Quem tem um cãozinho em casa sabe que muitas coisas que eles fazem acabam sendo motivo de risadas entre os tutores. Ver um cachorro correndo atrás do rabo costuma ser um desses momentos, mas você sabia que nem sempre o que causa essa atitude é algo simples? A prática, comum em animais de todas as idades, pode ser sinal de que algo mais sério está acontecendo com o seu amigo. Por isso, vale a pena ficar atento e, se for necessário, pedir a ajuda de um profissional, seja veterinário ou comportamentalista. Para te ajudar a identificar as razões por trás das corridas atrás do rabo do seu amigo, nós juntamos todas elas aqui embaixo: dá uma olhada! 

1) Cachorro correndo atrás do rabo: enquanto são filhotes, geralmente, fazem isso por brincadeira

Nos primeiros meses de vida, quando os níveis de energia e disposição do animal ainda estão a todo vapor e eles ainda não sabem muita coisa sobre o que funciona ou não na vida, correr atrás do rabo é divertido. Seu mini amigo de quatro patas pode ser capaz de ficar minutos seguidos fazendo isso simplesmente porque é muito legal tentar pegar aquele pedaço dele mesmo que quase nunca vê. 

2) Coceira em cachorro e machucados diversos também podem gerar o comportamento

O incômodo de ter alguma coisa fora do comum numa região do corpo de alcance tão difícil também pode ser o que faz o seu animal o ficar correndo atrás do rabo. A ação de pulgas e carrapatos que geram muita coceira em cachorro é uma delas: é comum que ele queira morder para tentar causar alívio. O mesmo acontece com machucadinhos e feridas diversas. A vontade de resolver o problema é o que vai fazer o cachorro correr atrás do rabo com tanta insistência.

3) Perseguir o rabo pode ser um dos sinais de ansiedade no seu cachorro

Depois de uma situação em que o animal entende que mordiscar o rabo é significado de alívio, ele pode começar a usar isso para momentos em que ficar ansioso ou nervoso. Ou seja: essa vai ser a solução dele para se sentir bem. Essa prática é bem comum depois de períodos em que ele se machuca e não é tão simples de resolver: você vai precisar, sim, da ajuda de um profissional comportamental e de muita dedicação ao seu amigo de quatro patas. 


A coceira em cachorro é uma das causas da perseguição da cauda
A coceira em cachorro é uma das causas da perseguição da cauda

4) A corrida atrás do rabo de cachorro também pode ser para chamar a sua atenção

Toda vez que você vê o seu cachorro correndo atrás do rabo, inevitavelmente, interage com ele, certo? Seja para rir, desenvolver uma brincadeira ou fazer ele parar, é bem comum que haja um contato. Quando seu cachorro entender isso, é bem provável que ele comece a perseguir o rabo só para chamar a sua atenção. Isso é muito comum com animais mais carentes e com aqueles que passam muito tempo sozinhos em casa. 

5) A genética do animal e os instintos específicos da raça também podem gerar uma caça ao rabo

Cada raça de cachorro tem um conjunto de características e instintos específicos e, em algumas delas, pode ser que o animal acabe desenvolvendo a vontade de correr atrás do rabo por causa deles. Cães de caça, como o Beagle e Golden Retriever, por exemplo, podem acabar gostando de correr atrás do rabo pela adrenalina da caçada. Animais com a personalidade forte e traços de foco extremo na genética também podem acabar gostando dessa corrida ao redor de si mesmos. 

6) Um cachorro entediado pode correr atrás do rabo para gastar energia 

Se o seu cachorro passa muito tempo sozinho em casa, não pratica exercícios físicos e tem bastante energia para gastar, toda forma possível de aliviar esse desequilíbrio vai ser abraçada por ele. Além de ficar correndo por todos os cantos da casa e possivelmente atacar seus móveis e sapatos, pode ser que a perseguição ao rabo se torne uma de suas atividades preferidas, já que pode durar para sempre. Nesse caso, passear com cachorro já é algo que ajuda bastante a aliviar a questão. 

7) Doenças neurológicas em cães também podem ser a razão por trás da prática de correr atrás do rabo

Muito comuns em animais idosos, os problemas neurológicos de cachorro também podem ser a causa para tanta vontade de correr atrás do rabo. A demência, a senilidade e sequelas de doenças que atingem o sistema nervoso do animal podem desencadear esse comportamento e, nesse caso, o ideal é buscar ajuda de um veterinário: o tratamento medicamentoso pode ser uma opção para que a qualidade de vida do seu amigo seja mantida.

Redação: Ariel Cristina Borges 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.