close
Saúde

Barriga do cachorro fazendo barulho é sinal de algum problema de saúde?

Atualizado em 20 de agosto de 2021 às 16h30

Publicado em 20 de agosto de 2021 às 16h00

O barulho na barriga do cachorro pode ser uma reação natural ou representar algo mais sério
O barulho na barriga do cachorro pode ser uma reação natural ou representar algo mais sério

O cachorro com barulho na barriga é algo que desperta a preocupação e curiosidade de muitos tutores, mas você já parou para se perguntar no que o ruído significa? Mesmo que não seja visto como algo muito natural, o barulho na barriga do cachorro pode surgir por vários motivos e às vezes é puramente resultado de processos biológicos que ocorrem durante a digestão. Contudo, é importante ter calma para analisar cuidadosamente a situação, pois a barriga de cachorro fazendo muito barulho também pode ser sinal de alguma doença ou problema de saúde - o que geralmente vem acompanhado de outros sintomas. Para entender melhor o que pode deixar a barriga do cachorro fazendo barulho, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Barriga de cachorro fazendo barulho faz parte do processo de digestão

“A barriga do meu cachorro tá fazendo barulho, será que isso é normal?” Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, pode se acalmar. O barulho na barriga do cachorro muitas vezes é algo natural que decorre do processo digestivo canino e tem até um termo científico para isso: borborigmo. Mas como isso acontece? Nós te explicamos: depois de comer, o alimento demora um tempinho para ser totalmente digerida pelo organismo canino. Enquanto isso, o intestino realiza contrações musculares rítmicas - chamadas de movimentos peristálticos - que empurram o bolo alimentar até o seu destino final. Durante esse processo, é possível escutar a barriga de cachorro fazendo barulho e não tem porquê se preocupar. 

Além do mais, o intestino do cachorro também pode acumular pequenas quantidades de gases no seu interior sem ser algo alarmante. Quando esses gases se movimentam por algum motivo, ocorre o borborigmo e isso deixa o cachorro com a barriga fazendo barulho.

Barriga de cachorro roncando pode ser fome? Fique atento com as refeições do pet

Na maioria das vezes o barulho na barriga do cachorro é algo totalmente natural e inofensivo. Além dos borborigmos derivados do processo digestivo, uma outra situação comum que pode deixar a barriga do cachorro roncando é a fome. O motivo disso é porque os movimentos peristálticos continuam acontecendo mesmo sem o animal ter comido nada. Sem a presença do bolo alimentar, fica muito mais fácil escutar a barriga de cachorro fazendo barulho, já que o estômago do pet está vazio. Então se o seu cãozinho está sem comer há muitas horas e você escutou a barriga de cachorro roncando, essa pode ser uma possível causa para o ruído. 

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Barriga do cachorro fazendo barulho: comer muito rápido pode contribuir para o surgimento de ruídos
    Barriga do cachorro fazendo barulho: comer muito rápido pode contribuir para o surgimento de ruídos

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Barriga de cachorro fazendo muito barulho pode indicar maus hábitos alimentares

    O cachorro com barulho na barriga também pode ocorrer em função de uma má alimentação ou de maus hábitos. Quando o cão come rápido demais, por exemplo, ocorre a formação de gases no organismo canino que deixa a barriga do cachorro fazendo barulho. As flatulências ocorrem principalmente por causa da ingestão de ar durante a rápida alimentação ou como resultado da fermentação do alimento por bactérias intestinais. Apesar de não ser uma situação preocupante, o acúmulo de gases pode causar forte desconforto abdominal nos cães - as famosas cólicas intestinais. Então ao ouvir a barriga de cachorro fazendo barulho, o que fazer? Uma forma de aliviar o problema é estimulando a liberação desses gases por meio de exercícios físicos.

    Se você acha que “meu cachorro está fazendo barulhos estranhos na barriga”, redobre a atenção com a alimentação do seu amigo. É importante verificar se o barulho na barriga do cachorro não é decorrente de algo que o animal comeu, mas não deveria (como lixo e alimentos contraindicados para cães). Com a fama de gulosos, eles correm o risco de comerem algo que não faz bem. Nesse caso o motivo por que a barriga de cachorro faz barulho é como se fosse um alerta de que o sistema digestivo está tendo problemas para digerir aquilo, então o barulho tende a ser mais alto e diferente dos demais.

    Quando se preocupar com o cachorro com barulho na barriga?

    Não se pode descartar a hipótese de que o barulho na barriga do cachorro seja um sinal de que algo não está certo com a saúde do cãozinho. Geralmente quando há a necessidade de uma avaliação médica, outros sintomas podem ser percebidos. Um exemplo é quando ouvimos o barulho na barriga do cachorro e ele não come, mas costuma vomitar ou ter diarreia após as refeições. A falta de apetite repentina, inclusive, é um dos principais indicativos de que o cãozinho pode estar doente. Outro sinal que deve ser levado em consideração, além da “barriga do meu cachorro fazendo barulho”, é observar se há ou não inchaço abdominal. A junção desses sintomas costuma representar um problema mais grave, como:

    Doença inflamatória intestinal - essa inflamação da mucosa intestinal resulta na presença de muco ou sangue nas fezes, diarreia, perda de peso e desidratação

