintomas que você observou e pode solicitar alguns exames - como o hemograma, ultrassonografia, radiografia ou amostra de fezes - para concluir o diagnóstico.
Uma boa atitude para ajudar o seu cãozinho é, assim que notar os sintomas, suspender a alimentação por cerca de 12h, enquanto capricha na oferta de água, para evitar a desidratação. Nesse período, redobre o cuidado com a limpeza no local onde o cachorro transita, por precaução. Pode acontecer de, instintivamente, seu doguinho comer grama. Essa é uma forma de ajudar o organismo a eliminar aquilo que está fazendo mal, acelerando a atividade intestinal ou provocando vômito.
Remédio caseiro para cachorro com dor de barriga
Assim como acontece com os humanos, um bom chá natural faz milagres em casos de dor de barriga. Ervas como camomila, hortelã, boldo ou erva-doce fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães e são bem fáceis de preparar e servir. Você pode deixar o chá em bebedouros ou então utilizar uma seringa para inserir a bebida dentro da boca do animal, garantindo a ingestão.
A dieta de um cachorro com dor de barriga deve ser a mais leve possível, para não sobrecarregar um sistema digestivo já sobrecarregado. A comida natural para cães deve ser feita sem sal ou temperos, e inclui alimentos de fácil digestão, como batata, arroz, abóbora, peixe e frango, tudo bem cozido.

Cachorro com dor de barriga: o que fazer para evitar o incômodo
Se você acredita que prevenir é melhor do que remediar, não perca os prazos das vacinas do seu cão. São elas que protegem seu melhor amigo da maior parte das doenças que causam dor de barriga. Garante, também, que o vermífugo esteja em dia e que o animal esteja sempre em movimento, fazendo exercícios regulares. Procure servir rações de boa qualidade - como as versões premium e super premium - e evite modificações na dieta do animal. Por fim, não deixe de fazer visitas regulares ao veterinário, mantendo a saúde do pet sempre em dia.
