O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar. Dentre tantos cãezinhos, um que chama a atenção é o Airedale Terrier. Ele faz parte do grupo Terriers e chama a atenção principalmente por conta da sua altura, mas não se engane: existem vários outros motivos para o cachorro Airedale ser um companheiro único e memorável. Mesmo que não seja tão popular aqui no Brasil, vale totalmente a pena conhecer mais a fundo o Airedale Terrier. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu as principais características deste incrível cãozinho, que é originário do norte da Inglaterra.

Airedale Terrier é um cãozinho ativo, sociável, brincalhão e corajoso

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Energia é praticamente o sobrenome do Airedale! Com um porte médio, esse cãozinho é praticamente um atleta, o que pode ser facilmente explicado graças ao seu passado de caçador de texugos e lontras. Por isso, a raça precisa de uma boa quantidade de exercícios físicos por dia: passeios, brincadeiras e até mesmo práticas esportivas podem ser incluídas na rotina do animal. O importante mesmo é garantir os estímulos físicos e mentais dele.

Sempre bem humorado, dócil e carinhoso, o Airedale não perde uma boa oportunidade de passar um tempinho agarrado com a sua família, mas não chega a ser dependente. Aliás, o instinto protetor do doguinho é um outro ponto forte, já que ele sempre está pronto para defender e proteger quem ele ama. Ou seja, é um ótimo cão de guarda nas horas vagas, mesmo que ele não tenha o hábito de latir com frequência.

Por último, mas não menos importante, o Airedale Terrier se dá bem com praticamente todos os tipos de pessoas - inclusive crianças - e também com animais de outras espécies. Já com estranhos, ele costuma ser mais reservado, mas com a socialização adequada do Airedale Terrier filhote é possível mudar isso.


Airedale Terrier filhote: socialização e adestramento são indicados nessa fase da vida
Airedale Terrier filhote: socialização e adestramento são indicados nessa fase da vida

O Airedale é um dos cachorros mais inteligentes, mas é igualmente teimoso

No ranking de inteligência canina, o Airedale Terrier ocupa a 30ª posição. Espertos e ativos, os cães desta raça são bons candidatos ao adestramento porque conseguem aprender facilmente os comandos indicados pelo tutor, principalmente se houver estímulos positivos envolvidos. Carinho, petiscos, elogios: tudo isso serve para educar o cachorro Airedale. Contudo, também é necessário ter muita paciência. A maioria dos cães não aprendem tudo de uma hora para a outra, mas no caso do Airedale o maior obstáculo é a sua teimosia. Embora inteligentes, esses cãezinhos também gostam de seguir os próprios instintos, e às vezes isso pode dificultar o processo de aprendizado. Mas não desista! Depois que aprendem, tudo fica muito mais simples e eles não esquecem mais.

Quanto custa um Airedale Terrier filhote?

Se você se interessou e decidiu ter um Airedale Terrier, preço é uma questão que deve ser levada em consideração. No geral, a estimativa de valores para um filhotinho varia entre R$ 3 mil e R$ 5 mil. Existem vários fatores que podem influenciar no custo final, como o sexo do animal e a sua linhagem. Além do mais, por se tratar de uma raça pouco comum no Brasil, é fundamental procurar um canil que seja especializado na raça e que tenha boas referências para não cair em ciladas e nem financiar lugares que maltratam os animais. Você também pode optar pela adoção animal, que é um ato de amor capaz de salvar a vida de doguinhos abandonados.

Redação: Juliana Melo