Adoção animal

Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 29 Fevereiro 2024 - 17h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Bulldog Inglês é um cachorro braquicefálico que sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da aparência, já que ele tem uma carinha de rabugento, mas sim por causa do jeito doce e carinhoso da raça. Conhecido por ser um Bulldog “enrugado” - isto é, com várias dobrinhas espalhadas pelo corpo -, essa é uma das raças mais populares do Brasil. De porte médio, o Bulldog Inglês é parente distante do Bulldog Francês e é um cãozinho super adaptável e tranquilo, mas que exige alguns cuidados.

Que tal conhecer mais a fundo o cachorro Bulldog Inglês? Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o dog inglês: valor, origem, características físicas, personalidade, cuidados com a saúde e muito mais. Veja só!

Raio-X do cachorro Bulldog Inglês

  • Origem: Inglaterra
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossoides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, lisa e fina
  • Cores: unicolor, bicolor ou smut nas cores branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado
  • Personalidade: dócil, preguiçoso, calmo e um pouco teimoso
  • Altura: 30 a 40 cm
  • Peso: 18 a 25 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

A origem do Bulldog Inglês vem da luta com touros

Por trás de um cãozinho amoroso e amigável, existe uma história nada agradável. Como o próprio nome já indica, o Bulldog Inglês surgiu no Reino Unido por volta do século XIII. Inicialmente, a raça era muito utilizada em um esporte chamado bull-baiting, que nada mais é do que uma luta com touros (uma prática bastante cruel com os animais, diga-se de passagem).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O objetivo era que o antigo Bulldog irritasse e provocasse os touros, que era o que gerava entretenimento para o público. Além disso, também acreditavam que esse tipo de luta amaciava a carne do touro para o abatimento.Com o passar dos anos, o bull-baiting se tornou ilegal e a raça Bulldog - também chamada de Buldogue Inglês ou Bull Inglês - quase entrou em extinção. Mas, graças aos seus admiradores, foi possível salvá-la.

Com os cuidados que todo cachorro deveria ter, o Bulldog Inglês se tornou uma das raças mais queridas e populares, tanto na Inglaterra quanto em várias localidades do mundo. A raça foi registrada oficialmente pelo American Kennel Club em 1886.

Cachorro Bulldog: entenda as diferenças entre as raças inglesa e francesa

Existem diferentes tipos de Bulldog, sendo que os mais populares são o Inglês e o Francês. Isso logo desperta dúvidas, mas não se engane: apesar de compartilhar algumas semelhanças com a versão francesa, a raça inglesa tem suas particularidades. Para aprender como diferenciar Bulldog Inglês x Bulldog Francês, é só prestar atenção nas características abaixo.

A primeira diferença é quanto ao porte físico de cada cachorro de raça Bulldog. Enquanto o Bulldog Francês é considerado um cachorro pequeno, que pode medir até 35 cm e pesar cerca de 15 kg, o Inglês é um cachorro de porte médio que pode chegar a 40 cm e o peso fica na faixa de 30 kg. A raça inglesa é maiorzinha em todos os sentidos, então se você está se perguntando se existe um mini Bulldog Inglês, a resposta é não, não existe um mini Bulldog Inglês. 

Além do mais, mesmo que ambos os Bulldogs façam parte do grupo de raças de cachorro braquicefálicos, o rosto deles é bem diferente: o Bulldog Inglês tem a região marcada por dobrinhas, enquanto o Bulldog Francês tem olhos mais esbugalhados e saltados para fora. 

Bulldog: características físicas da raça inglesa, porte e pelagem

O Bulldog Inglês tem o corpo robusto e largo com perninhas curtas, mas que são fortes e musculosas ao mesmo tempo. Como não existe uma versão mini, quando se trata do Bulldog Inglês tamanho varia entre 30 e 40 cm. Em questão de peso, Bulldog Inglês pode oscilar entre 22 e 30 kg na fase adulta. No entanto, é preciso ficar atento porque esse é um cão que tem tendência à obesidade canina, que se acentua com o comportamento preguiçoso. 

