O Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Conhecido por ser um Bulldog “enrugado” - isto é, com várias dobrinhas espalhadas pelo corpo - e considerados parentes distantes do Bulldog Francês, essa é uma das raças mais populares do Brasil. De porte médio, a raça é super adaptável e tranquila, mas exige alguns cuidados.
Que tal conhecer mais a fundo sobre o cachorro Bulldog Inglês? Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o dog inglês: valor, origem, características físicas, personalidade, cuidados com a saúde e muito mais. Veja só!
A origem do Bulldog Inglês vem da luta com touros
Por trás de um cãozinho amoroso e amigável, existe uma história nada agradável. Como o próprio nome já indica, o Bulldog Inglês surgiu no Reino Unido por volta do século XIII e a raça era muito utilizada em um esporte chamado de bull-baiting, que nada mais é do que uma luta com touros (uma prática bastante cruel com os animais, diga-se de passagem). O objetivo era que o cachorro Bulldog irritasse e provocasse os touros, que era o que gerava entretenimento para o público. Além disso, também acreditavam que esse tipo de luta amaciava a carne do touro para o abatimento.
Com o passar dos anos, o bull-baiting se tornou ilegal e a raça Bulldog - também chamada de Buldogue Inglês ou Bull Inglês - quase entrou em extinção. Mas, graças aos seus admiradores, foi possível salvá-la. Com os cuidados que todo cachorro deveria ter, o Bulldog Inglês se tornou uma das raças mais queridas e populares, tanto na Inglaterra quanto em várias localidades do mundo. A raça foi registrada oficialmente pelo American Kennel Club em 1886, e, embora não se saiba ao certo quando o cãozinho chegou ao Brasil, esse é um cãozinho presente em vários lares brasileiros hoje em dia.
Cachorro Bulldog: entenda as diferenças entre as raças inglesa e francesa
Existem diferentes tipos de Bulldog, sendo que os mais populares são o Inglês e o Francês. Isso geralmente é algo que desperta algumas dúvidas, mas não se engane: apesar de compartilhar algumas semelhanças com a versão francesa, a raça inglesa tem suas particularidades. Para aprender como diferenciar Bulldog Inglês x Bulldog Francês, é só prestar atenção nas características abaixo.
A primeira diferença que deve ser ressaltada é quanto ao porte físico de cada Bulldog. Enquanto o Bulldog Francês é considerado um cachorro pequeno, que pode medir até 35 cm e pesar cerca de 15 kg, o seu primo da Inglaterra é um cachorro de porte médio que pode chegar a 40 cm e o seu peso costuma ficar na faixa dos 30 kg. A raça inglesa é maiorzinha em todos os sentidos, então se você está se perguntando se existe um mini Bulldog Inglês, a resposta é não, não existe um “mini” Bulldog Inglês.
Além do mais, apesar de ambos os Bulldogs serem braquicefálicos, o rosto deles são bem diferentes: o Bulldog Inglês tem a região marcada por dobrinhas, enquanto o Bulldog Francês tem olhos mais esbugalhados e saltados para fora.
Bulldog: características físicas da raça, porte e pelagem
O Bulldog Inglês tem o corpo robusto e largo com perninhas curtas, mas que são fortes e musculosas ao mesmo tempo. Então agora que você já sabe que não existe uma variação de “mini” Bulldog Inglês, tamanho da raça varia entre 30 e 40 cm; enquanto o peso costuma ficar na faixa de 22 a 30 kg. No entanto, é preciso ficar atento porque o cachorro Bulldog tem tendência à obesidade, que se acentua com o comportamento preguiçoso.
