O Bobtail Japonês tem potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos! O felino de aparência exótica e cauda curtinha tem muita energia e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem asiática, esse gatinho é super inteligente e ama explorar. Deu vontade de saber mais a respeito dele, né? O Patas da Casa preparou um guia completo sobre a raça de gato e vamos te contar tudo, desde a origem até os cuidados necessários para manter esse pet feliz e saudável.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Origem do Bobtail Japonês: senta que lá vem história!

Quando se ouve o nome Bobtail Japonês, o primeiro impulso é deduzir que a raça surgiu no Japão. Mas, por incrível que pareça, essa não é a verdade! Os felinos apareceram na China, há aproximadamente 1.000 anos, naturalmente - ou seja, sem nenhuma intervenção humana. Acredita-se que o Imperador da China deu um gatinho Bobtail de presente ao Imperador do Japão no século VII. Desde então, o animal carrega uma associação com a prosperidade!

Ainda no Japão, a raça passou por maus bocados. Isso porque os gatos Bobtail foram soltos nas ruas na tentativa de conter uma peste que atingia o país. Por isso, a raça perdeu o posto de gato da realeza para viver nas ruas.

Os felinos foram levados aos Estados Unidos no final da década de 1960, quando o criador Judy Crawford enviou gatinhos Bobtail para Elizabeth Freret, e foram reconhecidos oficialmente como uma raça em 1976. Inicialmente, a TICA (Associação Internacional de Gatos) admitiu apenas o Bobtail Japonês de pelos curtos para competições de gatos, em 1979. Alguns anos depois, em 1991, o felino de pelos longos também foi aceito em disputas e concursos.

Gatos da raça Bobtail Japonês podem ter a pelagem curta ou longa

Os gatos da raça Bobtail Japonês podem ser encontrados em duas variedades: a de pelo longo e a de pelo curto (cuja pelagem ainda é considerada média em comprimento). Os fios do gatinho apresentam uma textura sedosa e podem ser de cor única ou até mesmo tricolores, havendo uma enorme pluralidade de padrões. A cor tradicional é o tricolor mi-ke (mee-kay), formado por uma combinação entre o vermelho, o preto e o branco.

O Bobtail Japonês é um gato de porte médio, que possui corpo longo, cabeça triangular e focinho reto. Suas orelhas são altas e levemente inclinadas para a frente. Os olhos, por sua vez, são arredondados quando vistos de frente e ovais quando observados pela lateral. Esse formato traz um ar oriental ao bichano e é bastante apreciado pelos fãs da raça! As fêmeas pesam de 2kg a 3kg, enquanto os machos costumam ser maiores e chegam a atingir 4,5kg na balança.

Características físicas do Bobtail e outras curiosidades

Uma característica muito marcante do gato Bobtail é a presença de uma cauda bem curtinha, semelhante à aparência de um pompom. Essa pequena parte do corpo do felino raramente ultrapassa 3cm e, graças a sua torção e a presença de pelos, cria um visual parecido com a cauda de um coelho.

Embora seja reduzido, o rabinho do Bobtail Japonês é completo e conta com as mesmas vértebras encontradas na anatomia de gatos de cauda longa. Um detalhe interessante sobre a raça é que a cauda funciona como uma espécie de impressão digital, sendo única para cada animal. Isso acontece por conta das diferentes flexões e torções, que impossibilitam a existência de duas caudas iguais.

 

O Bobtail Japonês pode ter pelagem curta ou longa e apresenta diversas padronagens!O Bobtail Japonês pode apresentar a pelagem de várias coresO Bobtail Japonês tem um temperamento muito enérgicoO Bobtail Japonês é um gato muito inteligente e dispostoO Bobtail Japonês pode apresentar a pelagem curta, longa e de várias cores diferentesO Bobtail Japonês teve sua origem na China, mas é considerado um símbolo de prosperidade no JapãoA cauda do Bobtail Japonês funciona como uma espécie de impressão digital para os humanosPor mais que se chame Bobtail Japonês, a raça teve sua origem na China

 

Temperamento do Bobtail Japonês: felino é bastante inteligente e cheio de disposição!

 

A personalidade do Bobtail Japonês é um dos pontos fortes da raça! Os felinos são muito confiantes e têm inteligência para dar e vender. Bastante curiosos e energéticos, os gatos dessa origem costumam ter uma ótima capacidade de comunicação, principalmente com as suas pessoas favoritas. Não é raro encontrar um gatinho Bobtail que atenda pelo próprio nome e passe horas conversando (com miados, é claro) com o seu tutor.