Quanto à pelagem do Bulldog Inglês, cachorro apresenta pelos curtos, de textura fina e lisa. A variação de cores pode ter três combinações: unicolor, bicolor (sempre com o branco presente) ou “smut” (isto é, de uma só cor com máscara preta ou focinho preto). É possível encontrar a raça de cachorro Bulldog Inglês com as seguintes cores:

  • Bulldog Inglês vermelho
  • Bulldog Inglês fulvo
  • Bulldog Inglês bege
  • Bulldog Inglês marrom
  • Bulldog Inglês tigrado
  • Bulldog Inglês bicolor ou malhado (combinação de um Bulldog Inglês branco com as cores mencionadas)

O Bulldog Inglês preto ou fígado não são aceitos como padrão oficial da raça, sendo altamente indesejáveis para quem quer um cão de pedigree. Também é importante destacar que quando se trata do Bulldog, preço pode ter influência por conta da cor dos pelos.

Cães da raça Bulldog Inglês são braquicefálicos: entenda o problema

Assim como outras raças - como o Pug e o Shih Tzu -, o Bulldog Inglês faz parte do grupo de cães braquicefálicos. Mas o que isso significa, na prática? Bom, para começar, a anatomia do crânio do Bulldog é um pouco diferente do habitual. O cachorro Bulldog tem o focinho achatado, e como os orifícios nasais têm tamanho reduzido, a entrada de ar é dificultada.

Além disso, outras anomalias também costumam atingir os cães braquicefálicos, como a hipoplasia da traqueia e o alongamento do palato mole. O resultado é um animal que pode ficar ofegante em situações de esforço porque tem a respiração limitada. Os roncos também podem ser observados em algumas raças, como o Bulldog Inglês.

Como é o condicionamento físico da raça Bulldog?

Por conta da braquicefalia, o ideal é que as raças de cachorro Bulldog Inglês façam exercícios físicos leves ou moderados, nunca intensos. A frequência de atividades deve ser diária, pois o cachorro Bulldog precisa de estímulos constantes para não ficar sedentário nem obeso. Passeios são bem-vindos, mas é importante que eles respeitem sempre as limitações respiratórias do Bulldog Inglês, sem exigir muito dele. Uma dica, inclusive, é preferir atividades em dias com uma temperatura mais amena e úmida para evitar qualquer tipo de problema.

O Bulldog é um cão de porte médio que, apesar de ser bastante brincalhão, consegue se adaptar facilmente a apartamentos e locais com espaço reduzido - desde que ele consiga gastar sua energia diariamente de alguma forma. Além dos passeios, os brinquedos para cachorro Bulldog Inglês são grandes aliados para manter o bom condicionamento físico do pet.

Fotos de Bulldog Inglês

 

O Bulldog Inglês tem carinha de rabugento, mas é um grande amigoO cachorro Bulldog pode ser bem preguiçosoA raça de cachorro Bulldog Inglês precisa de estí­mulos fí­sicosO Bulldog Inglês pode ser encontrado em várias cores, inclusive brancoBulldog: cachorro precisa de uma alimentação adequada e balanceadaO Bulldog Inglês precisa de uma rotina de exercí­cios para se manter no peso idealBulldog Inglês: cachorro precisa de atenção especial com as dobrinhasBulldog em inglês: versão inglesa tem o corpo bem musculosoAs raças de Bulldog Inglês precisam de adestramento desde filhotesO Bulldog Inglês precisa de uma rotina de passeios

 

Buldogue Inglês: personalidade da raça é amigável e tranquila

  • Convivência: 

Engana-se quem pensa que o Bulldog Inglês é um cachorro agressivo ou rabugento. Pelo contrário, uma característica da convivência com Buldogue é personalidade dócil. Apesar do passado, a raça é muito carinhosa e afetiva, sendo muito ligada à sua família.

