close
Raças

Boiadeiro-australiano: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

Atualizado · 04 de abril de 2022 · 18h15

Publicado · 04/04/2022 · 15h55

  O Boiadeiro-australiano é dividido em dois tipos de cor: Blue Heeler e Red Heeler
O Boiadeiro-australiano é dividido em dois tipos de cor: Blue Heeler e Red Heeler

O cachorro de pastoreio é comum nos quatro cantos do mundo. Uma das raças de cachorro que leva essa característica é o Boiadeiro-australiano, também conhecido como Blue Heeler ou Red Heeler, dependendo da cor da sua pelagem. Criado na Austrália, como o próprio nome da raça indica, esse cãozinho com o focinho médio e orelhas eretas tem o porte médio, mas é mais musculoso e encorpado que outras raças do mesmo porte. Os Red - ou Blue - Heeler são conhecidos pelo alto nível de energia e por estarem sempre dispostos para qualquer tipo de atividade física - aquelas brincadeiras que o desafiam são as preferidas.

Apesar de ser originalmente um cachorro do campo, o Boiadeiro-australiano também pode conviver dentro de casa com a família. Inclusive, lealdade é um dos seus pontos fortes. Ficou curioso ou pretende ter um Boiadeiro-australiano? Reunimos todas as informações sobre esse pet.

A raça Boiadeiro-australiano faz parte da história e contribuiu para o crescimento do país

Sim, você leu certo. O Boiadeiro-australiano não é apenas mais uma raça de cachorro: ele fez contribuições importantes para o crescimento da indústria de carne bovina e foi uma raça de cachorro muito importante para a economia da Austrália. Os primeiros cães de pastoreio da Austrália foram trazidos do Reino Unido, de uma raça conhecida como Smithfield, que era inadequada para o clima e tipo de solo encontrados no país da Oceania. Assim, os criadores de gado iniciaram um longo processo de experimentação e criação de um cão de pastoreio que pudesse enfrentar os desafios do campo, como terrenos acidentados, muito calor e subidas para aguentar conduzir o gado.

Então, os Smithfields britânicos foram cruzados com Dingoes (um tipo de cachorro selvagem nativo do país) e outras raças como o Collie. O resultado foi um cão que estava perto de ser o Boiadeiro-australiano, mas ainda não tinha se transformado na raça atual. Foi só quando esses cachorros tiveram um cruzamento acidental com Dálmatas que o Boiadeiro-australiano que conhecemos hoje nasceu, se tornando assim a raça perfeita de cão de pastoreio australiano. Vale lembrar que o Boiadeiro-australiano não é o mesmo Pastor Australiano, são raças distintas.

O cachorro Boiadeiro-australiano é de porte médio e possui um físico robusto

Considerado um cão de porte médio, o Boiadeiro-australiano pesa em torno de 20 quilos, podendo chegar a 25. Ele também possui uma estrutura física forte e imponente, apesar de sua ossatura ser mais leve. A estrutura muscular forte e proporcional torna os doguinhos da raça muito resistentes, criados para terem uma vida ativa. Outra característica física marcante da raça são as pernas longas que os permitem correr longas distâncias e se adaptar a todo tipo de terreno. Com focinho médio e orelhas levantadas, o Boiadeiro-a ustraliano lembra muito o Pastor Alemão e o Border Collie, que também são raças conhecidas por atuarem no campo.

Blue Heeler e Red Heeler: a pelagem do Boiadeiro-australiano tem duas variações

Os cachorros da raça possuem uma pelagem de dupla camada, que é composta por uma porção externa de pelos curtos, lisos e com densidade média, enquanto a parte interna tem pelos bem curtinhos e densos. A raça possui dois esquemas de cores diferentes: com tons de castanho avermelhado e  cinza azulado. O Boiadeiro-australiano Blue Heeler tem uma coloração cinza escuro azulada, com manchas pretas, brancas ou castanhas na cabeça. A variedade “Red Heeler” tem uma pelagem quase ruiva, com ou sem marcas brancas ou vermelhas mais escuras na cabeça.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
      O Boiadeiro-australiano é um cachorro extremamente ativo
    O Boiadeiro-australiano é um cachorro extremamente ativo

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    O cão Boiadeiro-australiano é muito ativo e tem espírito de liderança

    Cheio de energia, o boiadeiro australiano é um cachorro muito ativo e sua bateria parece que não acaba nunca. Ele não é um cachorro quieto, que vai ficar deitadinho em casa esperando você chegar para brincar ou dar carinho. Ele gosta mesmo é de correr, explorar os ambientes e não suporta ficar parado. Mas essa raça é também muito leal, apegada a seus tutores e não dispensa um carinho. Ele é um ótimo candidato a cão de guarda, pois seu instinto de proteção é bastante forte. 

    Outro traço interessante sobre a personalidade desse cachorro é que ele costuma escolher uma pessoa como líder, a quem ele costuma seguir para todo lado. Uma característica do Boiadeiro-australiano que também precisa de atenção é a mordedura. Por ter um histórico de caçador e pastor de gado, ele tende a morder, mesmo que brincando. Saber como fazer o cachorro parar de morder vai evitar que o tutor recompense o comportamento: o ideal é que desde a socialização o pet seja corrigido quando começar a morder. 