    Presença de parasitas intestinais - é necessário ficar atento a sinais como diarreia, vômito, mudança na aparência das fezes e pelos fracos e opacos

    Obstrução intestinal - além do barulho na barriga do cachorro, outros sintomas comuns são vômitos, perda de peso e apetite, dor abdominal e desconforto para fazer cocô

    Alergia alimentar - as manifestações clínicas mais frequentes são inchaço abdominal, cólicas intestinais, vômito, diarreia, coceira e vermelhidão

    Ah, e lembre-se: se alguma doença ou outro problema for responsável pelo cachorro com barulho na barriga, remédio caseiro não adianta e pode até ser perigoso. O mais indicado em qualquer questão de saúde é procurar um médico veterinário o mais rápido possível para descobrir o que está acontecendo com o bichinho. Somente um profissional capacitado poderá indicar o melhor tratamento de acordo com a situação.

    Redação: Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 08/04/2021

    Atualizada em: 20/08/2021

    Diabete canina: 5 sinais da doença para ficar atento

    Próxima matéria

    Diabete canina: 5 sinais da doença para ficar atento

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?
    Saúde

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?

    É praticamente impossível resistir ao charme de um Husky Siberiano. A raça tem uma forte presença, com pelos brilhantes e um olhar penetrante que às vezes até chega a intimidar. Mas quem pensa que eles são cães agressivos devido à semelhança com lobos se engana. No fundo, o Husky Siberiano (filhote ou adulto) é um super companheiro, carinhoso e bastante apegado a sua família. O problema é que a raça pode ter alguns probleminhas de saúde no decorrer da sua vida, mesmo que ele receba todos os cuidados necessários. A seguir, separamos as principais doenças que podem acometer a saúde do cachorro Husky.

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Barriga de cachorro fazendo barulho: quando devo me preocupar?
    Saúde

    Barriga de cachorro fazendo barulho: quando devo me preocupar?

    Você já deve ter ouvido a barriga do cachorro fazendo barulho e, provavelmente, ficou se perguntando o que isso poderia significar. Essa situação pode deixar os tutores de cães curiosos e até mesmo apreensivos, com medo de ser sinal de alguma doença. Realmente, o barulho na barriga do cachorro pode significar que há algo de errado na saúde do animal, principalmente quando vem acompanhado de outros sintomas. Porém, o cachorro com a barriga fazendo barulho também pode ser algo normal no processo de digestão. 

    Ver Todas >

    Gato com sangue nas fezes: o que fazer?
    Saúde animal

    Gato com sangue nas fezes: o que fazer?

    Se você reparar seu gato com sangue nas fezes, é importante ficar atento. Essa situação é um sintoma comum a inúmeras doenças que podem afetar o bichano. Ao defecar fezes com sangue, o gato pode estar com uma inflamação no cólon ou até mesmo com um tumor no sistema digestivo. O sangue nas fezes do gato é um sintoma presente até mesmo nas verminoses mais comuns. Seja qual for a causa do gato fazendo fezes com sangue, sempre significa que algo está errado com o animal. 

    Cachorro engasgado: veterinária ensina o que fazer nessa situação
    Saúde animal

    Cachorro engasgado: veterinária ensina o que fazer nessa situação

    Saber um pouquinho de primeiros socorros veterinários vai ser muito útil se você acha que um cachorro parece engasgado - inclusive, é algo que pode salvar a vida do seu pet nessas horas! Seja porque ele comeu muito rápido ou tentou engolir alguma coisa que não devia, se deparar com um cachorro engasgado em casa é sempre um momento de desespero para qualquer pai de pet. Não saber como resolver essa situação é super comum e, ao mesmo tempo, um hábito perigoso: nunca se sabe quando você vai precisar socorrer o seu amigo em casa. 

    Cinomose: sintomas mais comuns da doença. Aprenda a identificar os sinais!
    Saúde animal

    Cinomose: sintomas mais comuns da doença. Aprenda a identificar os sinais!

    Os sintomas de cinomose canina são facilmente confundidos com outras doenças de cachorro e infelizmente pode até mesmo levar o animal à morte. Mais comum em filhotes não vacinados, a cinomose é altamente contagiosa e em alguns casos pode deixar sequelas que vão acompanhar o pet por toda a vida. É importante estar atento a qualquer sinal da cinomose em cães que ainda não completaram o calendário de vacinação, pois é uma doença que evolui rapidamente para um quadro grave. Ou seja, é uma situação de emergência!

    Giárdia canina: o que é, como tratar e o que fazer para prevenir
    Saúde animal

    Giárdia canina: o que é, como tratar e o que fazer para prevenir

    A giárdia canina é uma doença com alta contaminação entre os cães. O cachorro que a contrai sente bastante desconforto no sistema digestivo, com diarreia e vômitos frequentes. Comum principalmente no verão, a giardíase canina pode se apresentar de maneira mais leve ou mais grave. Sem tratamento, a giárdia canina pode matar o cachorro contaminado se ele não receber o tratamento adequado logo no início da infecção. Além disso, a giárdia canina pega em humanos e tem maior chance de atacar filhotes de cachorro. 

    Ver Todas >