O cachorro Bulldog adora passar um tempo do lado do seu tutor, está sempre procurando agradar e faz de tudo para defender quem ama. Alguns podem ser mais quietinhos e tímidos, mas a maioria é bem extrovertida e brincalhona. O Bulldog Inglês, no geral, é muito simpático e está sempre de bom humor, desde que receba a devida atenção.

Justamente por ser tão apegado com os humanos, uma coisa pode chamar a atenção na sua personalidade: Bulldog Inglês pode ser um pouco carente. Esse não é o tipo de cachorro que consegue ficar longos períodos sozinho, ou pode desenvolver problemas como a ansiedade de separação. O ideal é que os tutores sempre separem um tempinho do dia para brincarem com o Bulldog e fazerem com que ele se sinta amado.

  • Socialização:

O Bulldog Inglês costuma se dar muito bem com crianças e diferentes tipos de pessoas, inclusive idosos. A grande dificuldade da raça é em aprender a dividir o espaço com outros cães e animais de estimação, pois eles são um pouco ciumentos nesse quesito.

Se por acaso tiver um outro bichinho por perto e o Bulldog perceber que o seu tutor está o deixando de lado, isso pode causar muita frustração e problemas na convivência. Por isso, a socialização é um processo fundamental para que a raça de cachorro Bulldog cresça acostumado com situações desse tipo.

  • Adestramento:

É importante impor alguns limites desde cedo, porque o Bulldog Inglês é teimoso quando quer. Embora seja uma raça inteligente, o tutor pode ter algumas dificuldades na hora de educar o animal, mas é importante persistir e não desistir. O adestramento de cães da raça e imposição de limites deve ser feito desde cedo, de preferência com o filhote de Bulldog. Quanto mais velho o cãozinho for, mais difícil será ensinar ele a como se comportar.

Para ajudar nos treinamentos, o ideal é investir no adestramento positivo. Raça de cachorros Bulldog aprendem mais facilmente quando recebem algum tipo de estímulo, como petiscos, carinho e elogios. Por isso, essa é a melhor forma de prender a atenção do pet e ensiná-lo truques e comandos.

@bulldogpabs Throwback Thursday to the time I nearly died .... Luckily I survived and I'm here to tell the tale ? . #bulldogpabs #britishbulldog #dogsofinsta #englishbulldog #bulldog #funny #hilarious #puppy #lazydog #pablo #rickyandpablo ♬ original sound - BulldogPabs

5 curiosidades sobre o Buldogue Inglês

  1. O nome “Bulldog Inglês” tem relação direta com a origem do cãozinho. Como esses cães eram usados no combate com touros, chamados de Bull-baiting, o nome da raça virou Bulldog.
  2. O cachorro Bulldog não pode nadar. A explicação para isso é porque esses cães têm perninhas muito curtas e uma cabeça muito pesada, tendo dificuldades para se manter acima da água. 
  3. Cachorro roncando é normal se for um Bulldog Inglês por causa da síndrome braquicefálica. Por outro lado, essa é uma raça que costuma ser bem silenciosa e quase não late no dia a dia.
  4. As raças de Bulldog Inglês são super populares no mundo dos famosos. Celebridades como os atores norte-americano Brad Pitt, Adam Sandler e Leonardo di Caprio são “Bulldog lovers” e têm ou já tiveram um exemplar da raça. 
  5. Os fãs de animação já devem estar familiarizados com o Bulldog. O cachorro Spike, do desenho animado “Tom e Jerry”, pertencia à raça Bulldog Inglês. Mas, apesar de ser bem bravo na TV, esse é um cachorrinho bem dócil na vida real.

Filhote de Bulldog Inglês: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O Bulldog Inglês filhote pode parecer bem tímido em um primeiro momento, mas isso acontece porque ele ainda está se adaptando à nova casa. Depois que cria um laço afetivo com a família, é só amor: o filhote de Bulldog Inglês é muito carinhoso e brincalhão nos primeiros anos de vida, embora fique mais preguiçoso conforme cresce.

