Se você sempre sonhou em adotar cachorro, mas nunca teve coragem para isso, chegou a hora de entender porque esses animais são tão queridos. As vantagens de ter um cachorro vão muito além da fofura e diversão que os doguinhos podem proporcionar: com um cão do seu lado, é possível adquirir maior senso de responsabilidade e socialização. E não para por aí... quem tem um cachorro em casa nunca se sente sozinho, porque sempre tem o seu companheirinho de quatro patas para compartilhar os bons e maus momentos. Ainda não se convenceu? Então dá só uma olhada no infográfico que nós preparamos para te contar dos benefícios de ter um cachorro do seu lado!

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
7 razões para você adotar um cachorro
1) Os cães são animais que sempre estão do nosso lado
Por mais que clichê que pareça, essa é a mais pura verdade: o cachorro nunca vai te abandonar e você nunca vai se sentir sozinho com ele. Na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza: você sempre poderá contar com o seu amigo de quatro patas. Os cães são animais muito fiéis e que não viram as costas e nem vão embora quando a situação fica difícil. Na verdade, os doguinhos não se importam com muita coisa, desde que receba amor e carinho.
2) Adotar cachorro pode tornar seus dias menos estressantes
Para quem tem uma rotina estressante e complicada, não existe companhia melhor do que a de um cãozinho. A paz que esses animais transmitem é enorme, e eles sempre conseguem tornar qualquer situação mais leve e agradável. Por isso, um dos motivos para ter um cachorro é justamente esse: deixar o estresse de lado e aproveitar todos os momentos.
3) Ter um cãozinho ajuda a melhorar a socialização
Passear com o cachorro é uma ótima forma de conhecer gente nova e colocar em prática suas habilidades de socializar. A maioria dos cães são desinibidos e amigáveis, então uma simples volta no parque ou na praia às vezes já é o suficiente para ele fazer vários amiguinhos. Com isso, os pais dos pets acabam se juntando e fazendo amizade também. É uma boa tática para espantar a timidez da sua vida!
4) As risadas e diversão são garantidas com um cachorro em casa
O comportamento canino é muito engraçado e sempre nos surpreende. Quem nunca se deparou com um cachorro dormindo em uma posição inusitada e deu uma risadinha por causa de tanta fofura? Ou quem nunca parou pra brincar com cachorro e simplesmente esqueceu de todos os problemas possíveis? É praticamente impossível não se divertir com um cãozinho do seu lado, porque esses animais sempre nos fazem sorrir. Quer motivo melhor do que esse para adotar um cachorro?
5) Adotar um cachorro te deixa mais responsável
A alegria que um cãozinho traz para a nossa vida é enorme, mas também é importante pensar nas responsabilidades que acompanham a adoção de cachorro. Os bichinhos exigem uma série de cuidados no dia a dia: o tutor tem que alimentar, levar para passear, dar água, limpar xixi e cocô, dar banho, cortar as unhas, e várias outras coisinhas. É importante ter em mente que se está cuidando de uma outra vida que depende de você.
6) Cães estão sempre prontos para defender a família
Não importa se você tem um cachorro grande ou pequeno: quando o assunto é proteger quem ele ama, o cão é a prova viva de que tamanho não é documento. Existem animais que são naturalmente mais protetores do que outros, mas independente da raça ou do porte do seu amigo, ele sempre fará de tudo para te proteger de possíveis ameaças ou situações de perigo.
7) Para o seu doguinho, você é a melhor pessoa do mundo
Ainda não sabe por que ter um cachorro? Pois então aqui vai mais um motivo que certamente vai mexer com o seu coração: os cães amam incondicionalmente os seus humanos e, para eles, os tutores são seu bem mais precioso. Tudo que o doguinho mais quer é te ver feliz e compartilhar a vida boa com você. Então, por que não dar uma chance para a adoção de cachorro? Esse é um ato de amor que pode salvar vidas!
Redação: Juliana Melo