    Dócil e amigável, o cachorro Boiadeiro-australiano se dá bem com crianças e outros animais

    Como é bastante sociável e leal, essa raça se dá bem com os humanos com quem convive, inclusive com as crianças. Mas como ele costuma eleger seu tutor e ficar grudado nele, o Boiadeiro-australiano tende a não ficar tanto com os pequenos, mas isso não impede que brinquem muito e convivam bem. Apesar disso, ele é um cachorro muito amoroso e brincalhão com toda a família. Se for criado com outros caninos e gatos desde filhote a relação será tranquila, mas depois de adulto é preciso fazer uma boa socialização do cachorro.

    O Boiadeiro-australiano é um cachorro muito inteligente e facilmente adestrado

    O Boiadeiro-australiano está entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes que existem. Muito focado, serão necessárias poucas repetições para que ele entenda o que é esperado pela pessoa que o está treinando. No entanto, toda essa inteligência precisa ser estimulada desde filhote, por isso o adestramento deve começar o quanto antes para que o doguinho entenda como deve se comportar e direcionar sua energia para atividades saudáveis e compatíveis com o ambiente em que vive. Caso contrário, ele vai achar que está no controle e vai ficar muito mais difícil fazer com que ele obedeça seus comandos. Seu espírito aventureiro e corpo praticamente feito para se exercitar o tornam o cachorro ideal para fazer trilhas e praticar esportes com seus tutores.

      O Boiadeiro-australiano é um ótimo companheiro para quem ama se exercitar e correr
    O Boiadeiro-australiano é um ótimo companheiro para quem ama se exercitar e correr

    Principais curiosidades sobre o Boiadeiro-australiano

    • Os cachorros da raça latem muito pouco e dizem que seu latido lembra o barulho de uma coruja;
    • O cachorro mais velho do mundo, que entrou para o livro Guinness de recordes, era um Boiadeiro Australiano, que chegou aos 29 anos e 5 meses de idade
    • O Boiadeiro-australiano filhote nasce com a pelagem branca, que vai ganhando cor ao longo do tempo e se torna azulada ou avermelhada;
    • Os doguinhos da raça dificilmente demonstram sinais de dor ou desconforto, por isso é preciso que seus tutores estejam sempre atentos aos menores sinais de mudança de comportamento.

    Como cuidar do cachorro Boiadeiro-australiano?

    Exercícios - por ser uma raça muito ativa e com muita energia, o Boiadeiro-australiano precisa de mais do que apenas uma caminhada rápida no quarteirão e brincadeiras em casa. Eles realmente precisam de atividades intensas para permanecerem felizes e saudáveis. Correr com o tutor todos os dias ou em dias alternados é uma boa forma de fazê-lo gastar energia. 

    Alimentação -  uma ração de alta qualidade específica para cachorros de médio porte, rica em proteínas, é sempre uma boa opção. Qualquer dieta deve ser adequada à fase da vida do animal (filhote, adulto ou idoso). Por serem cães muito atléticos e ativos, é preciso que tenham uma boa nutrição para atender suas necessidades energéticas. 

    Pelagem e unhas - O cachorro Boiadeiro-australiano foi criado para viver ao ar livre e tem uma pelagem lisa de camada dupla. Ele geralmente precisa apenas de uma escovação rápida uma vez por semana e um banho ocasional. A troca de pelos ocorre só duas vezes por ano e, quando acontece, é preciso que você o escove bem para remover todos os fios mortos. Como em todas as raças, cortar as unhas do cachorro da raça é super importante.

    O Boiadeiro-australiano é bem saudável, mas precisa de cuidados como qualquer cachorro

    O Boiadeiro-australiano costuma ser um cão saudável, mas pode desenvolver alguns problemas de saúde ao longo do tempo. A displasia de quadril, um tipo de desgaste dos ossos dessa região, é um dos problemas mais comuns que geralmente ocorrem quando o cachorro tem mais de 5 anos - em alguns casos, pode causar até paralisia. Outra condição muito comum é a surdez, por isso, os cãezinhos da raça devem ter a audição monitorada. A atrofia progressiva da retina é outra condição que esses cachorrinhos possuem predisposição genética. É uma doença nos olhos do cachorro que deteriora a retina e, se não tratada, pode levar à cegueira. 

    Quanto custa ter um Boiadeiro Australiano?

    O preço de um Boiadeiro-australiano filhote fica entre R$1.500 e R$3.500 se for macho. Já as fêmeas variam entre R$2 mil e R$4 mil. Esses valores podem variar de acordo com a cor do pelo do cachorro, a linhagem e o criador. Sempre pesquise bem a procedência do canil de cachorro para não financiar maus-tratos. Além do preço de compra do animal, deve-se levar em conta também todos os gastos que você terá com ele ao longo da vida: Ração de boa qualidade, remédios, idas ao veterinário e pet shop. 

    Raio X do Boiadeiro Australiano

    • Pelagem: curta, com pelos densos, grossos e macios
    • Cores: Azulados ou em tons castanho avermelhado
    • Média de altura: 45 a 48 cm
    • Média de peso: 20 Kg
    • Expectativa de vida: 13 anos

    Redação: Fernanda Orrico
    Edição: Luana Lopes

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    Próxima matéria

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo
    Adote um animal

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

    Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

    Por que o Chow Chow tem a língua azul?
    Adote um animal

    Por que o Chow Chow tem a língua azul?

    O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

    Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
    Adote um animal

    Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

    O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
    Adote um animal

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

    Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

    Ver Todas >