Para receber a raça Bulldog, é importante saber como se preparar para a chegada de um cãozinho. Caminha, potes de ração e água, brinquedos e itens de higiene são indispensáveis para o bem-estar do animal. Existem duas formas de conseguir um pet desse: comprando um Buldogue Inglês - preço pode variar - ou procurando um Bulldog Inglês filhote para adoção. Em ambos os casos, é bom saber como cuidar do pet na fase de filhote.

Assim como qualquer outro cãozinho, um dos principais cuidados com Bulldog Inglês filhote é com relação a saúde. É importante consultar um veterinário assim que possível para ter todas as orientações sobre as primeiras vacinas de cachorro, vermifugação e alimentação do filhote de Bulldog. Vale lembrar que a vacinação é recomendada a partir dos 45 dias de vida do animal, e é uma das melhores formas de prevenir várias doenças, garantindo um crescimento saudável para o doguinho.

Mais fotos de Bulldog Inglês para se apaixonar

O filhote de Bulldog Inglês é tí­mido no iní­cio, mas depois se soltaBulldog filhote é a prova que raças de cachorro Bulldog são apaixonatesBulldog Inglês: preço do filhote pode chegar a R$ 8 milO filhote de cachorro Bulldog deve ser socializado o quanto antesUm dos cuidados com Bulldog Inglês filhote é oferecer um lar com muito amorDesde filhote, Bulldog Inglês precisa ser educado e treinadoO filhote de Bulldog Inglês é bem brincalhãoBulldog Inglês, fêmea ou macho, é sempre muito bem humoradoO cachorro Bulldog Inglês precisa ser socializado logo cedoA companhia de um Bulldog Inglês filhote deixa qualquer lugar mais feliz

 

Cuidados importantes no dia a dia do Bulldog Inglês

  • Banho: o Bulldog Inglês deve manter uma rotina regular de banhos, de pelo menos uma vez por mês, sempre com produtos apropriados para a espécie.
  • Dobrinhas: por ser um cachorrinho da cara enrugada, o tutor deve saber como limpar as dobrinhas dos cachorros Bulldog e fazer isso diariamente com um lenço ou pano umedecido.
  • Escovação: a escovação semanal é indispensável para remover a pelagem morta, e pode ser feita duas vezes na semana no cachorro inglês. Raça Bulldog ainda precisa de cuidado redobrado durante as trocas sazonais, quando a queda de pelos se intensifica.
  • Unhas: o recomendado é cortar as unhas pelo menos duas vezes por mês, ou seja, a cada 15 dias. Isso evita possíveis incômodos e machucados.
  • Dentes: os dentes do cachorro Bulldog precisam ser escovados com mais frequência, de duas a três vezes por semana, para evitar problemas bucais como o tártaro, gengivite e mau hálito.
  • Orelhas: é necessário verificar o ouvido do Bulldog Inglês semanalmente ou a cada 15 dias. Limpezas ocasionais também são importantes para evitar infecções, como a otite.
  • Frio: as raças braquicefálicas sofrem bastante com as baixas temperaturas. Por isso, apostar em mantas, cobertores e uma roupa de frio para Bulldog Inglês é muito válido no inverno.

Bulldog Inglês: a pele enrugada do cãozinho precisa de atenção especial

Para quem não conhece um Bulldog, enrugado é a melhor definição para a raça. Só de bater o olho em um cachorrinho com essa característica, já é possível presumir que se trata de um Bulldog Inglês. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que essas dobrinhas e rugas não servem apenas para manter a aparência fofa do cãozinho.

Na verdade, a região precisa de muito cuidado, porque é um ótimo local para a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar dermatites e alergias no cachorro. Para evitar que isso aconteça, é fundamental secar muito bem todo o corpo do pet após os banhos e é limpar as dobrinhas do pet todos os dias.

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Bulldog?

A saúde do Bulldog Inglês é muito frágil e o cachorro pode desenvolver uma série de problemas respiratórios, oculares, articulares e dermatológicos. A displasia coxofemoral, por exemplo, é uma preocupação e tanto para os tutores do cachorro. Raça Bulldog também é suscetível a vários outros distúrbios, portanto é imprescindível fazer consultas de rotina com um médico veterinário para saber como anda a saúde do cãozinho.