Por ser muito inteligente, o gato tem a fama de tagarela e costuma usar um tom de voz melodioso e suave para se comunicar com seus tutores. Outra grande vantagem do felino é sua capacidade de adaptação. O bichinho se acostuma com facilidade a situações e ambientes novos, o que pode ser uma ótima característica para famílias que mudam de residência ou viajam com muita frequência.

Como é a convivência do Bobtail Japonês com pessoas e outros animais?

O Bobtail Japonês é o gato certo para quem tem crianças em casa. A personalidade amigável e brincalhona do animal faz com que o felino seja uma ótima companhia, tanto para seres humanos quanto para outros animais. Embora tenha suas pessoas preferidas (como todo bom animal de estimação), o pet é bastante sociável e se relaciona bem com visitas. Será difícil encontrar um Bobtail Japonês sendo particularmente hostil com alguém.


Embora não seja um gato de colo, o bichano se sente mais confortável na presença de seus tutores. Não vai ser difícil perceber a preferência do animal por sentar perto do dono ou até mesmo dormir na cama de seus tutores.


O Bobtail Japonês assume o papel de protetor da casa e não fica intimidado com possíveis invasores. Se houver um cachorro no mesmo cômodo, o felino fará questão de mostrar que está no comando. Porém, não confunda o comportamento com antipatia! O gato sabe como ninguém fazer amizades duradouras, principalmente com pets introduzidos desde sua infância.

Bobtail: gato da raça precisa se exercitar no dia a dia

Por possuir grandes habilidades de caça, o Bobtail Japonês costuma adorar ambientes externos. Porém, isso não impede que o felino seja feliz em um espaço fechado, desde que haja oportunidades de entretenimento e desempenho físico.


Quem tem um pet da raça precisa investir em diferentes tipos de brincadeiras para entreter o animal. A gatificação do ambiente ajuda a instigar o lado explorador do Bobtail: esses gatinhos esbanjam disposição e são conhecidos pelo espírito aventureiro. O Bobtail Japonês é aquele pet que adora descobrir novos cantinhos escondidos ou passar o dia inteiro na janela observando o que acontece em volta.

Como deve ser a alimentação do gato Bobtail Japonês?

A alimentação do Bobtail Japonês não requer nada muito especial. O felino é considerado filhote até os 12 meses de idade, então, nesta fase, a quantidade de ração deve variar entre 30g a 60g por dia. A partir de um ano, o animal já é tido como adulto e, portanto, a quantidade passa a ser um pouco maior e pode chegar até 50g diárias.


Como qualquer outro pet, o gatinho deve ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro abastecidos. Dê preferência a água corrente, se possível. Os animais costumam ingerir mais líquido quando há essa possibilidade, o que pode evitar várias doenças renais. Escolha alimentos de qualidade, nutricionalmente balanceados e apropriados para a idade e rotina do animal.

Bobtail: gato da raça tem boa saúde

O gatinho da raça Bobtail costuma viver bastante, entre 15 a 18 anos. O felino tem uma saúde forte, sem predisposições a doenças específicas e é bastante resistente. Não há registros de problemas de saúde associados ao Bobtail Japonês, nem mesmo alterações espinhais ou ósseas possivelmente provocadas pela cauda curta do animal (uma de suas características mais marcantes). Vale a pena ficar de olho em questões comuns aos gatos, no geral, como atrofia progressiva da retina, cardiomiopatia hipertrófica, surdez (no caso dos gatos brancos) e outras enfermidades do tipo.

Cuidar de um gato Bobtail Japonês: devo tomar alguma medida especial?

Já deu para perceber que o Bobtail Japonês não é uma raça muito problemática, né? Não são necessários tantos cuidados especiais na alimentação do animal ou uma rotina muito específica para manter a saúde do felino em dia. Porém, algumas medidas podem ser tomadas para que o bichinho se sinta cada vez mais confortável dentro de casa.


Um ótimo exemplo é o cuidado com a pelagem do animal! No caso dos gatos de pelo curto, o tutor pode dedicar um dia por semana para escovação. Se tratando dos felinos de pelo longo, o indicado é que essa manutenção aconteça pelo menos duas vezes por semana. Além de evitar as bolas de pelo, o dono ainda ganha pontos com o bichinho graças à atenção extra.

Redação: Dóris Marinho