Já quanto à pelagem do Bulldog Inglês, cachorro apresenta pelos curtos, de textura fina e lisa. A variação de cores pode ter três combinações: unicolor, bicolor (sempre com o branco presente) ou “smut” (isto é, de uma só cor com máscara preta ou focinho preto). Sendo assim, é possível encontrar a raça de cachorro Bulldog Inglês com as seguintes cores:
- Bulldog Inglês vermelho
- Bulldog Inglês fulvo
- Bulldog Inglês bege
- Bulldog Inglês
- Bulldog Inglês tigrado
- Bulldog Inglês bicolor ou malhado (combinação do branco com as cores mencionadas)
O Bulldog Inglês preto ou fígado não são aceitos como padrão oficial da raça, sendo altamente indesejáveis para quem quer um cão de pedigree. Também é importante destacar que quando se trata do Bulldog, preço pode ter influência por conta da cor dos seus pelos.
Cães da raça Bulldog Inglês são braquicefálicos: entenda o problema
Assim como outras raças - como o Pug e o Shih Tzu -, o Bulldog Inglês faz parte do grupo de cães braquicefálicos. Mas o que isso significa, na prática? Bom, para começar, a anatomia do crânio desses animais é um pouco diferente do habitual. O cachorro Bulldog tem o focinho achatado, e como os orifícios nasais têm tamanho reduzido, a entrada de ar é dificultada. Além disso, outras anomalias também costumam atingir os cães braquicefálicos, como a hipoplasia da traqueia e o alongamento do palato mole. O resultado é um animal que pode ficar ofegante em situações de esforço porque tem a respiração limitada. Os roncos também podem ser observados em algumas raças, como o Bulldog Inglês.
Como é o condicionamento físico da raça Bulldog?
Por conta da braquicefalia, o ideal é que as raças de cachorro Bulldog Inglês façam exercícios físicos leves ou moderados, nunca intensos. A frequência de atividades deve ser diária, pois o cachorro Bulldog precisa de estímulos constantes para não abraçar o sedentarismo - que, por sua vez, favorece a obesidade canina. Passeios são bem-vindos, mas é importante que eles respeitem sempre as limitações respiratórias do Bulldog Inglês, sem exigir muito dele. Uma dica, inclusive, é preferir atividades em dias com uma temperatura mais amena e úmida para evitar qualquer tipo de problema.
O Bulldog é um cão de porte médio que, apesar de ser bastante brincalhão, consegue se adaptar facilmente a apartamentos e locais com espaço reduzido - desde que ele consiga gastar sua energia diariamente de alguma forma. Além dos passeios, os brinquedos para cachorro Bulldog Inglês são grandes aliados para manter o bom condicionamento físico do pet.
Veja algumas fotos de Bulldog para se apaixonar!









Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !
Buldogue Inglês: personalidade da raça é amigável e tranquila
-
Convivência:
Engana-se quem pensa que o Bulldog Inglês é um cachorro agressivo ou rabugento. Pelo contrário, uma das melhores formas de definir a convivência com Buldogue é personalidade dócil. Apesar do seu passado, a raça é muito carinhosa e afetiva, sendo muito ligada à sua família. O cachorro Bulldog adora passar um tempo do lado do seu tutor, está sempre procurando agradar e faz de tudo para defender quem ama. Alguns podem ser mais quietinhos e tímidos, mas a maioria é bem extrovertida e brincalhona. O Bulldog Inglês, no geral, é muito simpático e está sempre de bom humor, desde que receba a devida atenção.
Justamente por ser tão apegado com os humanos, uma coisa pode chamar a atenção na sua personalidade: Bulldog Inglês pode ser um pouco carente. Esse não é o tipo de cachorro que pode ficar longos períodos sozinho, ou pode desenvolver problemas como a ansiedade de separação. O ideal é que os tutores sempre separem um tempinho do dia para brincarem com o Bulldog e fazerem com que ele se sinta amado.
-
Socialização:
O Bulldog Inglês costuma se dar muito bem com crianças e diferentes tipos de pessoas, inclusive idosos. A grande dificuldade desses cães é em aprender a dividir o espaço com outros cães e animais de estimação, pois eles são um pouco ciumentos nesse quesito. Se por acaso tiver um outro bichinho por perto e o Bulldog perceber que o seu tutor está o deixando de lado, isso pode causar muita frustração e problemas na convivência. Por isso, a socialização é um processo fundamental para que a raça de cachorro Bulldog cresça acostumado com situações desse tipo.