Além do mais, não se pode esquecer do calendário de vacinação. Depois de completar o esquema vacinal do Bulldog Inglês filhote, as vacinas devem ser reforçadas anualmente e sem atrasos. O mesmo vale para os vermífugos e administração de remédios antiparasitários.

Bulldog Inglês: preço do filhote pode variar de R$ 3 mil a R$ 8 mil

E quanto custa um Bulldog Inglês? Para os amantes de cachorros com focinho achatado, é importante fazer um planejamento financeiro antes, porque essa é uma das raças mais caras do mundo. No Brasil, o preço do Bulldog Inglês costuma variar entre R$ 3.000 e R$ 8.00. O sexo é um fator que influencia nisso, de forma que um Bulldog Inglês fêmea é mais caro do que um macho. O mesmo vale para cães descendentes de campeões.

A escolha do canil de cachorro é muito importante. Vale a pena procurar por lugares que tenham boas indicações e, se possível, até fazer algumas visitas antes de comprar um filhote de Bulldog. Essa é a melhor maneira de se certificar de que todos os animais são bem tratados no espaço. Também é bom ter em mente que, dependendo do preço, Buldogue Inglês pode não ser puro, e sim uma mistura com cães de outras raças, como o Pitbull - nesse caso, virando um “Pul Dog”.

Além disso, como já foi dito, quando se trata de um Bulldog, preço do cãozinho não é a única preocupação do tutor. Como a raça tem uma saúde bastante frágil, isso pode exigir alguns gastos com tratamentos específicos ao longo da vida do animal. Portanto, é bom ter consciência disso ao escolher um Bulldog Inglês.

Perguntas e respostas sobre o Bulldog Inglês

Qual valor de um Bulldog Inglês?

O preço de um Bulldog Inglês varia entre R$ 3.000 e R$ 8.000. A oscilação depende do sexo, cores e linhagem genética do animal. Se for um cachorro fêmea ou que descende de campeões de Bulldog Inglês, valor tende a ser mais elevado. 

O que saber antes de ter um Bulldog Inglês?

O Bulldog Inglês costuma ter um humano "preferido" - provavelmente a pessoa que passa mais tempo com ele -, é um ótimo cachorro para crianças, não tolera temperaturas extremas (nem muito frias, nem muito quentes) E são cães que demandam cuidados específicos com a saúde. Também é uma raça que precisa de exercícios físicos na rotina, além de um bom adestramento.

Por que o Bulldog Inglês é tão caro?

Sobre o Bulldog Inglês, quanto custa um cão da raça depende de vários fatores. Mas, no geral, o preço "alto" tem a ver com a grande popularidade da raça, que é inversamente proporcional ao número de filhotes que a raça pode gerar. As ninhadas desses cachorros normalmente têm poucos filhotes, comparado a outros cães do mesmo porte.

Como saber se o Bulldog Inglês é puro?

O cachorro Bulldog Inglês sempre tem um porte médio, de até 40 cm e 25 kg. Ele também é um cachorrinho da cara enrugada, com focinho achatado e pelagem curta, lisa e fina. As cores oficiais da raça são o branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado. Para ter certeza da pureza do animal, solicite o pedigree de cachorro ao canil.

Quais são os principais problemas que o Bulldog Inglês tem?

A saúde do Bulldog é frágil. A braquicefalia por si só já limita bastante o animal, mas outras doenças como obesidade, problemas dermatológicos, displasia de quadril e alterações oftalmológicas também precisam de atenção. O acompanhamento veterinário é indispensável.

Por que Buldogue solta tanto pelo?

O Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro que mais solta pelos. É natural desses cães, e durante as trocas sazonais - primavera e outono - essa queda se intensifica ainda mais. É como se o corpo dos animais estivesse se preparando para a chegada do verão e outono. Logo, é fundamental manter uma rotina de escovação com a raça, independentemente da estação.

Publicado originalmente em: 04/09/2020
Atualizado em: 29/02/2024

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas