O cachorro com barulho na barriga é algo que desperta a preocupação e curiosidade de muitos tutores, mas você já parou para se perguntar no que o ruído significa? Mesmo que não seja visto como algo muito natural, o barulho na barriga do cachorro pode surgir por vários motivos e às vezes é puramente resultado de processos biológicos que ocorrem durante a digestão. Contudo, é importante ter calma para analisar cuidadosamente a situação, pois a barriga de cachorro fazendo muito barulho também pode ser sinal de alguma doença ou problema de saúde - o que geralmente vem acompanhado de outros sintomas. Para entender melhor o que pode deixar a barriga do cachorro fazendo barulho, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Barriga de cachorro fazendo barulho faz parte do processo de digestão

“A barriga do meu cachorro tá fazendo barulho, será que isso é normal?” Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, pode se acalmar. O barulho na barriga do cachorro muitas vezes é algo natural que decorre do processo digestivo canino e tem até um termo científico para isso: borborigmo. Mas como isso acontece? Nós te explicamos: depois de comer, o alimento demora um tempinho para ser totalmente digerida pelo organismo canino. Enquanto isso, o intestino realiza contrações musculares rítmicas - chamadas de movimentos peristálticos - que empurram o bolo alimentar até o seu destino final. Durante esse processo, é possível escutar a barriga de cachorro fazendo barulho e não tem porquê se preocupar. 

Além do mais, o intestino do cachorro também pode acumular pequenas quantidades de gases no seu interior sem ser algo alarmante. Quando esses gases se movimentam por algum motivo, ocorre o borborigmo e isso deixa o cachorro com a barriga fazendo barulho.

Barriga de cachorro roncando pode ser fome? Fique atento com as refeições do pet

Na maioria das vezes o barulho na barriga do cachorro é algo totalmente natural e inofensivo. Além dos borborigmos derivados do processo digestivo, uma outra situação comum que pode deixar a barriga do cachorro roncando é a fome. O motivo disso é porque os movimentos peristálticos continuam acontecendo mesmo sem o animal ter comido nada. Sem a presença do bolo alimentar, fica muito mais fácil escutar a barriga de cachorro fazendo barulho, já que o estômago do pet está vazio. Então se o seu cãozinho está sem comer há muitas horas e você escutou a barriga de cachorro roncando, essa pode ser uma possível causa para o ruído. 


Barriga do cachorro fazendo barulho: comer muito rápido pode contribuir para o surgimento de ruídos
Barriga do cachorro fazendo barulho: comer muito rápido pode contribuir para o surgimento de ruídos

Barriga de cachorro fazendo muito barulho pode indicar maus hábitos alimentares

O cachorro com barulho na barriga também pode ocorrer em função de uma má alimentação ou de maus hábitos. Quando o cão come rápido demais, por exemplo, ocorre a formação de gases no organismo canino que deixa a barriga do cachorro fazendo barulho. As flatulências ocorrem principalmente por causa da ingestão de ar durante a rápida alimentação ou como resultado da fermentação do alimento por bactérias intestinais. Apesar de não ser uma situação preocupante, o acúmulo de gases pode causar forte desconforto abdominal nos cães - as famosas cólicas intestinais. Então ao ouvir a barriga de cachorro fazendo barulho, o que fazer? Uma forma de aliviar o problema é estimulando a liberação desses gases por meio de exercícios físicos.

Se você acha que “meu cachorro está fazendo barulhos estranhos na barriga”, redobre a atenção com a alimentação do seu amigo. É importante verificar se o barulho na barriga do cachorro não é decorrente de algo que o animal comeu, mas não deveria (como lixo e alimentos contraindicados para cães). Com a fama de gulosos, eles correm o risco de comerem algo que não faz bem. Nesse caso o motivo por que a barriga de cachorro faz barulho é como se fosse um alerta de que o sistema digestivo está tendo problemas para digerir aquilo, então o barulho tende a ser mais alto e diferente dos demais.

Quando se preocupar com o cachorro com barulho na barriga?

Não se pode descartar a hipótese de que o barulho na barriga do cachorro seja um sinal de que algo não está certo com a saúde do cãozinho. Geralmente quando há a necessidade de uma avaliação médica, outros sintomas podem ser percebidos. Um exemplo é quando ouvimos o barulho na barriga do cachorro e ele não come, mas costuma vomitar ou ter diarreia após as refeições. A falta de apetite repentina, inclusive, é um dos principais indicativos de que o cãozinho pode estar doente. Outro sinal que deve ser levado em consideração, além da “barriga do meu cachorro fazendo barulho”, é observar se há ou não inchaço abdominal. A junção desses sintomas costuma representar um problema mais grave, como:

Doença inflamatória intestinal - essa inflamação da mucosa intestinal resulta na presença de muco ou sangue nas fezes, diarreia, perda de peso e desidratação

Presença de parasitas intestinais - é necessário ficar atento a sinais como diarreia, vômito, mudança na aparência das fezes e pelos fracos e opacos

Obstrução intestinal - além do barulho na barriga do cachorro, outros sintomas comuns são vômitos, perda de peso e apetite, dor abdominal e desconforto para fazer cocô

Alergia alimentar - as manifestações clínicas mais frequentes são inchaço abdominal, cólicas intestinais, vômito, diarreia, coceira e vermelhidão

Ah, e lembre-se: se alguma doença ou outro problema for responsável pelo cachorro com barulho na barriga, remédio caseiro não adianta e pode até ser perigoso. O mais indicado em qualquer questão de saúde é procurar um médico veterinário o mais rápido possível para descobrir o que está acontecendo com o bichinho. Somente um profissional capacitado poderá indicar o melhor tratamento de acordo com a situação.

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 08/04/2021

Atualizada em: 20/08/2021

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.