-
Adestramento:
É importante impor alguns limites desde cedo, porque o Bulldog Inglês pode ser bastante teimoso. Embora seja uma raça inteligente, o tutor pode ter algumas dificuldades na hora de educar o animal, mas é importante persistir e não desistir. O adestramento e imposição de limites deve ser feito desde cedo, de preferência com o filhote de Bulldog, já que quanto mais velho o cãozinho for, mais difícil será ensinar ele a como se comportar. Para ajudar nos treinamentos, o ideal é investir no adestramento positivo.
5 curiosidades sobre o Buldogue Inglês
1) O nome “Bulldog Inglês” tem relação direta com a origem do cãozinho. Como esses cães eram usados no combate com touros, chamados de Bull-baiting, o nome da raça virou Bulldog.
2) O cachorro Bulldog não pode nadar. A explicação para isso é porque esses cães têm perninhas muito curtas e uma cabeça muito pesada, tendo dificuldades para se manter acima da água. Então, nada de colocar seu Bulldog em uma aulinha de natação, ok?
3) É muito comum ouvir os roncos de um cachorro Bulldog Inglês por causa da síndrome braquicefálica. Por outro lado, essa é uma raça que costuma ser bem silenciosa e quase não late no dia a dia.
4) As raças de Bulldog Inglês são super populares no mundo dos famosos. Celebridades como os atores norte-americano Brad Pitt, Adam Sandler e Leonardo di Caprio são “Bulldog lovers” e têm ou já tiveram um exemplar da raça.
5) Os fãs de animação já devem estar familiarizados com o Bulldog. O cachorro Spike, do desenho animado “Tom e Jerry”, pertencia à raça Bulldog Inglês. Mas, apesar de ser bem bravo na TV, esse é um cachorrinho bem dócil na vida real.
Filhote de Bulldog Inglês: como cuidar e o que esperar do cãozinho?
O Bulldog Inglês filhote pode parecer bem tímido em um primeiro momento, mas isso acontece porque ele ainda está se adaptando à nova casa. Depois que cria um laço afetivo com a família, é só amor: o filhote de Bulldog Inglês é muito carinhoso e brincalhão nos primeiros anos de vida, embora fique mais preguiçoso conforme cresce. Para receber a raça Bulldog, é importante cuidar de todos os preparativos: caminha, potes de ração e água, brinquedos, itens de higiene; enfim, tudo aquilo que for indispensável para o bem-estar do animal.
Assim como qualquer outro cachorrinho, um dos principais cuidados com Bulldog Inglês filhote é com relação a sua saúde. É importante consultar um veterinário assim que possível para ter todas as orientações sobre as primeiras vacinas, vermifugação e alimentação do filhote de Bulldog. Vale lembrar que a vacinação é recomendada a partir dos 45 dias de vida do animal, e é uma das melhores formas de prevenir várias doenças, garantindo um crescimento saudável para o doguinho.





Cuidados importantes no dia a dia do Bulldog Inglês
-
Banho e escovação:
Com uma pelagem curta, o cachorro Bulldog Inglês não precisa ser tosado, mas a escovação semanal é indispensável para remover a pelagem morta. Ela pode ser feita duas vezes na semana, mas precisa de cuidado redobrado durante as trocas sazonais, que é quando a queda de pelos se intensifica.
A raça de cachorro Bulldog Inglês deve manter uma rotina regular de banhos. No entanto, é preciso ter muita atenção com as dobrinhas do Bulldog para evitar o acúmulo de fungos e bactérias, o que pode desencadear problemas de pele, como dermatites.
-
Unhas, dentes e ouvidos:
É importante acostumar o Bulldog desde cedo com a higiene dos ouvidos, dentes e unhas. O recomendado é cortar as unhas e limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por mês. Já os dentes do cachorro Bulldog precisam ser escovados com mais frequência, de duas a três vezes por semana, para evitar problemas bucais como o tártaro, gengivite e mau hálito.
-
Alimentação:
Quando se trata do Bulldog, cachorro precisa de um cuidado especial com a sua nutrição. Como essa raça tende a ser preguiçosa, é comum encontrar alguns cães acima do peso e, por isso, a alimentação deve ser controlada. O ideal é alimentar o Bulldog duas vezes ao dia, com uma ração específica para o porte e idade dele. Ah, e lembre-se: o Bulldog Inglês filhote não deve se alimentar com a mesma ração que um adulto, já que existem diferenças nutricionais em cada tipo de alimento. Caso haja qualquer dúvida, consulte um veterinário.
Bulldog Inglês: a pele enrugada do cãozinho precisa de atenção especial
Para quem não conhece um Bulldog, enrugado é a melhor definição para a raça. Só de bater o olho em um cachorrinho com essa característica, já é possível presumir que se trata de um Bulldog Inglês. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que essas dobrinhas e rugas não servem apenas para manter a aparência fofa do cãozinho. Na verdade, a região precisa de muito cuidado, porque é um ótimo local para a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar dermatites e alergias no cachorro. Para evitar que isso aconteça, é fundamental secar muito bem todo o corpo do pet após os banhos e passar um paninho ou lenço umedecido diariamente nas rugas do Bulldog.
O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Bulldog?
O Bulldog Inglês demanda cuidados específicos com a saúde. A raça é muito frágil e pode desenvolver uma série de problemas respiratórios, oculares, articulares e dermatológicos. A displasia coxofemoral,, por exemplo, é uma preocupação para os tutores de um cachorro Bulldog. É imprescindível fazer consultas de rotina com um médico veterinário para saber como anda a saúde do seu cãozinho, já que ele está muito mais suscetível a diversos distúrbios de saúde.
Além do mais, não se pode esquecer do calendário de vacinação. Depois de completar o esquema vacinal do Bulldog Inglês filhote, as vacinas devem ser reforçadas anualmente e sem atrasos.
Bulldog Inglês: preço do filhote pode variar de R$ 3 mil a R$ 8 mil
Se você é um dos apaixonados pela raça, deve estar se perguntando: quanto custa um Bulldog Inglês? Para os amantes de cachorros com focinho achatado, é importante fazer um planejamento financeiro antes, porque essa é uma das raças mais caras que existem. No Brasil, o preço do Bulldog Inglês costuma variar entre R$ 3 mil e R$ 8 mil. O sexo é um fator que influencia nisso, pois as fêmeas costumam ser mais caras do que os machos. No caso de descendentes de campeões, o preço de um Bulldog Inglês também tende a ser mais elevado.
A escolha do canil é muito importante. Vale a pena procurar por lugares que tenham boas indicações e, se possível, até fazer algumas visitas antes de comprar um filhote de Bulldog para se certificar de que todos os animais são bem tratados no espaço. Além do mais, dependendo do preço, Buldogue Inglês pode não ser puro, e sim uma mistura de Bulldog com cães de outras raças, como o Pitbull - nesse caso, virando um “Pul Dog”. Por isso, se encontrar filhote de Bulldog por um valor muito inferior, desconfie!
Além disso, como já foi dito, quando se trata de um Bulldog, preço do cãozinho não é a única preocupação do tutor. Como a raça tem uma saúde bastante frágil, isso pode exigir alguns gastos com tratamentos específicos ao longo da vida do animal. Portanto, é bom ter consciência disso ao escolher um Bulldog Inglês.
Raio-x do cachorro Bulldog Inglês
- Pelagem: curta, lisa e fina
- Cores: unicolor, bicolor ou smut nas cores branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado
- Temperamento: dócil, preguiçoso, calmo e um pouco teimoso
- Nível de inteligência: 77º no ranking de inteligência canina
- Nível de energia: baixo a moderado
- Saúde: problemas respiratórios, oculares, articulares e dermatológicos são comuns
- Expectativa de vida: 8 a 10 anos
Redação: Juliana Melo
Publicada originalmente em: 04/09/2020
Atualizada em: 20/10/2021
